quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PAZ e SANTIFICAÇÃO


“Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a impureza tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santificação no temos de Deus” (2Co 7.1).

“Pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.16).

Hebreus 12:14: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Quando lemos este versículo, devemos concluir que a santificação é o resultado da salvação.

Alguns acham que santas foram aquelas pessoas que, nos tempos antigos, viveram em conventos, enclausurados, isolados em montanhas, separados da sociedade ou longe do convívio com outras pessoas.

A realidade bíblia, porém, é outra totalmente diferente, pois somos exortados a buscar a santificação continuamente. Se a Bíblia nos ordena à santificação, logo entendemos que se trata de algo disponível também às nossas vidas. Deus já providenciou os recursos nos enviando o Espírito Santo, pelo qual somos capacitados a desenvolver a santificação do corpo, alma e espírito.

Eu costumo dizer na minha igreja que santificação é uma construção contínua que só terminará quando partirmos para as mansões celestiais.

Agora, se você partir dessa vida sem a santificação, então esqueça as mansões celestiais. Deus não negocia salvação. Por isso, Ele já determinou as condições necessárias para entrarmos lá, e isso é lei irrevogável.

O texto de Hb 12:14 deve ser entendido da seguinte maneira: se uma pessoa que se diz cristã, mas NÃO vive uma vida de santidade, essa pessoa não verá o Senhor, porque pela falta de santificação essa pessoa demonstra que não tem fé salvadora, e por não possuir fé salvação não verá a Deus. Existem dois tipos de fé: Fé natural e fé salvadora. A fé natural é aquela que o indivíduo possui por acreditar em Deus e em milagres, e por isso o milagre acontece. Porém, a fé salvadora é aquela que leva o indivíduo a mudar sua conduta e colocar-se no centro da vontade de Deus, buscando assim a santificação do corpo, da alma e do espírito.

As pessoas que não possuem a fé salvadora são pessoas que não dão frutos de arrependimento, porque mesmo dizendo-se cristãs vivem uma vida marcada pelo pecado. Até mesmo porque, ser cristão é ser seguidor de Cristo.

Veja bem que o texto diz sobre dois fatores: Seguir a PAZ com todos e SANTIFICAÇÃO

Eu quero concluir essa meditação sobre seguir a paz com todos, no livro de 2 Co 2:10
E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás.
 
Um dos principais objetivos de satanás é se tornar senhor sobre tudo, inclusive sobre a sua vida pessoal. Então a bíblia nos ensina a resistirmos ao diabo.

Josué 24:15 nos orienta a fazermos uma escolha =  Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Jesus ensinou que, se não perdoarmos aos nossos devedores, também não seremos perdoados (Mateus 6.15). Então, é nosso dever conceder o perdão a quem nos ofendeu.  

Quando perdoamos, não apenas tiramos a mágoa do nosso coração, mas também fazemos o nosso ofensor entender que não nos deixamos levar pela mentira nem servimos ao diabo, pois obedecemos aos ensinamentos de Deus. Não adianta dizer que você é da igreja tal, da religião tal, se não desenvolver os princípios da conduta cristã andando em conformidade com a Palavra de Deus, será perda de tempo.

Temos sempre de pensar em nossas ações, pois elas são exemplos para os outros. O ruim é quando as pessoas nos veem fazendo o contrário do que somos orientados na Palavra a não fazer.

Temos de estar sempre cientes de que nossas atitudes valem mais do que qualquer boa pregação; nosso testemunho sempre vai falar mais alto.

Seguir a Paz com todos é uma atitude que glorifica o nome do Senhor, e os filhos de Deus agem assim.

E é por isso que podemos dizer que somos mais que vencedores por Cristo Jesus.
O inimigo não terá vantagem sobre nós, se andarmos em conformidade com a Palavra de Deus.

Agora:
POR QUE VIVER COM UMA ALMA AMARGURADA?
POR QUE DAR UM GOSTINHO DE VANTAGEM PARA O INIMIGO?

O perdão é um santo remédio, sabia?
Então, perdoe a quem te ofendeu, te caluniou ou te traiu, e viverá uma vida de PAZ com todos.

Pense nisso, e que o Senhor te abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário