quarta-feira, 28 de novembro de 2012


PECADO – CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ELE                 

Salmo 1:5 - Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

 A)- Não haverá futuro para os ímpios.
Não subsistirão – De acordo com a conjugação verbal, eles deixarão de existir; não viverão após o juízo.
B)- Na igreja não permanecerão os pecadores. É importante lembrar que os pecadores são convidados a irem para a igreja, mas uma vez lá, não permanecerão como pecadores.  Não há lugar na congregação dos justos para práticas pecaminosas.

Seria Deus injusto? Não. Para Deus não há tamanho de pecado.
  • O conceito do Espírito Santo na sua Palavra ensina-nos que PECAR é desobedecer aos mandamentos de Deus;
  • Podemos dar exemplos de tipos de pecados que o fim é auto-satisfação do indivíduo que não obedece a Deus.
  • Todo pecado é auto-satisfação.
EXEMPLOS DE PECADORES

1)- PECADOR GROSSEIRO
  • Vingativo – Não brinca com ele, pois ele te dará o troco.
  • Fofoqueiro – Cuidado! Não compartilhe seus problemas com qualquer pessoa, mesmo com aquele que diz ser o seu melhor amigo.
  • Impuro – (Prostituição, fornicação, etc.) – Esse tipo de pecador é atraído pela cobiça. Cuidado com ele. Desconfie do modo como ele te olha. Nem tudo que brilha é ouro.
2)- PECADOR FINO – não gosta de conviver com pessoas escandalosas. Porém, é um tipo de pessoa que anda a procura de auto satisfazer-se.
  • Ele é egocêntrico – Sua vontade deve prevalecer. Gosta de ser admirado.
  • Ele é perfeccionista – tem que ser do jeito que ele quer e nos mínimos detalhes. Ajudar esse tipo de pecador é muito complicado. É o tipo de pessoa que não consegue enxergar o que está limpo, mas é bom em procurar detalhes para fazer críticas.
Conheço uma pessoa que ajudava a esposa nos afazeres domésticos: Lavava roupas, passava pano na casa, etc. Mas, a esposa sempre dizia que estava mal feito. Um dia ele deixou de fazer esse tipo de tarefa, então ela passou a dizer que ele não prestava pra nada.

3)- PECADOR RELIGIOSO -  Esse tipo de pecador gosta de ir a igreja, gosta dos cultos, porém, não tem disposição para pagar o preço.
  • Não se humilha – como os demais, ele também quer satisfazer-se. Se precisar dele para ajudar na faxina do templo, ele vem com a desculpa que está com problemas de coluna, etc.
  • Uma pessoa como essa, é hipócrita e inconstante.
II Cor 5:15 = Todo cristão tem que entender que não somos mais de nós mesmos, mas sim, daquele que morreu por nós. É muito fácil entender isso: Se você trabalha numa empresa, tudo que você faz é para a empresa. Enquanto na empresa, você não viverá para si, mas para a empresa, pois a sua obrigação é produzir para a empresa. O dia em que você mudar essa posição, a empresa te substituirá. (Mt 7:19 - LC 3:9 - Mt 3:10).

RELIGIOSIDADE É PREJUDICIAL AOS PROPÓSITOS DE DEUS. 
A RELIGIOSIDADE ACARRETA:
  • EGOISMO = Contrário do amor – Egoísmo é a essência do pecado. Ser cristão é aniquilar o egoísmo. O adepto da religiosidade se engrandece por fazer parte de certa denominação, ao passo que as outras denominações são como insignificantes para ele, chegando até mesmo dizer que quem não for membro da sua igreja, não entrará no Reino de Deus. Isso é o cúmulo do absurdo!
  • IRRITAÇÃO = É uma maneira de auto satisfazer-se. Todo adepto da religiosidade se irrita por pequenas coisas, principalmente quando encontra alguém que não concorda com suas idéias doutrinárias.
OBS: Enquanto formos religiosos, não poderemos ser chamados filhos de Deus. Jesus combatia a religiosidade dos fariseus chamando-os de hipócritas e/ou raça de víboras.

TIPOS DE CRENTES:

CRENTE EMOCIONAL = Vive pela emoção. Não consegue viver em um mesmo nível. Hora está                                                                    bem, hora está caído. Hora está bem e hora está  caído. (vive em busca de profecias, revelações, reteté, etc...). Não consegue ouvir Deus falar no silêncio.

CRENTE FRACO NA FÉ = Cai e levanta. Quatro meses depois tropeça. Clama por misericórdia, humilha-se diante do Senhor e alcança a restauração. Dois meses depois comete os mesmos erros. Novamente humilha-se com jejum, muita oração de madrugada, etc. Mas não sai da igreja. Continua lutando pela sua salvação. Ele sempre recorre ao Senhor.        

CRENTE CONSTANTE NA FÉ – Está pronto para encontra-se com Deus. Esse tipo de crente é aquele que não olha para a direita e nem para a esquerda. Não ouve os apelos dos amigos convidando-o para as festinhas e convites imorais. Seu objetivo é alcançar o alvo da plenitude perfeita, JESUS.

Esse tipo de crente sabe o que quer dizer: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil a tua direita, mas tu não será atingido” (Salmo 91:7). Mesmo que mil amigos o convidam de um lado, e dez mil amigos do outro lado o convidem para a perdição, ele não dará ouvido. Não olhará para a direita e nem para a esquerda. Esse tipo de crente sabe onde quer chegar, ele tem objetivo e determinação. Enquanto seus amigos pecadores estão caindo, ele está se fortalecendo na Graça do Senhor Jesus.
                                              
 PASSOS PARA PECAR:        Tiago 1:14,15
  • Atraídos – o que os olhos não vêem o coração não sente. Quando o coração tem reservas para consumir com os prazeres, todo o corpo se inflama.
  • Seduzidos – Os ouvidos do cristão precisam estar prontos para ouvirem somente o que é bom para a edificação espiritual, o que agrada a Deus.
  • Através da cobiça – I João 2:15-17. Tome cuidado com o mundo. O mundo não é lugar para estar o seu coração.
Satanás trabalha muito na área dos olhos:
  • Jesus foi tentado nessa área – mas não se deixou ser vencido. (Mat. 4:8,9)
  • Para isso, Jesus nos manda tomá-lo como exemplo, e principalmente seguir os seus passos.
Que o Senhor te abençoe!
Felicidades,

Pr Paulo Barreiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário