sábado, 28 de maio de 2016

 VIDA EDIFICADA NA ROCHA


Lc 6:46-48 = “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo? (47) Eu lhes mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.
(48) É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.”

Jesus usou essa ilustração para ensinar o significado de uma família cristã em obediência à Palavra:
·         “É como o homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha” (Lucas 6:48). Isso é visão de Reino, maturidade e prudência.
·         Obediência é estar em conformidade com a Palavra. “Porque me chamam de Senhor, e não fazem o que eu digo?” Particularmente compreendo que o caso aqui não é confiar em Jesus, mas é submeter-se a Ele.

UM BOM EXEMPLO: “NÃO SE COLHE FIGOS DE ESPINHEIROS...”
Pouco antes, Jesus disse essa frase: Não se colhe figos de ESPINHEIROS.
·         Palavras derivadas de espinheiro: Espinhar, ferir, produzir forma espinhada, irritabilidade, contendas.

Quando um ramo está firmemente integrado no tronco da FIGUEIRA, os frutos nunca serão de espinhos:
·         Isso quer dizer que: Quando os pais estão firmados e integrados em Cristo, os filhos não terão variação: SERÃO FIGOS.

De igual modo, a família que se diz cristã e apresenta uma conduta estranha ao Espírito de Cristo, o que receberá do Senhor é a triste sentença: “Nunca vos conheci!”
·         Para Jesus, ser cristão é submeter-se a ELE, é viver em conformidade com a PALAVRA DELE.

Quando Jesus fez a ilustração do construtor da casa, antes de se referir à colocação dos alicerces, Jesus deixou o processo bem explícito: “CAVOU FUNDO”. É PRECISO MUITA DEDICAÇÃO.
·         Nesse sentido, entendo que o Senhor Jesus condenou toda e qualquer superficialidade na vida cristã. Não fomos chamados para uma vida de aparências, tem que ter essência, frutos de justiça.
·         Geralmente se conhece um religioso pela sua aparência. Mas o cidadão do céu é conhecido apenas pelos frutos de justiça.

E por fim:

LEMBREMO-NOS DA PROMESSA DE DEUS A ABRAÃO: Em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gênesis 28:14).

Famílias abençoadas são aquelas que “ouvem a Palavra e a praticam” em casa.
E porque a praticam, tem SEGURANÇA, estão alicerçados na “ROCHA”.

LUGAR DA FAMÍLIA É NO ALTAR

Não se deixe levar por qualquer tipo de doutrina.
Neste mundo de tribulação é necessário CAVAR FUNDO e construir ALICERCE, que é CRISTO na família.

Pense nisso!

Felicidades!

Um comentário:

  1. Muito bom Pastor Paulo. Vou levar parte dessa neditação para o culto de oração na terça feira pela manhã. A parte do "e cavou, e abriu bem fundo". Vida de oração é cavar fundo. Muitas das vezes quando as forças não estão mais lá e tb quando as ferramentas certas não estão mais disponíveis, não podemos desistir. É erguer as mãos para o alto em busca do socorro certo. Obrigada. Forte abraço

    ResponderExcluir