quarta-feira, 23 de setembro de 2015

SEGURA NA MÃO DE DEUS


Leitura: Mateus 14:22-33

Neste capítulo 14 do evangelho de Mateus, no período da tarde, Jesus recomenda aos seus discípulos para que sigam de barco até o outro lado do mar da Galileia.  Enquanto os discípulos seguiram no barco, Jesus ficou despedindo a multidão. E após a despedida, Jesus subiu ao monte para orar e ali permaneceu em oração por muitas horas.

No versículo 24, já de noite, acontece um imprevisto: surge uma tempestade e atinge o barco violentamente. Enquanto isso, Jesus continuava em oração.  

E lá no mar, os discípulos lutavam contra as ondas violentas. O que eles não sabiam era que Jesus estava atento.

Quando chega a quarta vigília da noite, Jesus encerra a oração e vai ao encontro deles caminhando sobre as águas.
De acordo com o horário judaico, a noite é dividida em quatro estágios de vigílias:

1ª vigília = 18:00 às 21:00 hs.     
2ª vigília = 21:00 às 00:00 hs.
3ª vigília = 00:00 às 03:00 hs
4ª vigília = 03:00 às 06:00 hs.                                                                                          


Jesus, mesmo sabendo que os discípulos enfrentavam tão grande tempestade, Ele os deixou lá a noite toda.
Isso tem uma explicação: Jesus estava fortalecendo a fé dos discípulos através daquela tempestade. Sabe por quê: Porque a vida é cercada de tempestades, e Deus deseja que passemos por todas elas como vencedores.

É muito claro nesta passagem, que os discípulos precisavam entender que aquele que tinha alimentado 5 mil pessoas com apenas 5 pãezinhos, não precisaria descer do monte para dar um jeito na tempestade.

Eu percebo aqui, que Jesus queria assegurar aos seus discípulos, que Ele sabia o que estavam passando, e que até o vento está sob o seu comando e as ondas do mar sob os seus pés.

Quando Jesus desce o monte e vai ao encontro deles, andando sobre as águas, os discípulos o veem e gritam apavorados. Pensavam se tratar de um fantasma. Ficaram mais apavorados com a visão de Jesus sobre as águas do que com a tempestade.

E é esse o medo de muita gente: encontrar-se com Jesus. Muita gente teme encontrar-se com Jesus, porque têm culpa no cartório. Não param para pensar que foi Ele mesmo que veio aqui pagar por nossas culpas e limpar nosso nome no cartório de Deus.

Na verdade, o que nós devemos temer mesmo é ficar longe de Jesus.

Aqui no v.28, Pedro é ousado e diz a Jesus: "Se é você mesmo, então me manda ir ao seu encontro". Ao que Jesus respondeu: "Venha".

Quando Jesus diz para irmos ao encontro dele, é porque ele cuida de tudo para que isso aconteça.

Assim como era impossível a Pedro andar sobre as águas sem Jesus, é impossível também, para nós, andarmos nesse mundo sem a sua companhia.   

Assim como é impossível ser cristão sem Cristo, também é impossível vivermos na eternidade sem Ele. 

O medo da violência do mar agitado levou Pedro a tirar os olhos de Jesus e olhar para a força do vento, o que fez com que ele começasse a afundar nas águas violentas.

Assim também, as tempestades da vida podem nos fazer tirar os olhos de Jesus, o que poderá nos fazer naufragar na fé.
Então, voltemos o olhar para Jesus, porque sempre veremos a mão dele estendida para nos salvar.
E como Pedro gritou, também gritemos nós: "Senhor, me salva!".

Um detalhe: Quando entraram no barco, a tempestade desapareceu e os discípulos adoraram a Jesus.

Então, um conselho meu: “Não fique olhando para a força da violência do mar agitado, mas volte o seu olhar para Jesus”. Sabe por quê? Porque é dele que vem a nossa salvação.

É como diz o hino da Arpa Cristã:

Se as águas do mar da vida quiserem te afogar
Segura na mão de Deus e vai
Se as tristezas desta vida quiserem te sufocar
Segura na mão de Deus e vai

Segura na mão de Deus,
Pois ela, ela te sustentará.
Não temas, segue adiante e não olhes para trás
Mas, segura na mão de Deus e vai.

Amém?

Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário