domingo, 13 de novembro de 2011

PREFERINDO ESTAR COM O SENHOR



(Lucas 17:11-17) - E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? 


É comum dizermos que “Onde estiverem dois ou três reunidos em o nome do Senhor, ali também estará ele”. MT 18:20.

Mas, observando um dos nossos cultos, percebi que muitos não se fazem presentes. E comentando sobre essa questão, ouvi dois irmãos recitarem o que Jesus revelou quanto à reunião dos crentes: “Dois ou três”. Não importa a quantidade, mas o propósito. Então, percebi que o Espírito Santo começou a chamar a minha atenção para um fato que ainda eu não havia percebido:

1º - Dois ou três pode também estar se referindo ao tamanho do rebanho. A Glória de Deus se manifestará independente do tamanho da congregação.

Alguns imaginam que, quanto maior a congregação, maior a presença da Glória de Deus. Isso é loucura!!!!! Cabe aqui a soberba para os que se acham privilegiados com um ministério abençoado. Mas, e aquela congregação que se encontra lá na roça, no meio das bananeiras, ou junto ao curral de gado? Pense nisso.

2º -  Se a igreja é um corpo vivo, então é certo que quando essa estiver reunida em adoração, não pode estar faltando um braço ou uma perna, etc... O corpo tem que estar por inteiro.

Foi aí que percebi um problema agravante na reunião dos santos. Se a igreja é composta de 100 ovelhas, essas 100 ovelhas deveriam estar presentes na reunião que se faz em nome do Senhor. Caso contrário, ela estaria aleijada (penso eu). Pois, a falta de alguns no momento de adoração é sinal de falta de unidade.

Então, lembrei-me dos 10 leprosos. Todos foram curados, mas somente UM voltou para dar glórias a Deus. (Lucas 17:11-17). É certo que o Senhor Jesus o recebeu e o abençoou, porém deixou clara a sua insatisfação ao perguntar sobre os demais: “Onde estão os nove?”

Se dez foram limpos, porque apenas um foi ter com o Senhor?
Se a minha igreja possui 100 que foram limpos, porque apenas 20 aparecem no culto de adoração? O que aconteceu com os demais?
Eu vejo isso como falta de unidade no corpo. A igreja é constituída pelo número de pessoas que foram limpas, sejam DEZ, VINTE ou CEM. E quando essa se reúne para adoração, é certo que todos os que foram limpos se apresentem.

Também é certo que o Senhor está procurando adoradores, mas se CEM foram limpos, esses cem são chamados para adorarem e não apenas UM ou DOIS.

Aquele que voltou glorificando a Deus em alta voz revelou a satisfação de ter sido ouvido. A alegria foi tamanha que não se importou em vir gritando pelo caminho. Ao passo que os outros nove ficaram neutros. Perderam a oportunidade de se tornarem verdadeiros adoradores.

Então podemos entender que os que se destacam não são os que são limpos, mas os que se apresentam diante do Senhor em adoração.

O que você prefere: ser apenas limpo ou retornar ao Senhor dando glórias a Deus?

Pense nisso. E que o Senhor te abençoe.

(Por Pr Paulo Barreiros.)

Um comentário:

  1. Acho que os que comparecem são os limpos, que são agradecidos e dão glórias ao Senhor.
    (na verdade, eu sou católica mas deixei de frequentar as missas, pois não encontro nelas as minhas respostas. Mas me sinto mal em não comparecer, pois é um momento de intimidade maior com Ele. Não que se precise de um lugar especial para encontrá-Lo, mas temos que nos dispor a agradecer e a visitá-Lo em seu templo. Templo este construido pelos homens, pois que Jesus gostava de pregar ao ar livre.).
    Boa semana!

    ResponderExcluir