segunda-feira, 30 de maio de 2011

TÁ DIFÍCIL?




Há momentos na vida que dá vontade de jogar tudo pro alto pra ver se melhora.
Há momentos em que os olhos não conseguem ver o brilho do sol.
Há momentos que parece que o céu se escondeu.
Há momentos em que as batalhas parecem ser invencíveis
Há momentos... e sempre haverão momentos assim.

Tá difícil? Hã, hã... Nem pense em parar.
Não consegue ser feliz porque pensa que a felicidade está além do horizonte, e o horizonte é inalcançável?

Reflita um pouco nesta estória:
“Certa vez alguém reclamou com Deus que o horizonte não prestava pra nada. Pois, se caminhava um passo em direção ao horizonte, esse se distanciava um passo. Se caminhava dez passos em sua direção, ele se distanciava dez passos. Se caminhava dez quilômetros em sua direção, o horizonte se distanciava dez quilômetros”.
Então Deus sorrindo respondeu-lhe dizendo que o horizonte era o seu melhor aliado. Pois, é exatamente pra isso que serve o horizonte... “PRA FAZÊ-LO CAMINHAR”.

Pense nisso.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ROUXINOL ou COTOVIA?


            O rouxinol canta à noite; a cotovia canta ao amanhecer.
            O homem é mais cotovia do que rouxinol, porque só sabe cantar quando o sol aparece, quando há luz. De dia.
            Quando a noite desce ou quando há nuvens rolando pelo céu, perde a vontade de cantar. Fica triste, abaixa a cabeça, queixa-se... chora.
           
            A vida é como a natureza: tem dias e tem noites. É dia quando tudo vai bem; é noite quando as coisas vão mal. Quando tudo vai bem há sol varrendo de luz a alma. E cantamos. Quando os ventos mudam, eriçando as ondas, o barco balança e vem o enjôo. Pode acontecer o pior: que a noite despenque sobre nós com a rapidez do raio. E nos envolva num sudário de morte, deixando-nos gelados e trêmulos de pavor. Então não podemos cantar.

            Não podemos? Podemos. Se cantarmos as canções de Deus. Canção de Deus é a divina presença. É sentir essa presença. É comunhão da criatura com o Criador. É ter as cordas da alma tangidas pelas mãos de Deus. É ouvir a voz de Deus no silêncio do coração.

            Não há canção mais bela do que essa. Que pode ser cantada mesmo de noite, quando canta o rouxinol, e também de manhã, como canta a cotovia. De dia e de noite. Ao sol e à chuva. Na madrugada da vida como no seu crepúsculo: “Ainda que eu andasse pelo vale sombrio da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23:4).

            Importante é que Deus esteja presente.
            Dois homens estavam a ferros num calabouço: Paulo e Silas. Os pés no tronco. O corpo coberto de vergões deixados pelos açoites.
            Meia noite. Mas os dois cantavam hinos à Deus, diz o texto sagrado (Atos 16:25). Porque é possível cantar dentro da noite e dentro de uma masmorra. Por pior que seja a noite e por pior que seja a masmorra: exílio, doença, solidão, miséria, luto, morte...

            John Bunyan, famoso pregador inglês, esteve preso durante doze anos, precisamente um quinto da sua vida. Mas escreveu durante esse tempo um livro que foi Best-seller: “O peregrino”. Que é um aceno alegre de esperança. Um cântico de fé. Um raio de sol atravessando as nuvens. Um súbito clarão iluminando-lhe a prisão, como aquele que iluminou o cárcere de Pedro, quando um anjo o acordou para libertá-lo.

            Canto de rouxinol, que canta de noite, e não de cotovia, que canta ao amanhecer.

(Extraído do livro: “Um Pouco de Sol" – Crônicas de Rubens Lopes)


Felicidades.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

QUE DIA É HOJE?



Domingo?
Ah, não!!!  Segunda feira? Puuuxxa vida! Que rotina, que tédio!

Fazer o quê, né? A vida é assim mesmo, uma rotina diária nos levando a um oceano inexplorado. Às vezes deparamos com o obscuro, o lado sombrio da vida.

Da vida?... Huummmm!!! Acho que não. Mas, o lado sombrio que se esconde à beira do caminho. Está ali para assustar o caminhante que leva o sonho de encontrar os campos floridos que lhe adornarão de alegria a caminhada.

Que lástima deparar-se com esse inquieto, indesejado e apavorante sujeito. Chega para melancolizar-nos, tornar-nos instáveis, depressivos, parados e sem objetivos. Às vezes até que desejamos fazer algo, mas, mediante a situação desse encontro, esgota-nos as forças, os sonhos esvaem-se e nos sentimos assim, meio vazios.

Que situação!!!!! Quanto mais nos achegamos a esse incircunciso e sombrio lado da vida, mais nos parecemos com ele, esquisitos, anti-sociais, impacientes, desprovidos de visão, acomodados, insensíveis, e outras coisas mais vão se unindo como parasitas inflamáveis. Então, puft... Foi-se a esperança dos campos floridos, da alegria, da satisfação, da paz...

O que fazer????????........

Lembrar que o Senhor Obscuro mora à beira do caminho atraindo-nos com o seu "laço de passarinheiro" (armadilha para apanhar passarinhos).

Ignorá-lo? Fazer de conta que não está lá? Subjugá-lo?... Claro que não. Mas, acreditar que o dia de hoje, o qual podemos chamar de Senhor Amigo, se considerado e respeitando suas regras de caminhada, objetivando e lutando pelos ideais da vida, caminharemos seguros, sabendo que a melhor caminhada é olhando para frente, sem mudança de direção, sem desviarmos dos sonhos. Então aprenderemos a passar pelo Senhor Obscuro sem comungarmos com ele, como aquele vizinho insuuupooortável. Está lá, vive ao lado, mas não entra em nossa casa.

Os campos floridos também estão lá, não escondidos como o Senhor Obscuro, mas com um encantado sorriso e braços abertos nos oferecendo acolhida, esperança para a realização do grande vôo da conquista e força para vencer. Estão lá com os ternos afetos de misericórdia, revelando-nos o imensurável amor do Criador e nos dizendo:

“VAI NESSA TUA FORÇA”.

Felicidades.
(Escrito por Paulo Barreiros)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A ARTE DE VIVER BEM

Quem não deseja viver maravilhosamente? Quem nunca sonhou em estar de Bem com a Vida?

Tudo isso é possível. Não é uma formula mágica, mas uma questão de princípios.

E a vida, meu amigo(a), é formada de Princípios e quem foge a regra, certamente não conhecerá o sabor da vitória.

DIFICULDADE? Ah! Quem não tem?

Quando essa aparece, não é bom fazer dela o foco das atenções, mesmo que ela esteja lá.
Não é a inimiga número UM ou o bicho papão. Ela surge sorrateiramente, e se ignorada não exercerá o seu papel.

Mas, é importante saber de uma pequena coisa:
“Ela tem uma mania hooorrrrriiiiivel de viver - Gosta de chamar a atenção para si”.

Quando alguém é conquistado por ela, perde a COMPREENSÃO. E em contrapartida, enche a pobre alma de IMPACIÊNCIA, gerando nela uma atitude de fuga de suas responsabilidades.

A ARTE DE VIVER BEM, quando buscada com olhar clínico, paciente e perseverante abre o leque do entendimento, desvenda mistérios e descortina o horizonte da felicidade.

A Arte é exigente. Mas, não se preocupe. Ela é como uma mãe amorosa, bondosa e dedicada que embalando seu filho, canta-lhe a doce e serena melodia do amor.

Mas, afinal onde está essa tal Arte de Viver Bem?
Ela está aqui. Está ali. Está lá. Está aí tão pertiiiinnnho de você e sussurrando para ti, por detrás dos teus ouvidos, dizendo:

“Reconheça os seus erros e Faça Reparos”.

Se ouvi-la, bem irás....

Felicidades.

(Escrito por Paulo Barreiros)