sábado, 7 de julho de 2012

A PROVA DA VERDADEIRA FÉ


                           
                               Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque – Heb. 11:17ª

Este incidente é o mais sublime da história de Abraão. Era sem dúvida uma experiência penosa, mas havia de ser um notável engrandecimento da vida espiritual de Abraão. (Gên. 22:1-19).

Às vezes Deus nos faz um pedido Foi o que ocorreu com Abraão quando Deus o pôs à prova. Gên. 22:1.

Abraão já estava caminhando por cerca de cinqüenta anos com Deus, quando Deus lhe pôs à prova.
  • Somente após longos anos de preparo espiritual poderia Deus submetê-lo a tal prova de fé. Era o supremo teste da fé e obediência de Abraão; era a sua prova de fogo.
  • Hoje, certamente não podemos dizer que alguém seria capaz de passar pela mesma experiência, pois já não se vê mais pessoas com o mesmo compromisso com Deus, como havia em Abraão.
  • Como no caso de Jó: “Mesmo que Ele me mate, nele ainda confiarei....” – (Jó 13:15).
O pedido de Deus para com Abraão foi muito duro“Toma o teu único filho.... a quem amas... (Gên. 22:2)
  • Deus pediu o bem mais precioso que Abraão possuía;
  • Deus não pediu uma coisa qualquer – queria o que Abraão tinha de melhor;
Às vezes não entendemos os desígnios de Deus, mas o que Deus faz, Ele o faz sabendo o quê e para quê o faz.
  • Sempre por detrás de uma prova tem uma grande bênção. Quanto maior a prova, maior o propósito de Deus – “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1:6).
  • “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8:28).
O pedido de Deus: Oferecer a Isaque em holocausto... Gên. 22:2.
Oferecer um holocausto era um sinal de completa dedicação de adoração a Deus.
Hoje, o Senhor nosso Deus tem procurado verdadeiros adoradores, aqueles que verdadeiramente o adoram em espírito.
  • Abraão teria de oferecer o seu melhor para Deus.
  • Deus deseja ser o primeiro e único em nossas vidas, pois Ele é tudo em nós – Mateus 6:21 = “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Abraão ouviu e respondeu ao pé da letra, conforme Deus pedira.
  • ........ e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.  (Gênesis 22:1)
  • ........ oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. (Gênesis 22:2)
  • Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.  (Gênesis 22:3)
  • ........ e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; (Gênesis 22:9-10).
Qual o propósito de Deus nesse tipo de prova? Vejamos os versículos seguintes:
  • Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus.
    E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.  (Gênesis 22:15-18)
Deixemos que o Senhor nos prove, e demos a Ele o que lhe é devido. Pois, o Senhor está preparando um povo para ser exclusivamente povo seu. Esse processo é como uma jóia de ouro: Antes da sua exuberante beleza e valor extraordinário, vem a prova do fogo.

O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; 
mas o SENHOR é quem prova os corações”.
Prov. 17:3.

Que o Senhor nos abençoe,

Felicidades.

(Pr. Paulo Barreiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário