quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

QUANDO DEUS MANDA NÃO HÁ DESCULPAS,

É MELHOR OBEDECER


”Vem, pois, agora;  e eu o enviarei ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas” – Ex 3.10

Introdução:

A maioria de nós apresenta DESCULPAS para não fazer a vontade de Deus. 
Esse trecho da história de Moisés revela exatamente isso:

O PRIMEIRO ARGUMENTO PRA NÃO FAZER O QUE DEUS MANDA É: “EU NÃO SOU CAPAZ”.  

Moisés pergunta: Quem sou eu? (Êx 3.11).

Moisés tinha um complexo de inferioridade tão grande que pensou que Deus havia escolhido o líder errado. Qualquer complexo inibe toda possibilidade de alguém se levantar e se tornar valioso.

Muitas pessoas deixam de cumprir os papéis que Deus lhes reservou porque se julgam incapazes.

Mas Deus não busca pessoas autoconfiantes, diplomadas e auto didáticas; pelo contrário, Ele busca pessoas que queiram depender Dele.

Deus respondeu pra Moisés: “Não importa quem você é ou deixa de ser, o que importa é que Eu sempre estarei com você”. (Ex 3.12).

O SEGUNDO ARGUMENTO PARA NÃO FAZER O QUE DEUS MANDA É: EU NÃO TENHO CONHECIMENTO. 

Moisés pergunta: Quem é você? (Ex 3.13).

Moisés sentiu falta de conhecimento e de intimidade com Deus. Ele não o conhecia suficientemente bem para descrevê-lo ao povo. Essa é uma das grandes dificuldades que tenho visto em nossos dias, pessoas se tornando inúteis e ociosas no Reino, porque lhes falta o conhecimento de Deus.

Deus responde: Eu Sou o que Sou. Eu Sou sempre presente. Eu Sou tudo que você precisa. (Ex 3.14).

O TERCEIRO ARGUMENTO PARA NÃO FAZER O QUE DEUS MANDA É: "O POVO É DURO DE CORAÇÃO".

Moisés disse: Eles não acreditarão em mim, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. Êxodo 4:1 (Ex 4.1).

Moisés tinha medo de ser rejeitado pelas pessoas. Moisés tinha na alma uma grande ferida que não cicatrizava. O sentimento de ser rejeitado ao nascer e jogado nas águas do rio, fez com que ele se tornasse um homem infeliz, mesmo tendo sido criado em meio a grandes regalias do palácio, sua alma havia armazenado a dor da perda maternal. A falta do conhecimento de Deus fez com que Moisés ignorasse o convite de Deus: “Venha a mim” e Eu te enviarei a faraó (Êx. 3:11). 

Ninguém poderá sair por aí realizando a obra de Deus sem antes ir a Ele. É preciso ser curado, liberto e transformado primeiro.

Preocupou-se mais com o que as pessoas pensariam dele do que com a libertação que Deus estava oferecendo ao povo.  

Moisés se esqueceu de que Deus sabe todas as coisas. Esqueceu-se, também, que os planos de Deus jamais falham.

O QUARTO ARGUMENTO PARA NÃO FAZER O QUE DEUS MANDA É “EU NÃO SEI FALAR”.

Moisés afirma: “MANDA OUTRO EM MEU LUGAR”. (Ex 4.10-15).

Essa desculpa de Moisés não era um sinal de humildade ou reconhecimento da própria incapacidade; era, na verdade, um ato de INCREDULIDADE na providência divina.

Jesus não chamou apenas diplomados para sua equipe apostólica, como foi o caso do médico Lucas, chamou também iletrados como Pedro. E esse, mesmo sendo um simples pescador, sobressaiu-se a todos. Foi o que mais falava. Sua fala era tão parecida com a do Mestre que foi identificado entre os refugiados à beira da fogueira: “Sua fala te revela que você estava com Ele” (Mateus 26:73).

Êxodo 4:10: Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.

Moisés tenta de todas as maneiras dizer para Deus que não quer mudar: “Eu nasci assim, eu cresci assim e vou morrer assim”. Síndrome de Gabriela! Por essas e outras é que muitos estão sofrendo dentro das igrejas sem receberem a cura da alma. É como dizem: “Quem quiser vai ter que me aceitar do jeito que sou; Deus me ama do jeito que sou; Não importa o que irão pensar de mim, eu sou assim mesmo e pronto!”

Infelizmente, esse tipo de argumento fere os princípios de Deus, o qual oferece ao homem o convite para ir a Ele e beber da água da fonte da Vida para ser transformado.

CONCLUSÃO:

Depois de todas as desculpas, Moisés acabou aceitando a vontade de Deus e fez o que Ele lhe pediu.

Às vezes, também, não queremos fazer o que Deus manda. Isto é sinal de que temos dificuldades em obedecer à voz do Senhor. 

Se Ele não aceitou as desculpas de Moisés, como poderemos pensar que aceitará a nossa?

Pense nisso! E o Senhor Jesus te abençoe!




Um comentário:

  1. Muito bom. Estamos vivendo dias em que muitas pessoas estao tao feridas dentro das Igrejas que elas estao se quebrando porque nao estao mesmo buscando a cura em Deus. Estao buscando a cura em varias igrejas, em pastores, em livros que foram escritos por bons irmaos. Tudo isso pode até ajudar em amadurecermos espiritualmente, mas para sermos curados só em Jesus. Obrigada meu irmao e Pastor Paulo por esta rica mensagem de Deus para os nossos coracoes. Forte abraco.

    ResponderExcluir