quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Psicopata: você conhece um?


Estudos mostram que pessoas com desvio de caráter e comportamento
problemático podem sofrer de "PSICOPATIA COMUNITÁRIA".

VEJAMOS:

Comportamentos que parecem falhas morais pode ser doença.
Quem já não teve um dia de fúria e/ou um pecado para esconder - uma trapaça no jogo, uma mentira ou uma baixaria no trânsito? Esses são os momentos em que uma pessoa pode estar agressiva e violenta. Mas, estar agressivo e violento é muito diferente de ser agressivo e violento ou, em última análise, um psicopata.

Essa doença se caracteriza pela repetição desde a infância ou há, pelo menos, dois anos de atos anti-sociais que lesam os outros sem remorso nem culpa.

Vamos falar de alguns tipos de psicopatas?

O psicopata assassino é frio e calculista, mas o psicopata comunitário é afável, agradável, sedutor e carinhoso. A gente consegue reconhecê-lo quando algo dá errado, aí então, scabummm!! Ele fica agressivo

Como identificá-lo?

1º)- Síndrome de descontrole episódico:

O sujeito tem pavio curto e rompante que podem ser motivados por coisas tão irrelevantes quanto uma colher que cai no chão.

Durante o surto, ele perde o controle, grita, ofende, mexe na ferida, é mordaz. É capaz de agressão física e até de matar alguém. Quando passa a crise ele fica cansado, envergonhado e moralmente arrasado.

No caso das mulheres, há um subtipo, o descontrole verbal episódico: elas falam sem parar, de forma agressiva. Também chamado de distúrbio exclusivo intermitente, antes era conhecido como embriaguez patológica, porque a crise pode ser deflagrada por pequenas doses de álcool.
2º)- Indivíduo continuamente agressivo:

Encrenqueiro, tende a reagir com agressão a tudo.
É um perigo no trânsito, porque procura confusão, provoca e pode até matar.

Esse tipode indivíduo (continuamente agressivo) e o indivíduo descontrolado episódico são passionais: seus atos são profundamente carregados de ódio e ira.
Exemplos: skinheads e integrantes de gangues que saem procurando brigas

3º)- Agressividade fria:

É o comportamento do psicopata clássico, capaz de cometer atrocidades sem nenhum medo, culpa nem remorso.

Calculista, premedita seus crimes. É sádico, tem prazer na dor do outro.

4º)- Irritação defensiva:

Ocorre quando a pessoa tem dor ou dorme mal, e responde de forma ríspida a qualquer estímulo.
É o padrão mais freqüente de agressão. Pode ser sintomático de uma distimia, uma depressão contínua e discreta, chamada também de síndrome do mau humor crônico 
Na presente geração tudo é possível, pois o ser humano tornou-se inimigo de si mesmo, quanto mais do seu próximo. É a ausência de Deus, a fonte da vida  no homem.

Há solução? Há esperança? Há cura?

SIM. Um bom terapeuta pode ajudar. Mas, se não buscar a Paz que o Senhor Jesus oferece, a vida permanecerá vazia.

Pense nisso.

Felicidades.


3 comentários:

  1. Oi Paulo, tudo bem meu amigo?

    Esses psicopatas me assustam e costumo dizer que o mundo está cheio deles. A própria Biblia nos alerta dizem: O mundo jaz no maligno. E ele se apresenta de várias formas.

    Um abracao

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!

    Me desculpe, por mais uma vez ter entrado em seu blog e comentar sobre o que lí... Mas a força do habito, me fez estar aqui. E hoje o objetivo deste comentário, é dar-lhe meus parabens, por mais esta rica fonte de reflexão,aqui postada.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Fique a vontade, meu amigo Jota Sena!
    Comentários como o seu, sempre enriquecerá esse blog.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir