quarta-feira, 18 de maio de 2016

A FAMÍLIA FORTALECENDO-SE NA PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS


Dt 6:6,7 – Guardando a Palavra no coração
                 e aprendendo em casa.

O ensino de conteúdos bíblicos deve estar obrigatoriamente acompanhando a formação da moral da família cristã. E a melhor maneira de formar o caráter dos filhos é ensinar com a própria experiência cristã.

1)- O cristão, como sal da terra e luz do mundo, não assume em seu favor valores da sociedade mundana rebelada contra Deus.

A família que não é bem definida, os filhos podem ficar com problemas no comportamento moral e ético. Significa que os filhos ficam presos em alguma área da cadeia de rebeldia.
·         Isso significa que os filhos passam a viver o MUNDO SEM A ÉTICA BÍBLICA.
·        
     Se o mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19), Satanás reina sobre os ímpios. Ele é o pai de todos os que mentem e praticam o mal, imitando-o em suas obras malignas. E a tristeza para muitas famílias cristãs é que muitos dos filhos estão vivendo debaixo desse governo mundano.

2)- A falha da família em educar os filhos como cidadãos do céu é muito visível em nossos dias.

As famílias cristãs de hoje, têm falhado na educação de seus filhos. A razão é muito simples. A família de hoje vem desprezando sistematicamente os princípios morais, éticos e espirituais ensinados pela Palavra de Deus.

Nossos jovens recebem pouca ou nenhuma informação acerca do perigo que o pecado causa.

Sob o argumento de que os jovens de hoje seguem um ritmo de vida próprio, as famílias permitem que seus filhos sejam imorais, pois a própria família cristã de hoje contribui para a falta de moral e ética nos filhos.

3)- Os filhos aprendem com os pais. O aprendizado que os filhos recebem em casa permanece para sempre, seja mau ou bom.
·         
      Até o 6º ano de idade a criança recebe a formação da personalidade que vai segui-la por toda a sua vida.
·         
      E a partir dos 13 anos de idade começa a ser formada a sua identidade moral, ético e espiritual, que é a sua IDENTIDADE = modelo de vida. Se a criança não receber essa identidade no lar, ela vai buscar lá fora.
·         Dt 6:6,7 – Guardando a Palavra no coração e aprendendo em casa.

OBSERVAÇÃO: Muitos pais reclamam dos seus filhos, adjetivam os seus filhos como rebeldes. Mas quero dizer que os filhos não são o problema das famílias. Os filhos são os sintomas das famílias. Se eles não estão bem, é porque a família não está bem. É preciso rever a definição de família.

4)- O ENSINO DEVE VIR DE CASA: para isso, os pais devem estabelecer momentos com Deus e a família:

a)- Relacionando com os filhos: Uma família não é formada pelo casal, mas pelo casal e seus filhos.
b)- Cuidando da educação espiritual dos filhos: Os pais devem orar diariamente e estudar a Palavra em família. Essa prática irá demarcar o território de circulação dos filhos (como estacas de demarcação territorial).

CONCLUSÃO: 

A Palavra de Deus é um guia seguro e infalível para conduzir a família neste mundo perverso e corrompido.

A Igreja do Senhor Jesus Cristo é formada de pessoas que são “sal da terra” e “luz do mundo”. Portanto, as nossas famílias devem ser exemplos para a sociedade perversa e corrupta que está lá fora.

Pense nisso, e o que o SENHOR te abençoe.

Um comentário:

  1. De uma forma resúmida, essa mensagem deixa bem claro a responsabilidade que temos como país.

    ResponderExcluir