segunda-feira, 9 de maio de 2016

A FUNÇÃO DA MÃE COMO ADJUNTORA
NA FAMÍLIA CRISTÃ


(Mensagem pregada no culto de ontem em comemoração ao Dia das Mães)


Texto chave: Josué 24:15...EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR

O que significa isso: Eu e minha casa?

Para compreendermos melhor, desenvolvi esta mensagem com base em Deuteronômios 5:7

Disse Deus: “NÃO” terás outros deuses diante de mim.

Quando Deus diz “NÃO”, sempre tem uma função específica.

E qual seria essa função? Qual é o princípio que eu extraio daqui?

Não terás outros deuses diante de Deus. O que o Senhor está dizendo?
Eu compreendo que o Senhor nosso Deus está a me dizer:
·         Eu quero TER o primeiro lugar na sua vida;
·         Eu quero ESTAR em primeiro lugar na sua vida;
·         Eu quero que a sua família me coloque em primeiro lugar.

Quando Deus diz: “Não terás outros deuses”, isso me leva a compreender que:
·         Qualquer coisa que me domina na vida, que controla a minha vida, se tornará um deus em mim.
·         Se o meu carro me controla, ele é um deus na minha vida.
·         Se uma pessoa me controla, ela pode se tornar um deus sobre mim.
·         Uma casa, um trabalho, por exemplo, se eu dou o primeiro lugar a essas coisas, elas serão deuses na minha vida.
·         ........e Deus disse: Eu não quero assim!

PERIGO IMINENTE: Eu conheço gente que endeusou tanto o marido, a esposa e os filhos, que os fizeram deuses.

Vou citar apenas dois casos:

Fui pastor de duas famílias que eram bênçãos. A primeira orou muito para conseguir um carro. Mas parece que Deus não queria que aquela família possuísse um carro, pelo menos até aquele presente momento. Mas a insistência em orar e o esforço foi tanto que acabaram por comprar o bendito carro. De repente, começaram a faltar nas Escolas Bíblicas. Por quê? Porque, nos finais de semana passaram a frequentar praia. Depois começaram a faltar em outros cultos, porque aproveitavam os dias de folgas do marido pra passearem nas roças e visitar parentes.

Conclusão: Essa família saiu da igreja.

            O segundo caso é mais sério ainda: Essa segunda família era ainda melhor, como cristã. O irmão foi o meu vice-presidente na obra e não podia ser pai, pois era portador de uma deficiência genética que o impedia de ter filhos. Oraram muito, fizeram campanhas na igreja, jejuaram e pagaram um preço durante muito tempo. Certo dia aconteceu um milagre: a esposa engravidou-se. Maravilha! Mas os irmãos não souberam dar glórias a Deus! Passaram a ausentar-se todos os finais de semanas, porque iam para as pousadas praianas, queriam que o seu filho crescesse tendo tudo que o pai não teve na infância.         
Conclusão: O casal foi afastando-se da igreja pouco a pouco. Tive que substituir o meu vice presidente na diretoria. A criança tornou-se um grande deus nessa família. Hoje, essa família não está mais na presença de Deus.

Em todos esses casos, as mães não exerceram o papel principal de ADJUNTORAS. Deixaram de exercer a cobertura sobre os filhos, pois seguiram os planos dos maridos. Estavam dominadas pelo feitiço dos anseios da carne, esqueceram-se do futuro dos filhos e não ensinaram aos filhos corretamente. 

Quando Deus disse para NÃO termos outros deuses diante DELE, é porque esse NÃO, tem um objetivo divino.

No meu ministério, na igreja que pastoreio, temos um fundamento do qual não poderemos esquivar-nos: “Somos uma Igreja viva, servindo ao Deus Vivo”.

Isso quer dizer:
·         Deus em primeiro lugar, caso contrário, a casa desmorona.

Hoje em dia, as famílias se desmoronam porque são construídas sobre alicerces errados. Nesse caso, Deus NÃO está em primeiro lugar:

TODA MÃE CRISTÃ DEVE VIVER EM ORAÇÃO, ELA É A ALAVANCA DESSA TAREFA:

Como pode uma família pedir algo de Deus, se não o coloca em primeiro lugar?

Deus disse: “Eu quero estar em primeiro lugar”, mas você diz: Peraí Deus! Hoje estou muito cansada, chega pra lá! Você é Deus e tens que compreender isso.

Onde Deus está em primeiro lugar?

Por que um em cada três casamentos acaba em divórcio no nosso país? Porque Deus não está em primeiro lugar nesse relacionamento. Então, os filhos sofrerão.

FINALIZANDO

Uma mãe bem estruturada na Palavra de Deus será cobertura espiritual para a sua família. Sendo assim, Deus é a coluna de sustentação dessa mãe no serviço cristão da sua casa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário