quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

ADORADORES EM MEIO ÀS TRIBULAÇÕES

Jo. 16:33 – “Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

Rom. 5:3,4 – “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança”.

1.    A impaciência é um sentimento gerado no tempo de desagrado. O apóstolo Paulo, entretanto, declara: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração....” (Rm 12:12)

O IMPACIENTE não aceita o ritmo natural do tempo e, por isso, se sente infeliz.
Por que somos impacientes na tribulação? A resposta é porque não perseveramos na oração.
·      Quem aprende a alegrar-se na esperança e a perseverar na oração, ao passar tribulações encara a vida com paciência.

2.    Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcar de Cristo”. (Gl 6:17)

·    Paulo deixa-nos em suas palavras uma grande lição: Ele se orgulha das marcas que carregava sobre si, marcas adquiridas com o passar do tempo, depois de tanto sofrer por amor a Cristo.  

·         As marcas de Cristo são espirituais, e nos deixam, a cada dia, parecidos com Ele. As marcas nos identificam. Um exemplo disso é Pedro, que mesmo tentando se esconder, todos o reconheceram.

3.    Isso quer dizer que: Devemos adorar ao Senhor em todas e quaisquer circunstâncias.

·         Por que nos faz parecidos com Cristo: (Colossenses 3:10) - E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
·         Por que passamos a exalar o cheiro de Cristo: (II Corintios 2:15ª) –“Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo”.

 Porém, todavia.....

II Cor. 1:6ª – “Se somos atribulados, é para nossa consolação e salvação”.

Li certa vez sobre uma moça que vivia desgostosa da vida, devido as inúmeras dificuldades e tribulações, e que nos serve de exemplo, se atentarmos para os sábios conselhos da a avó.

Uma jovem foi conversar com sua avó, e contou sobre o quanto as coisas estavam difíceis na sua vida – as tribulações aumentaram e ela estava arrasada. Ela não sabia o que ia fazer e queria desistir de tudo. Ela estava cansada de lutar. Parecia que assim que um problema estava resolvido, outro surgia.

Sua avó a levou para a cozinha e encheu três panelas com água, colocando cada uma delas no fogão. E colocou em uma das panelas uma cenoura, em outra colocou ovos, e na última colocou café, e isso sem dizer uma só palavra.
Cerca de vinte minutos depois, ela desligou o fogo, colocou a cenoura em uma tigela e os ovos em outra. Então pegou o café e o colocou em um copo.
Virando-se para a neta, ela disse: "Diga-me o que você vê."
Ao que a moça respondeu: Eu vejo uma cenoura, ovos e café.

Sua avó pediu que a neta experimentasse a cenoura. Ela obedeceu e notou que a cenoura estava macia. A avó então pediu que ela pegasse um ovo e o quebrasse. Depois de retirar a casca, ela observou que o ovo estava endurecido.

Finalmente, pediu que a neta saboreasse o café. A neta sorriu ao provar seu aroma delicioso, e perguntou: "O que significa isso, vovó?"

Sua avó explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade: água fervente. E cada um reagiu de forma diferente. A cenoura era forte, firme e inflexível. No entanto, após a adversidade com a água fervente, amoleceu e se tornou frágil. Os ovos eram frágeis - sua casca fina protegia o líquido no interior, mas após a adversidade com a água fervente, seu interior se tornou endurecido. No entanto, o pó de café foi o único que, depois de colocado na água, não perdeu a essência e nem o seu sabor, mas foi capaz de mudar a aparência da água.

Então a avó perguntou à neta: Como você lida com a adversidade? Você é a cenoura, o ovo ou o café?

Por tanto, não importam as circunstancias, o que você precisa fazer é mudar as circunstâncias com a sua presença. E não permita que as circunstâncias mudem você.

SEJAMOS ADORADORES NAS TRIBULAÇÕES.