sábado, 2 de maio de 2015

FILHO OU ESCRAVO? EIS A QUESTÃO!


Texto devocional: Lucas 15:11-25 

E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.

Quem não conhece a parábola do filho pródigo? Perdi a conta de quantas vezes preguei sobre esse rapaz. Mas todas as vezes que a lemos, nos deparamos com algo novo que nos arremete à reflexão da própria vida.

Quando Jesus contou a parábola do filho prodigo, Ele narrou a historia de um jovem que decidiu deixar a posição de filho, e após esbanjar todos os seus bens, passou a viver como um escravo em terras estrangeiras.

Por incrível que pareça, essa é uma parábola que retrata muito o estilo de vida em que muitos estão vivendo nos dias atuais. Um estilo de vida proporcionado por satanás, que escraviza e oprime. Embora exista também um estilo de vida proporcionado por Cristo, que oferece liberdade, segurança e paternidade. 

Vejamos as diferenças entre o filho e o escravo:

1. O filho tem direito de vestimenta

A parábola narra que o filho se vestia do melhor que o pai concedia. É propósito de Jesus nos revestir com as vestes santas, lavadas pelo seu sangue carmesim.
É da vontade de Deus que os seus filhos se vistam adequadamente e de forma agradável ao Pai celeste, como está escrito: “Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa”. (Lucas 15:22)

Porém, o escravo se veste com os remendos das sobras.
Satanás veste os escravos do pecado com a roupagem da vergonha e da humilhação.
Sabendo Deus das condições infelizes em que vivem os escravos do pecado, ainda lhes oferece sua rica misericórdia, dizendo: “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez”. (Ap 3:18)

2. O filho tem direito de uma boa alimentação 

Na parábola, o filho comia o melhor da mesa de seu Pai.

É assim que Cristo quer nos alimentar, com sua santa palavra. Com o maná vivo que desce dos céus.
Por essas e outras é que eu sempre digo à Igreja que pastoreio: Comam Bíblia! Nunca abandone o banquete que o SENHOR nos oferece, como disse Ele na parábola: “E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos”; (Lucas 15:23)

Mas o escravo não consegue chegar-se à mesa, por isso, come os restos, as sobras das bolotas que os porcos comem.

É Satanás quem oferece os restos, as sobras. Como drogas, bebidas, prostituição, fornicação e etc.
“E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam”. (Lucas 23:11)

3. O filho tem o direito do domínio próprio.

Cristo quer que sejamos livres na sua presença, quer que vivamos nossos sonhos, nossos projetos.
Cristo nos dá o direito de tomar nossas próprias decisões. Isso quer dizer que os filhos são livres.
“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. (João 8:36)

Ao passo que o escravo não exerce a sua própria vontade

Agora como escravo, o filho pródigo foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.

É exatamente isso que Satanás faz: Ele quer tirar o nosso direito de escolha e não nos deixar ter vontade própria. Ele pretende colocar um jugo sobre as nossas costas para nos dominar e nos destruir.

Talvez você meu amigo, esteja vivendo sob o domínio desse arque inimigo e está subjugado às drogas, alcoolismo, tabaco, prostituição e adultério, e que muitas vezes tentou parar de cometer tais atos e não conseguiu, Jesus te oferece a oportunidade de se tornar filho de Deus, fazendo de você uma pessoa livre e saudável.  

4. O filho tem o DIREITO DO DESCANSO.

Jesus quer dar descanso das dificuldades e dos fardos que o diabo impõe aos escravos.
Disse Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (...) e encontrareis descanso para as vossas almas”.

O escravo não tem direito a descanso. É o ultimo a se deitar e o primeiro a se levantar.

Satanás quer roubar a nossa paz, não nos deixando descansar. Ele quer infernizar a nossa vida e destruir tudo que temos.

Disse Jesus: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”. (Jo 10:10)

5. O filho tem o DIREITO DE HERANÇA.

Jesus quer que sejamos filhos do Pai celestial para herdarmos a vida eterna.
“Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós”, (1Pe 1:4)

No entanto, o escravo não tem direito a herança, por que não faz parte da família

O diabo quer nos manter sob a escravidão e roubar de nós a nossa herança. Se permitirmos que ele nos escravize, a única coisa que nos restaria seria a morte eterna.
Para nos garantir o direito de Filhos de Deus, devemos nos refugiar em Cristo Jesus, vivendo sempre à sua sombra e buscando sempre a sua vontade divina.

Assim, podemos entender qual a diferença entre ser filho e ser escravo.  Por isso, fica aqui a pergunta:

O QUE VOCÊ QUER SER: “FILHO OU ESCRAVO”? 


Eu finalizo esse texto dizendo o seguinte:

“Não é suficiente dizer ao mundo, à sociedade, aos homens e às mulheres habitantes deste planeta que você é filho de Deus. O mundo exige prova pessoal, experimental, individual. A maior evidência que alguém compromissado com a verdade pode revelar é a vida de Cristo manifestada  na sua forma de pensar, na maneira de sentir, de falar; no testemunho e depoimento, na postura e no estilo de agir”.


Medite bem neste versículo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. (Gálatas 2:20)

Jesus te ama e quer salvar a sua vida, mas a escolha está em suas mãos e é você quem decide.

Pense nisso,
E que o SENHOR te abençoe.



2 comentários:

  1. Pastor Paulo,obrigada por dividir este texto sob um prisma tao edificante para as nossas vidas. Há bem pouco tempo eu li um livro que narra exatamente esta passagem na Biblia e o autor um monge católico descobre que ele estava perdido dentro da própria casa de Deus. Em suma ele nao era o filho mais novo instável mas sim o filho mais velho indignado onde sempre esteve na Casa do pai, em companhia do Pai, mas perdido. O livro foi para mim um tesouro, pois analisei sinceramente em mim onde eu poderia estar perdida na própria casa do meu Pai. E reavaliei onde Deus poderia me fazer nova novamente. O livro conta tb a posicao do Pai. Amando os dois filhos. O modo como o filho mais velho ganha o manto, o anel e as sandálias e de como ele é recebido com uma festa pomposa onde o Pai nao estava nem ai para o que o seu pequeno vilarejo oucidade iria dizer. Assim como a maneira que ele trata o filho mais velho convidando-o a aceitar o seu lugar ímpar em seu coracao e sentar-se junto dele à mesa com seu irmao mais jovem, TORNANDO CLARO que todas as barreiras de um comportamento patriarcal foram derrubadas. Esta nao é a figura de um pai especial. Esta é a pura descricao de Deus. Da sua bondade, do seu Amor da sus misericórdia, zelo, alegria e compaixao. E isso nao tem limite no coracao do Pai. O autor foi despertado sobre esta parábola ao ver um quadro de Rembarndt. Neste link aqui você poderá ler a resenha do livro.
    https://www.revistaimpacto.com.br/biblioteca/leitura-de-impacto-a-volta-do-filho-prodigo/

    e neste aqui vc poderá ver a capa do livro. Se der compre e leia o livro será um verdadeiro achado.

    http://www.orelhadelivro.com.br/livros/532746/a-volta-do-filho-prodigo/#

    Deus continue abencoando seu ministério

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo: O modo como o filho mais "novo" ganha o manto

    ResponderExcluir