sábado, 7 de janeiro de 2012

COMPLEXO DE INFERIORIDADE

O "COMPLEXO" está relacionado ao comportamento da alma com desalento, que freqüentemente resulta em fugir das dificuldades.

 É bom lembrar que todo ser humano nasce com SENTIMENTOS de inferioridade, porque é um ser dependente dos seus gestores (pais).

Porém, o COMPLEXO é gerado mediante várias situações que envolvem o ser. Exemplos disso, podemos citar o comportamento verbal agressivo dos gestores, como comentários negativos, avaliações severas sobre comportamentos que enfatizem erros e a comparação que fazem dos seus filhos com os filhos de outros gestores, geralmente enfatizando que os seus filhos não valem nada, enquanto que os filhos de outros gestores são filhos determinados e bons em tudo que realizam.

O complexo de inferioridade inutiliza o ser em várias àreas sociais e até mesmo no ramo profissional.

A pessoa com o complexo de inferioridade se sente intimidada pelos irmãos ou por qualquer outro membro da família.

Geralmente, a pessoa afetada por esse complexo gostaria de mudar tudo em sua vida, se fosse possível. Pois, ela tem a mania de pensar, com frequência, que sua vida é um fracasso.

Possui uma larga dificuldade de falar em público. Se possível, fará de tudo pra não ter que falar, porque suspeita que as pessoas não a olhariam se descobrissem o seu “verdadeiro eu”.

O complexo de inferioridade leva a pessoa a pensar em se parecer com pessoas conhecidas (mudança de identidade), porque, quando revê sua vida, acha que tem pouco de que se orgulhar.

As vezes, tem medo de dar opiniões valiosas sobre projetos e acha que tem pessoas mais qualificadas pra isso.

Outros fatores que contribuem para gerar o complexo de inferioridade estão presentes em situações diversas, tais como:
· Defeitos físicos – tais como ser manco, características faciais desproporcionais, defeitos da fala e visão defeituosa podem causar reações emocionais negativas na alma.
· Limitações mentais – dificulcade de raciocínio, dificuldade de concentração, dificuldade de leitura e escrita podem provocar sentimentos de inferioridade.
  • Desvantagens sociais – família, raça, sexo, status econômico e religião, também podem contribuir para o desenvolvimento do preconceito de inferioridade, caso não seja trabalhado desde o início.
COMO LIDAR COM O COMPLEXO DE INFERIORIDADE:

1.   É preciso conscientizar-se – trazer o complexo ao nível consciente. Para tanto, é necessário uma auto ajuda para reconhecer quem você é.
2.  É necessário também que você supere suas limitações – superar a incapacidade e nunca aceitar as consequências. Nunca diga que você nasceu assim e que vai morrer assim; e que pau que nasce torto morre torto. Isso não é verdade. O homem é um ser mutável.

Você pode nascer com o sentimento de inferioridade, mas não com o complexo de inferioridade. O complexo é gerado na formação da personalidade do ser até o sexto ano de vida. Então, se é um comportamento aprendido, isso pode ser mudado. Só depende de você lutar contra tais sentimentos.

É preciso ter FÉ - De acordo com a bíblia, a fé é a ferramenta mais importante para a cura da alma. “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. (Hebreus 11:1). Então, de acordo com esse texto, podemos dizer que você pode  alcançar o que é impossível, e enxergar o que é invisível. Pense nisso.

Felicidades.

(Por Paulo Barreiros)

Um comentário:

  1. Bom dia Pr. Paulo!

    Este seu texto é de grande valia. Pois nos faz entender,que o menosprezo é um dos fatores, que contribui para que um ser, se sinta inferior.

    Abraços.

    ResponderExcluir