quarta-feira, 28 de novembro de 2012


PECADO – CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ELE                 

Salmo 1:5 - Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

 A)- Não haverá futuro para os ímpios.
Não subsistirão – De acordo com a conjugação verbal, eles deixarão de existir; não viverão após o juízo.
B)- Na igreja não permanecerão os pecadores. É importante lembrar que os pecadores são convidados a irem para a igreja, mas uma vez lá, não permanecerão como pecadores.  Não há lugar na congregação dos justos para práticas pecaminosas.

Seria Deus injusto? Não. Para Deus não há tamanho de pecado.
  • O conceito do Espírito Santo na sua Palavra ensina-nos que PECAR é desobedecer aos mandamentos de Deus;
  • Podemos dar exemplos de tipos de pecados que o fim é auto-satisfação do indivíduo que não obedece a Deus.
  • Todo pecado é auto-satisfação.
EXEMPLOS DE PECADORES

1)- PECADOR GROSSEIRO
  • Vingativo – Não brinca com ele, pois ele te dará o troco.
  • Fofoqueiro – Cuidado! Não compartilhe seus problemas com qualquer pessoa, mesmo com aquele que diz ser o seu melhor amigo.
  • Impuro – (Prostituição, fornicação, etc.) – Esse tipo de pecador é atraído pela cobiça. Cuidado com ele. Desconfie do modo como ele te olha. Nem tudo que brilha é ouro.
2)- PECADOR FINO – não gosta de conviver com pessoas escandalosas. Porém, é um tipo de pessoa que anda a procura de auto satisfazer-se.
  • Ele é egocêntrico – Sua vontade deve prevalecer. Gosta de ser admirado.
  • Ele é perfeccionista – tem que ser do jeito que ele quer e nos mínimos detalhes. Ajudar esse tipo de pecador é muito complicado. É o tipo de pessoa que não consegue enxergar o que está limpo, mas é bom em procurar detalhes para fazer críticas.
Conheço uma pessoa que ajudava a esposa nos afazeres domésticos: Lavava roupas, passava pano na casa, etc. Mas, a esposa sempre dizia que estava mal feito. Um dia ele deixou de fazer esse tipo de tarefa, então ela passou a dizer que ele não prestava pra nada.

3)- PECADOR RELIGIOSO -  Esse tipo de pecador gosta de ir a igreja, gosta dos cultos, porém, não tem disposição para pagar o preço.
  • Não se humilha – como os demais, ele também quer satisfazer-se. Se precisar dele para ajudar na faxina do templo, ele vem com a desculpa que está com problemas de coluna, etc.
  • Uma pessoa como essa, é hipócrita e inconstante.
II Cor 5:15 = Todo cristão tem que entender que não somos mais de nós mesmos, mas sim, daquele que morreu por nós. É muito fácil entender isso: Se você trabalha numa empresa, tudo que você faz é para a empresa. Enquanto na empresa, você não viverá para si, mas para a empresa, pois a sua obrigação é produzir para a empresa. O dia em que você mudar essa posição, a empresa te substituirá. (Mt 7:19 - LC 3:9 - Mt 3:10).

RELIGIOSIDADE É PREJUDICIAL AOS PROPÓSITOS DE DEUS. 
A RELIGIOSIDADE ACARRETA:
  • EGOISMO = Contrário do amor – Egoísmo é a essência do pecado. Ser cristão é aniquilar o egoísmo. O adepto da religiosidade se engrandece por fazer parte de certa denominação, ao passo que as outras denominações são como insignificantes para ele, chegando até mesmo dizer que quem não for membro da sua igreja, não entrará no Reino de Deus. Isso é o cúmulo do absurdo!
  • IRRITAÇÃO = É uma maneira de auto satisfazer-se. Todo adepto da religiosidade se irrita por pequenas coisas, principalmente quando encontra alguém que não concorda com suas idéias doutrinárias.
OBS: Enquanto formos religiosos, não poderemos ser chamados filhos de Deus. Jesus combatia a religiosidade dos fariseus chamando-os de hipócritas e/ou raça de víboras.

TIPOS DE CRENTES:

CRENTE EMOCIONAL = Vive pela emoção. Não consegue viver em um mesmo nível. Hora está                                                                    bem, hora está caído. Hora está bem e hora está  caído. (vive em busca de profecias, revelações, reteté, etc...). Não consegue ouvir Deus falar no silêncio.

CRENTE FRACO NA FÉ = Cai e levanta. Quatro meses depois tropeça. Clama por misericórdia, humilha-se diante do Senhor e alcança a restauração. Dois meses depois comete os mesmos erros. Novamente humilha-se com jejum, muita oração de madrugada, etc. Mas não sai da igreja. Continua lutando pela sua salvação. Ele sempre recorre ao Senhor.        

CRENTE CONSTANTE NA FÉ – Está pronto para encontra-se com Deus. Esse tipo de crente é aquele que não olha para a direita e nem para a esquerda. Não ouve os apelos dos amigos convidando-o para as festinhas e convites imorais. Seu objetivo é alcançar o alvo da plenitude perfeita, JESUS.

Esse tipo de crente sabe o que quer dizer: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil a tua direita, mas tu não será atingido” (Salmo 91:7). Mesmo que mil amigos o convidam de um lado, e dez mil amigos do outro lado o convidem para a perdição, ele não dará ouvido. Não olhará para a direita e nem para a esquerda. Esse tipo de crente sabe onde quer chegar, ele tem objetivo e determinação. Enquanto seus amigos pecadores estão caindo, ele está se fortalecendo na Graça do Senhor Jesus.
                                              
 PASSOS PARA PECAR:        Tiago 1:14,15
  • Atraídos – o que os olhos não vêem o coração não sente. Quando o coração tem reservas para consumir com os prazeres, todo o corpo se inflama.
  • Seduzidos – Os ouvidos do cristão precisam estar prontos para ouvirem somente o que é bom para a edificação espiritual, o que agrada a Deus.
  • Através da cobiça – I João 2:15-17. Tome cuidado com o mundo. O mundo não é lugar para estar o seu coração.
Satanás trabalha muito na área dos olhos:
  • Jesus foi tentado nessa área – mas não se deixou ser vencido. (Mat. 4:8,9)
  • Para isso, Jesus nos manda tomá-lo como exemplo, e principalmente seguir os seus passos.
Que o Senhor te abençoe!
Felicidades,

Pr Paulo Barreiros.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Qual o papel do crente no Reino de Deus?


Uma jovem turista foi à cidade de Cairo, no Egito, para conhecer um grande sábio, de quem ela era uma admiradora. Chegando lá, ficou surpresa, pois, esperava encontrar aquele sábio morando em uma grande e luxuosa residência, num dos melhores bairros daquela cidade. Para a sua indignação, aquele homem morava em um casebre, com um simples quartinho, num bairro bem pobre e afastado do centro de Cairo. Naquele quartinho, o sábio mantinha com ele muitos livros e seus móveis que se resumia em: uma cama muito simples, uma pequena mesa e um banco fabricado por ele mesmo. Então, ela lhe perguntou: Onde estão os seus móveis? Ele lhe respondeu com outra pergunta: Onde estão os seus? Ela disse: Mas, eu só estou aqui de passagem! Ele respondeu: eu também. (autor desconhecido).

Muitas pessoas estão vivendo apenas pelo bel prazer de gozar a vida e de tudo quanto ela lhes oferece. Mas, estão esquecendo que o relógio de Deus está avisando que o prazo está ficando cada vez mais curto. Talvez, neste exato momento em que você está lendo esta mensagem, esse relógio esteja lhe dizendo que o seu tempo se resume em apenas alguns minutos.

A pergunta é: “O que você tem feito para Deus?”.

Analisando as entradas e saídas de algumas pessoas no livro de Rol de membros da minha igreja, me deparei com uma questão muito intrigante: Quatro anos, cinco anos ou sete anos como membros e participantes de um ministério acolhedor e abençoado por Deus, algumas pessoas saíram sem produzirem se quer a salvação de UMA ALMA. Tanto tempo e nem um fruto! Uma lástima, uma verdadeira falta de compromisso com o Reino de Deus. Como diz um velho dito popular: “Só querem o venha a nós, e o vosso Reino, nada”.

Tempo de casa não justifica, não santifica e também não faz de ninguém um vencedor. Mas, o produzir bons frutos e frutos que permaneçam, isso sim são o que identifica o caráter espiritual de cada um, como diz o Senhor Jesus:Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça”. (João 15:16)

O ano está se findando. Uma ordem de determinação é dada à igreja do Senhor: Salvação em massa – “cegos, coxos, paralíticos, etc., obriga-os a entrar para que o templo fique cheio” (Lucas 14:21-23).  São 365 dias de oportunidades para produzir frutos sadios, e agora só nos restam 51 dias. Quanto você produziu? 

Quanto vale uma alma? Pense nisso! Quem sabe, no próximo ano sua vida seja diferente. Só você poderá definir como será sua estadia aqui nesta terra.

Lembre-se que numa casa existem vasos de honra e vasos de desonra – 2 Timóteo 2:20. Com qual deles você se identifica?

Ainda pode haver esperança. Levanta-te e resplandeça, a LUZ poderá vir sobre você, então, a Glória do Senhor nascerá sobre sua vida. (Isaias 60:1)

Felicidades.
(Pr. Paulo Barreiros)