quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

DEUS É O NOSSO REFÚGIO


Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra. (Salmos 119:114)

Três posicionamentos importantes podemos aprender com esse versículo, para sermos crentes bem sucedidos:

1º)- Ter o Senhor como o seu REFÚGIO

Refugiar é o mesmo que retirar-se para um lugar tranquilo. Em meio a tantos altos e baixos, conflitos e intemperanças, precisamos de um lugar adequado e que nos ofereça recursos para tranquilizarmos a alma. Esse refúgio seria o lugar apropriado para nos refazermos, depois de termos vivido momentos desgastantes. O salmista reconhece a importância em ser Deus esse lugar de refúgio.

2º)- Ter o Senhor como o seu ESCUDO

A)- É tê-lo como seu amparo: “Ele nos ajuda a ficar de pé”;

B)- É tê-lo como a sua proteção: “Em tempos de guerras, Ele nos protege contra os ataques do inimigo”. (Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Salmos 91:11). Mediante a afirmação desse versículo, não vejo motivos para que alguém que se diz filho de Deus, tenha receios de que o diabo o alcançará e lhe fará coisas ruins.

Só para lembrar:

Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. (1 João 4:4)

C)- É fazer de Deus a sua segurança: “Deus é quem nos guarda contra todo o mal”. (O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre - Salmos 121:8)

3º)- Ter na Palavra de Deus a sua esperança.

A)- Esperar na Palavra está no sentido de confiar que tudo vai sair como está escrito. É permanecer firme no que nela está estabelecido.

Porém, quero informar que o sucesso na vida espiritual de um servo de Deus, não está somente em crer em Deus e correr para Ele, como se fosse uma fonte de proteção. O salmista diz que, além de ser Deus o seu refúgio e o seu escudo, ele afirma que viver a Palavra é o seguimento da fé, é o que concretiza essa confiança em Deus.

B)- ESPERAR é um ato de ficar em determinado lugar. Esperar na Palavra é permanecer nela.

Observe qual foi a postura do salmista diante da Palavra de Deus:

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119:11)
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”. (Salmos 119:105)

Agora, observe o que disse o Senhor Jesus a respeito da Palavra, o que ela pode fazer em nossas vidas:

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17:17)
Ele revela que a Palavra é a autoridade de Deus para santificar todo aquele que deseja a vida eterna.

E o apóstolo Paulo diz que temos que operar em nós a nossa salvação com temor e tremor. Significa que precisamos viver a Palavra para que isso seja possível.

Temos uma carreira para percorrermos e uma fé para guardarmos. Então, está na hora de fazermos o que é certo. Deixemos os atos de crenças infantis e corramos para alcançarmos o prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus, sem nada temermos. Sabendo que, se Deus é o nosso REFÚGIO e o nosso ESCUDO, e que a PALAVRA é a nossa esperança, somos mais que vencedores.  

Um grande abraço e que o Senhor Jesus te abençoe,

3 comentários: