quarta-feira, 28 de novembro de 2012


PECADO – CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ELE                 

Salmo 1:5 - Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

 A)- Não haverá futuro para os ímpios.
Não subsistirão – De acordo com a conjugação verbal, eles deixarão de existir; não viverão após o juízo.
B)- Na igreja não permanecerão os pecadores. É importante lembrar que os pecadores são convidados a irem para a igreja, mas uma vez lá, não permanecerão como pecadores.  Não há lugar na congregação dos justos para práticas pecaminosas.

Seria Deus injusto? Não. Para Deus não há tamanho de pecado.
  • O conceito do Espírito Santo na sua Palavra ensina-nos que PECAR é desobedecer aos mandamentos de Deus;
  • Podemos dar exemplos de tipos de pecados que o fim é auto-satisfação do indivíduo que não obedece a Deus.
  • Todo pecado é auto-satisfação.
EXEMPLOS DE PECADORES

1)- PECADOR GROSSEIRO
  • Vingativo – Não brinca com ele, pois ele te dará o troco.
  • Fofoqueiro – Cuidado! Não compartilhe seus problemas com qualquer pessoa, mesmo com aquele que diz ser o seu melhor amigo.
  • Impuro – (Prostituição, fornicação, etc.) – Esse tipo de pecador é atraído pela cobiça. Cuidado com ele. Desconfie do modo como ele te olha. Nem tudo que brilha é ouro.
2)- PECADOR FINO – não gosta de conviver com pessoas escandalosas. Porém, é um tipo de pessoa que anda a procura de auto satisfazer-se.
  • Ele é egocêntrico – Sua vontade deve prevalecer. Gosta de ser admirado.
  • Ele é perfeccionista – tem que ser do jeito que ele quer e nos mínimos detalhes. Ajudar esse tipo de pecador é muito complicado. É o tipo de pessoa que não consegue enxergar o que está limpo, mas é bom em procurar detalhes para fazer críticas.
Conheço uma pessoa que ajudava a esposa nos afazeres domésticos: Lavava roupas, passava pano na casa, etc. Mas, a esposa sempre dizia que estava mal feito. Um dia ele deixou de fazer esse tipo de tarefa, então ela passou a dizer que ele não prestava pra nada.

3)- PECADOR RELIGIOSO -  Esse tipo de pecador gosta de ir a igreja, gosta dos cultos, porém, não tem disposição para pagar o preço.
  • Não se humilha – como os demais, ele também quer satisfazer-se. Se precisar dele para ajudar na faxina do templo, ele vem com a desculpa que está com problemas de coluna, etc.
  • Uma pessoa como essa, é hipócrita e inconstante.
II Cor 5:15 = Todo cristão tem que entender que não somos mais de nós mesmos, mas sim, daquele que morreu por nós. É muito fácil entender isso: Se você trabalha numa empresa, tudo que você faz é para a empresa. Enquanto na empresa, você não viverá para si, mas para a empresa, pois a sua obrigação é produzir para a empresa. O dia em que você mudar essa posição, a empresa te substituirá. (Mt 7:19 - LC 3:9 - Mt 3:10).

RELIGIOSIDADE É PREJUDICIAL AOS PROPÓSITOS DE DEUS. 
A RELIGIOSIDADE ACARRETA:
  • EGOISMO = Contrário do amor – Egoísmo é a essência do pecado. Ser cristão é aniquilar o egoísmo. O adepto da religiosidade se engrandece por fazer parte de certa denominação, ao passo que as outras denominações são como insignificantes para ele, chegando até mesmo dizer que quem não for membro da sua igreja, não entrará no Reino de Deus. Isso é o cúmulo do absurdo!
  • IRRITAÇÃO = É uma maneira de auto satisfazer-se. Todo adepto da religiosidade se irrita por pequenas coisas, principalmente quando encontra alguém que não concorda com suas idéias doutrinárias.
OBS: Enquanto formos religiosos, não poderemos ser chamados filhos de Deus. Jesus combatia a religiosidade dos fariseus chamando-os de hipócritas e/ou raça de víboras.

TIPOS DE CRENTES:

CRENTE EMOCIONAL = Vive pela emoção. Não consegue viver em um mesmo nível. Hora está                                                                    bem, hora está caído. Hora está bem e hora está  caído. (vive em busca de profecias, revelações, reteté, etc...). Não consegue ouvir Deus falar no silêncio.

CRENTE FRACO NA FÉ = Cai e levanta. Quatro meses depois tropeça. Clama por misericórdia, humilha-se diante do Senhor e alcança a restauração. Dois meses depois comete os mesmos erros. Novamente humilha-se com jejum, muita oração de madrugada, etc. Mas não sai da igreja. Continua lutando pela sua salvação. Ele sempre recorre ao Senhor.        

CRENTE CONSTANTE NA FÉ – Está pronto para encontra-se com Deus. Esse tipo de crente é aquele que não olha para a direita e nem para a esquerda. Não ouve os apelos dos amigos convidando-o para as festinhas e convites imorais. Seu objetivo é alcançar o alvo da plenitude perfeita, JESUS.

Esse tipo de crente sabe o que quer dizer: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil a tua direita, mas tu não será atingido” (Salmo 91:7). Mesmo que mil amigos o convidam de um lado, e dez mil amigos do outro lado o convidem para a perdição, ele não dará ouvido. Não olhará para a direita e nem para a esquerda. Esse tipo de crente sabe onde quer chegar, ele tem objetivo e determinação. Enquanto seus amigos pecadores estão caindo, ele está se fortalecendo na Graça do Senhor Jesus.
                                              
 PASSOS PARA PECAR:        Tiago 1:14,15
  • Atraídos – o que os olhos não vêem o coração não sente. Quando o coração tem reservas para consumir com os prazeres, todo o corpo se inflama.
  • Seduzidos – Os ouvidos do cristão precisam estar prontos para ouvirem somente o que é bom para a edificação espiritual, o que agrada a Deus.
  • Através da cobiça – I João 2:15-17. Tome cuidado com o mundo. O mundo não é lugar para estar o seu coração.
Satanás trabalha muito na área dos olhos:
  • Jesus foi tentado nessa área – mas não se deixou ser vencido. (Mat. 4:8,9)
  • Para isso, Jesus nos manda tomá-lo como exemplo, e principalmente seguir os seus passos.
Que o Senhor te abençoe!
Felicidades,

Pr Paulo Barreiros.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Qual o papel do crente no Reino de Deus?


Uma jovem turista foi à cidade de Cairo, no Egito, para conhecer um grande sábio, de quem ela era uma admiradora. Chegando lá, ficou surpresa, pois, esperava encontrar aquele sábio morando em uma grande e luxuosa residência, num dos melhores bairros daquela cidade. Para a sua indignação, aquele homem morava em um casebre, com um simples quartinho, num bairro bem pobre e afastado do centro de Cairo. Naquele quartinho, o sábio mantinha com ele muitos livros e seus móveis que se resumia em: uma cama muito simples, uma pequena mesa e um banco fabricado por ele mesmo. Então, ela lhe perguntou: Onde estão os seus móveis? Ele lhe respondeu com outra pergunta: Onde estão os seus? Ela disse: Mas, eu só estou aqui de passagem! Ele respondeu: eu também. (autor desconhecido).

Muitas pessoas estão vivendo apenas pelo bel prazer de gozar a vida e de tudo quanto ela lhes oferece. Mas, estão esquecendo que o relógio de Deus está avisando que o prazo está ficando cada vez mais curto. Talvez, neste exato momento em que você está lendo esta mensagem, esse relógio esteja lhe dizendo que o seu tempo se resume em apenas alguns minutos.

A pergunta é: “O que você tem feito para Deus?”.

Analisando as entradas e saídas de algumas pessoas no livro de Rol de membros da minha igreja, me deparei com uma questão muito intrigante: Quatro anos, cinco anos ou sete anos como membros e participantes de um ministério acolhedor e abençoado por Deus, algumas pessoas saíram sem produzirem se quer a salvação de UMA ALMA. Tanto tempo e nem um fruto! Uma lástima, uma verdadeira falta de compromisso com o Reino de Deus. Como diz um velho dito popular: “Só querem o venha a nós, e o vosso Reino, nada”.

Tempo de casa não justifica, não santifica e também não faz de ninguém um vencedor. Mas, o produzir bons frutos e frutos que permaneçam, isso sim são o que identifica o caráter espiritual de cada um, como diz o Senhor Jesus:Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça”. (João 15:16)

O ano está se findando. Uma ordem de determinação é dada à igreja do Senhor: Salvação em massa – “cegos, coxos, paralíticos, etc., obriga-os a entrar para que o templo fique cheio” (Lucas 14:21-23).  São 365 dias de oportunidades para produzir frutos sadios, e agora só nos restam 51 dias. Quanto você produziu? 

Quanto vale uma alma? Pense nisso! Quem sabe, no próximo ano sua vida seja diferente. Só você poderá definir como será sua estadia aqui nesta terra.

Lembre-se que numa casa existem vasos de honra e vasos de desonra – 2 Timóteo 2:20. Com qual deles você se identifica?

Ainda pode haver esperança. Levanta-te e resplandeça, a LUZ poderá vir sobre você, então, a Glória do Senhor nascerá sobre sua vida. (Isaias 60:1)

Felicidades.
(Pr. Paulo Barreiros) 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012


              MUITOS SÃO CHAMADOS, MAS POUCOS OS ESCOLHIDOS - Mateus 22:1-14
                 (Esta mensagem eu preguei ontem no culto de batismo e recepção de novos membros)

Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo:
O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;
E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. 
Mateus 22:1-3

O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho.
É comum dizermos que “a alegria está no coração de quem já conhece a Jesus”. Isso nos leva a ver que “bodas” nada mais são do que comemoração de alegria. Se o reino dos céus é semelhante a isso, então a vida de quem serve ao Senhor Jesus não deve demonstrar derrota, insatisfação, tristeza, dor e etc... Por mais que a luta seja grande, como diz Salmo 46:2-4 “Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo”. E no versículo 10 diz: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra”.
  • Deixe a tristeza de lado, mande a angústia embora e vista-se com a roupagem da alegria.
E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. 
Se há algo na igreja que mais causa decepção, é a existência de crentes desinteressados. 
  • São faltosos nos cultos semanais. A carta aos hebreus recomenda à igreja para não sermos faltosos: Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. HB 10:25 
Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas. 
Eu ainda não conheci uma pessoa que convide um desconhecido para uma festa em sua casa.  
Todos os convidados para as bodas eram pessoas do convívio do rei, ou do seu filho.
Você, como servo do Senhor Jesus, deve estar pronto para servir a causa do Reino em todo tempo e qualquer situação. Mas, vemos que tem pessoas que desprezam o chamado, se ocupam demasiadamente com o serviço secular, não restando tempo para Deus.

Eles, porém, não fazendo caso, foram um para o seu campo, outro para o seu negócio; 
Existem pessoas talentosas, capacitadas, mas sem interesses na Obra.
  • Não tem tempo para trabalhar na limpeza do templo;
  • Não tem tempo para participar do evangelismo;
  • Não tem tempo para chegar mais cedo para oração;
  • Não tem tempo para trabalhar com as crianças;
  • Não tem tempo para sair com a comissão de visita aos enfermos;
  • Não tem tempo...  Não tem tempo...
E se for cobrado posicionamento na obra, se irritam e murmuram. Pois, não pretendem servir.
Há casos em que chegam ao desequilíbrio emocional – “E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram”. 
 
Conheço uma igreja que não ama os que lhe são enviados. Perseguem os profetas e ferem os seus pastores. Esse tipo de atitude irrita a Deus:
  • E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. 
  • ENCOLERIZAR-SE é ter raiva, ira.
Pelos seus frutos os conhecereis. Essa tal igreja, em 20 anos de existência, não passa de 40 membros.

Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos: 
O Senhor nunca retirou sua misericórdia. O banquete preparado para sua igreja nunca foi removido: “O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”.Isaías 55:1

Tenham cuidado com a substituição:
(Apoc. 3:11).
Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. 

E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.
Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. 

Ser crente é ter vida nova, vida moderada, vida na presença de Deus.
As vestes do servo e da serva do Senhor é aquela que lhe cubra a nudez, que revela compostura e dignidade. Andar expondo o corpo, as partes sensuais, é obra de pomba-gira, não do Espírito Santo.

Não há lugar para tal comportamento no Reino de Deus = “Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos”. Salmos 1:5

Se o Senhor nos fizesse a mesma pergunta, no meio de um culto: Amigo, como entraste aqui, sem tendo veste nupcial? Certamente que muitos ficariam calados, pois não haverá argumento que justifique a falta.

O que podemos afirmar é que o Senhor está procurando:
  • ADORADORES e não espectadores - (João 4:23, 24)
  • Servos com DISPOSIÇÃO para servir e não ser servido - (Lucas 6:46)
  • Servos que VALORIZAM mais as coisas de Deus – (Colossenses 3:2)
  • Servos com BONS TESTEMUNHOS – (I Cor. 4:1)
  • Servos FIÉIS e DEDICADOS – (I Cor. 4:2)
  • Servos que OBEDEÇAM a Deus – (Atos 5:29)
Que o Senhor nosso Deus tenha misericórdia de nós e nos dê a Paz.
Felicidades,
Pr Paulo Barreiros.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

                                                                   
                                                    
                                                                   REFLEXÃO


Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos. Salmos 143:5

1)- Lembro-me dos dias antigos:
·        Havia culto de oração;
·        Confissão de pecados e reconciliação;
·        Busca por santidade;
·        Respeito entre os irmãos;
·        valorização do ministério pastoral;
·        Louvores que causavam arrependimento e conversões de pecadores;
·        Reverência nos cultos;
·        Desejo ardente de uma vida com Deus.

2)- Considero todos os teus feitos:
·        Deus era considerado o SENHOR da Igreja;
·        Havia voluntariedade em servir, por gratidão a Deus;
·        O testemunho pessoal era o fator que mais chamava a atenção, pois se via nele a presença de Deus no homem.

3)- Medito na obra das tuas mãos: Pensar, refletir e aplicar.
O pensamento molda o caráter, dá asas à personalidade e determina o estilo de vida que levamos. Pois, nós somos o que pensamos!
·        Se pensarmos que somos super-homens, iremos achar que poderemos voar com uma espécie de roupa especial;
·        Se pensarmos no tamanho da ferida, iremos nos comportar como doentes;
·        Se refletirmos no que nos fizeram, iremos nos comportar como vítimas desfalecidas e carentes de atenção.

Por isso, meditar na obra das mãos do Senhor nos levará a refletir no que Ele já fez por nós e em nós. Isso irá nos proporcionar:
·        Desejos de melhorias;
·        Consertos e reconciliações;
·        Entrega pessoal e voluntária ao serviço do Reino de Deus;
·        Unidade nos ministérios da Igreja;
·        Crescimento espiritual e expansão da obra missionária.

Pense nisso!
Que o Senhor nos abençoe.

Pr Paulo Barreiros.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

MINHA OBRA DE ARTE!

Também sou um apaixonado pelo passeio nas águas dos rios e mar! Aprecio uma boa pesca e o degustar de um delicioso assado de peixe na brasa. Como diz o dito popular: "Também sou filho de Deus, né?".

Levou um bocado de tempo, mas consegui concluir o mais esperado objeto de auxiliar de pesca, o meu barquinho tão sonhado. Ele é constituído de 60% de isopor revestido com fibra de vidro. Espero que gostem!





Felicidades.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Meu pecado é: MASTURBAÇÃO

Olá amigos! Navegando pela internet encontrei este texto que muito me chamou a atenção. Achei que valeria a pena colocá-lo aqui. Acredito que poderá ajudar a muitos que vivem esse dilema terrível, o vício pecaminoso da masturbação.

Boa leitura!

"Digo, porém: Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito e o Espírito contra carne porque são opostos entre si; para que não façais o que porventura seja do vosso querer" (Gal. 6:16-17).

A Bíblia fala que é melhor casar do que se abrasar. No entanto, se pressupõe ai que se está namorando ou noivando alguém, se esteja abrasado com essa pessoa e, aí sim, deve se casar com ela, se essa for a vontade de ambos e acima de tudo e se houver amor. Se você não ama, não deve se casar. Melhor que acabe o relacionamento, uma vez que a Bíblia também diz que se seu olho (ou namorada, ou noiva) te faz pecar, melhor arrancar o olho e entrar no céu caolho do que ir pro inferno com a visão perfeita.

 Casar apenas para deixar de se masturbar não parece uma boa idéia. O ideal é você cessar com esse hábito antes de se casar. Sua vida espiritual vai melhorar, e com certeza, você será um melhor marido. Afinal, que esposa gostaria de saber que seu marido tem seus melhores momentos sexuais quando está sozinho, pensando em... Sabe-se lá - quem?

A masturbação é um pecado como qualquer outro. Se há arrependimento sincero e você pede perdão a Deus, você está perdoado. Só que não termina aí. Para que ele não se repita você deve crer sinceramente que quando aceitou a Cristo foi liberto do poder e das garras do pecado. No entanto, a vontade vai continuar, porque a vontade de pecar é inerente ao ser humano. A carne milita contra o Espírito. E é contra essa vontade da carne que você deve lutar e vencer em Cristo. Porque a verdade é essa: Cristo já venceu o pecado por você! Aleluia!

Vamos recapitular. Quando você pede perdão a Deus (isso se estiver realmente arrependido; se for remorso, não serve. O remorso não inclui o desejo sincero de não repetir o pecado, apenas a culpa por tê-lo cometido. Já o arrependimento, sim.) você está perdoado e o diabo não pode mais acusá-lo pelo que você fez. Você está limpo. Mas como não voltar a pecar?

Quando aceitamos a Jesus, o Espírito Santo de Deus entra em nossa vida e dentro de nós. E ele dá em nós o seu fruto. "Mas o fruto do Espírito É: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio." (Gal.5.22-23) E cada um desses itens é um gomo do fruto do Espírito Santo. Cabe a você escolher o que vai comer.

Para vencer a vontade de se masturbar, você deverá utilizar seu domínio próprio. Ele já existe dentro de você. A vontade é como dois cachorrinhos que se possui. Um, o cachorrinho branco, é um bom cãozinho, obediente e fiel. Ele não dá trabalho a seu dono, só alegrias. O outro, um cachorrinho amarelo, é um cãozinho mau, perigoso e arisco. Ambos seguram uma corda entre si, como num cabo de guerra. Se você der comida ao amarelo mais do que ao branco, quando esse puxar a corda, por mais que o cãozinho branco faça força não poderá deter o puxão do outro, forte e bem nutrido. Ele sucumbirá. O cãozinho mau vencerá.

A mesma coisa acontece com sua vontade. Você tem a vontade de fazer o que é bom e reto aos olhos do Senhor. No caso, não se masturbar ou ficar excitado todas as vezes que vê uma mulher bonita. Mas existe a sua outra vontade, de ter prazer com a masturbação, aquela que diz que você é fraco e é impossível lutar contra sua carne. 

Se você quer vencer essa vontade, tem de alimentar-se do que é bom:

1º. Estudando a Palavra de Deus (em casa e no culto).

A fé vem pelo ouvir, e o ouvir a Palavra de Deus. Por isso, é muito importante que você vá regularmente à igreja e continue estudando a Palavra de Deus em casa. Quanto mais você ler e compreender a vontade maravilhosa do Senhor para sua vida, o tamanho de Seu amor, a extensão de Sua misericórdia e a certeza de sua vitória em Cristo, você estará apto a vencer a tentação e não atender à vontade da carne. Não só porque é pecado, mas acima de tudo porque você não irá querer decepcionar um Deus tão maravilhoso como esse.

2º. Vigiando.

 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt.26:41). Pois é, nós somos fracos mesmo! Forte é Cristo, e é em Cristo que devemos buscar forças para vencer as tentações e vigiar. Porque o diabo e a nossa carne só estão esperando uma brecha para agir em nossas vidas. Vigiando e orando, o espírito (o cãozinho branco), que já está pronto, poderá sair vitorioso em mais essa, para glória do nome de Jesus. Vigie para quem você olha. Com que intenção você olha. Por que a intenção - ainda que você diga que não existe, está ai. Porque você acha que só se excita quando olha para meninas? E por que não para as velhinhas? Vê a diferença?

3º. Orando.

 “E, da mesma maneira, também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir, como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós, com gemidos inexprimíveis”. “E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que, segundo Deus, intercede pelos santos." (Rom. 8:26 e 28)
Leve ao Senhor suas ansiedades, medos, tentações e fracassos. Apresente ao Senhor suas necessidades e sua vida. Ele está de ouvidos e braços abertos para ajudar-nos no que precisarmos, apenas é preciso pedir. Vigie, mas não cesse de orar e buscar a vontade de Deus para sua vida e o modo de realizá-la em você. O Senhor atende àqueles que o buscam, por isso, busque incessantemente ao Senhor.

4º. Pensando nas coisas do alto.

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo que é justo, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." (Fil.4:8) Mantenha seu pensamento nas coisas de Deus e em assuntos sadios. Pensar em como é bom se masturbar, como é bom ter sexo, como é atraente a garota que passa e como fulana é maravilhosa e como eram suas noites quando casado, não vão ajudar em nada. Se esses pensamentos chegarem à sua mente, ocupe-se fazendo algo saudável. Leitura da Bíblia, apalavras cruzadas, ligar para um amigo para um bate papo saudável, ouvir um CD de louvor ou lavar o carro, tudo é válido. O Senhor já venceu a batalha para você, mas você tem de fazer a sua parte. Não pode dar brecha.

5º. Ocupando seu tempo com algo produtivo.

Parece óbvio, bem como aquela frase antiga: "mente vazia, oficina do diabo". Pois é, mãos vazias também é oficina do diabo. Ocupe seu tempo. Se você costuma se masturbar toda noite, enquanto vê a TV, ou durante o banho, preencha os seus momentos livres de tal forma que não sobre tempo, lendo a Bíblia, navegando na Internet (fique longe de sites pornográficos e afins), lendo um livro cristão, fazendo exercícios, tomando um banho frio e cantando debaixo do chuveiro, ou vá ao supermercado... Faça o que for preciso para se manter ocupado. Arranje tantas coisas para fazer que no final do dia, você só terá vontade de orar e dormir. Se você estiver ocupado o bastante, você poderá até querer se masturbar, mas não terá tempo.

6º. Usando o "Só por hoje".

Os alcoólatras anônimos tem um frase muito boa para se manter longe da bebida. Quando sentem muita vontade de beber, eles dizem assim: só por hoje não beberei. E não bebem. O amanhã, que a Deus pertence, não os preocupa. Só o hoje. Pois bem, faça o mesmo. Quando seu corpo disser a você que precisa muito se masturbar, diga a si mesmo: Só por hoje não vou me masturbar. "Engane" sua carne dizendo que não o fará hoje, mas quem sabe amanhã? E no dia seguinte, diga a mesma coisa para ela... Infinitamente.

7º. Clame ao Senhor.

Todas as vezes que você estiver prestes a se masturbar (e já tiver tentado todos os itens acima), faça o seguinte... Antes de masturbar, dobre os joelhos e fale com Deus. Não se desculpe ou peça perdão pelo pecado que você vai cometer, não, mas fale ao Senhor de sua dificuldade em lidar com o pecado e de como você se sente fraco e de como você precisa de sua ajuda. Dobre os joelhos e clame. Clame pelo sangue de Jesus vertido na cruz, sua força ilimitada, seu consolo constante. Peça a Ele que te dê forças, abra seu coração, confesse sua fraqueza e todos os seus desejos impróprios e confie que Deus lhe dará forças para vencer a tentação. Depois de alguns bons minutos de oração e clamor a Deus, você estará pronto para lutar e vencer a tentação de se masturbar.

 “E os que estão em Cristo Jesus crucificaram a carne, com suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito
". (Gal.6:24-25)

(Escrito por Alessandra de Oliveira)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ACONTECEU COMIGO



Hoje um Garrincha, um pássaro bem pequenino, bateu violentamente no vidro da porta do corredor do meu prédio, no meu andar.
Foi minha filha quem me falou para eu ir ver, pois ela estava temerosa de que ele voasse e se machucasse mais. Fui. Eu me aproximei, fiquei pertinho dele, e ele não se mexia. Respirava com dificuldade e estava com o bico aberto.
Peguei um pano, coloquei sobre ele e ele nada.
Apanhei-o junto com o pano, com todo o carinho, levei-o para dentro de casa e pedi à minha filha que desse água para ele, ao que ela perguntou:
"Como vou dar de beber para esse pássaro?"
"Fácil", falei. "Derrame delicadamente no biquinho".
Assim ela fez. Ele engoliu a água e balançou a cabeça. Fechou por alguns segundos o bico e voltou a abri-lo. "Dê, novamente, a água". Ele bebeu e fechou o bico.
Levei-o, junto com o pano que o agasalhava, para a janela do meu quarto. Com bastante cuidado, coloquei-o em um vaso que está na janela, tirei de cima dele o pano que o aquecia, deixei o passarinho totalmente descoberto e fiquei passando, vagarosamente, o dedo em sua cabeça. Ele olhava para mim, fechava os olhinhos e ficava quietinho.
Por minutos infindáveis, ficamos os dois ali. Eu o acariciava e ele recebia, de bom grado, o carinho.
Fiquei olhando para aquele bichinho tão pequenininho, tão indefeso, e agradeci a Deus por ter sido eu a pegá-lo. Quem sabe o que faria uma criança se o encontrasse?
Fiquei ali, embevecida, acariciando-o, olhando o Garrincha que fechava os olhos como se fosse tirar uma soneca. Suas pálpebras desciam vagarosamente, permaneciam por alguns segundos baixadas e voltavam a abrir em câmera lenta!
"Descanse um pouco", eu lhe disse. "Quando recobrar suas forças, bata suas asinhas e volte para casa".
Num último gesto, passei novamente o dedo sobre sua cabeça. Ele fechou os olhos.
Saí, voltei para o meu computador.
Bem mais tarde, quando me lembrei do passarinho, fui até à janela. O pano estava vazio! Ele havia voado de volta para o lar!
Obrigada, SENHOR, por esse momento de total enlevo!


(Escrito por Edna Barreiros)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PROSSIGA PARA O ALVO SEM OLHAR PARA TRÁS



Hebreus 6:1-9

  1. Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
  2. E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
  3. E isto faremos, se Deus o permitir.  
REINO DE DEUS É CRESCIMENTO, MATURIDADE, PRODUTIVIDADE – NINGUÉM DEVE FICAR PARADO EM UM MESMO PATAMAR. É PRECISO SUBIR OS DEGRAUS DA MATURIDADE CRISTÃ: PROSSEGUIR PARA O ALVO SEM OLHAR PARA TRÁS.

Não é tempo de ficar pregando a mesma mensagem; cuidando dos mesmos problemas, das mesmas manias que atrapalham o bom andamento do ministério pastoral. Li certa vez que 70% da fadiga pastoral é conseqüência dos cuidados para com pessoas problemáticas, imaturas e atrofiadas.

  1. Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo.
  2. E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
  3. E RECAÍRAM, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
ERRAR EM CERTAS DECISÕES E ESCOLHAS PODE ATÉ NÃO SER MOTIVO DE TANTA CENSURA, MAS PERMANECER NA PRÁTICA DO ERRO, AÍ JÁ É DEMAIS.

Cair e levantar é assunto que só combina com os alcoólatras.  No Reino de Deus é diferente: deve levantar-se uma única vez e seguir progressivamente a caminhada sem olhar para trás. Há uma jornada a ser completada, na qual não se pode perder tempo com coisas pequenas.

Tem gente demasiadamente ocupada com coisas vãs, ao passo que as maiores ficam para depois, ou sabe-se lá Deus quando! Há um alvo a ser alcançado: a salvação de nossas almas através do lavar regenerador no sangue precioso de Jesus Cristo.

Costumo dizer que salvação está no sentido de “permanecer salvo” - Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Eclesiastes 9:8;
Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.Apocalipse 3:4.

  1. Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
  2. Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
VIVER SOMENTE DE RECEBER BÊNÇÃOS E SEM PRODUZIR NADA PARA DEUS, NÃO É SABEDORIA.

Quando NÃO se ocupa com projetos que valem à pena, como o crescimento espiritual, a visão acaba se tornando ofuscada ao ponto de chegar à cegueira espiritual. É necessário um trabalho, mesmo que árduo, para manter a alma limpa de certas imperfeições adquiridas no dia a dia.


Conheci pessoas que viveram e morreram no cabo da enchada. Nunca mudaram seus hábitos. Nunca objetivaram por coisas maiores. Falta de visão!
Certa vez fui ao hospital com um pedreiro que trabalhava na construção do templo da nossa igreja, para buscar sua esposa que ganhara bebê. Era um bebê moreno e bonito!
No caminho de casa, perguntei-lhe o que havia planejado para o futuro daquele bebê. Sua resposta foi de acordo com a visão que possui: "Ora, ele vai ser pedreiro, né?"

Se não sonhar com coisas grandes, o sono nunca será de descanso. Pense nisso!

  1. Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
DESDE OS TEMPOS APOSTÓLICOS, A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE DEUS ESPERA DE NÓS COISAS MELHORES. FAÇA O MELHOR PRA DEUS; DÊ O MELHOR DE VOCÊ PARA DEUS.

Isso você conseguirá fazendo investimentos de melhorias em sua própria vida. Exercita-te no crescimento, na perseverança, na oração, no jejum, vigilância, etc.

É comum ouvirmos falar de pessoas que começaram e não perseveraram. Às vezes, por questões tão insignificantes. Isso é coisa de quem não tem compromisso nem consigo mesma, infelizmente. Mas, Deus espera coisas melhores de nós. Você já pensou nisso?

Ainda há oportunidade. Não espere que Deus venha agir por você. Saiba que Deus age dentro do que você elaborou através da sua fé.

Não olhe para trás;
Não fique parado;
Não desanime.

O SENHOR ESPERA COISAS MELHORES DE VOCÊ.

Felicidades,

Pr Paulo Barreiros.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

NÃO TENHO NINGUÉM QUE ME AJUDE


O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. João 5:7

Vivemos dias muito difíceis! Tempo de exclusividade e individualismo. Vale o que mais tem, enquanto isso, o pobre conta com a sorte, e quando muito, migalhas jogadas por pessoas inescrupulosas e irreverentes, sem compaixão e sensibilidade. Comparando ao que determina a bíblia, estamos em meio a uma geração desafetuosa: “Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra”. (Deuteronômio 15:11)

O tempo gasto ao lado do tanque Betesda era demasiado. Se ele sabia que ninguém o colocaria naquela água, porque a insistência em permanecer ali?

A necessidade às vezes nos faz fazer coisas que não faríamos.
Uma pessoa necessitada de assistência é capaz de permanecer no mesmo lugar por longos anos, acostumando-se às poucas moedas que lhe são lançadas aos pés. Quando se pode, faz. Mas, no contrário é preciso esperar, mesmo que contra a esperança.

De acordo com o relato bíblico, esse homem não olhava as circunstâncias, mas o mover das águas que se agitava uma única vez por dia, quando assim descia o anjo.

Esperar uma hora já é estressante, quanto mais 38 anos! Significa que ele ficou ali por 13.870 dias sem se quer experimentar o toque do anjo trazendo-lhe a cura.  Isso vai contra todos os princípios de limites da paciência de um ser humano. Amargura, angústia, desespero e depressão deveriam ter causado muitos danos à sua alma. Porém, ele permanecia lá.

a) - Pessoas colocam suas esperanças em imagens = idolatria
b) - Pessoas colocam suas esperanças em anjos = anjolatria
c) - Pessoas colocam suas esperanças em homens = antropolatria 
d)- Mas, há pessoas que colocam suas esperanças em Jesus Cristo = fé sobrenatural.

Jeremias 17:7-8 - Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

Pelo que dá a entender, esse paralítico não esperava a ajuda humana. Veja com atenção a sua fala: ... Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque;...

Quando alguém tem um encontro com o Senhor Jesus Cristo, essa vida nunca mais será a mesma.

Se trinta e oito anos foi de espera, o encontro com Jesus Cristo foi determinante para um futuro de felicidade e realizações vitoriosas. Assim é para com todos, sem acepção.

Não creio na doutrina da predestinação. Isso iria contra todos os princípios da misericórdia e Graça salvadora que há em Cristo Jesus.
Não creio que Deus criou um homem para entrar na salvação e criou outro para a perdição eterna.

O homem é um ser responsável pelos seus atos: Se é capaz de semear, também é capaz de colher. Semeando ódio, colhe-se dor. Semeando pecado, colhe-se morte.
Não importa quanto tempo você está a espera de um milagre, mas importa como você está esperando. Não desista, 38 anos vai muito além que 38 dias. Pense nisso!

Que o Senhor te abençoe.

(Texto de: Pr Paulo Barreiros)