sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

BATALHA ESPIRITUAL



Fala-se muito em “Batalhas Espirituais” hoje em dia. Porém, o que tenho observado é que, viver nesse mundo como um representante do Deus Vivo já é uma verdadeira batalha espiritual.

Durante esses 33 anos de ministério pastoral, pude conhecer centenas de pessoas que caíram no campo de batalha por não saberem como realizar o bom combate.

Ontem, levado pelo Espírito Santo, conduzi a igreja para um despertamento, quanto ao sentido dessas lutas constantes, as quais os crentes vêm enfrentando e perdendo terreno por lhes faltar o entendimento. Foi uma noite e tanto! Deus realizou ali uma obra maravilhosa no coração do povo.

Então resolvi compartilhar com vocês, leitores do meu blog “Toque de Sabedoria”.  

EXISTEM 3 NÍVEIS DE BATALHAS ESPIRITUAIS QUE ENFRENTAMOS NO DIA A DIA.

Essas lutas são ferrenhas e constantes e delas não nos livraremos, enquanto estivermos abitando nesse corpo carnal, a nossa casa terrena.

Então, vamos lá.

1ª batalha: “Batalha espiritual contra a carne”

Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17

Reparem que a CARNE GUERREIA contra o ESPÍRITO SANTO. E o Espírito Santo guerreia contra a carne. Então, não é difícil de entender que esses dois são INIMIGOS.

É uma guerra terrível, porque a carne quer conduzir o cidadão para a morte, enquanto que o Espírito Santo quer leva-lo para a Vida.
Sendo assim, para um crente inteligente, a escolha ideal é ficar do lado daquele que produz vida, o Espírito Santo.

Talvez você diga: “Mas pastor Paulo, eu já estou do lado do Espírito Santo. Ele habita em mim”. Então segura aí! Como o apóstolo Paulo recomendou aos crentes a examinarem a si mesmos para terem a certeza que o Espírito Santo habitava neles, eu quero lhes dar uma dica fácil para esse exame pessoal. Vejam o versículo abaixo:

Porque os que são guiados segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são guiados segundo o Espírito inclinam-se para as coisas do Espírito. Romanos 8:5

Então é o seguinte: Se você já sabe o que a carne é capaz de produzir, fica fácil de saber se você é conduzido por ela. Eu só quero dar um pequeno exemplo. Se você tende a praticar alguns atos contra o ser humano, como desprezo, irritabilidade, bate boca, contenda, inimizade, desonestidade, mentiras, e etc. é sinal que o governo que te rege é a CARNE. Entendeu?

Mas, o versículo abaixo nos trás o segredo da vitória sobre essa batalha: 

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”.  Gálatas 5:16

NOTA: Andar em Espírito é andar segundo a vontade do Espírito, seguido de oração e jejum. Assim, quem anda sob oração e jejum não se inclinará para os desejos desordenados da carne, sabe por quê? Porque eles encontram o favor do Espírito de Deus. Essa é uma das áreas em que o Espírito Santo atua. Ele ajuda o crente a se santificar cada vez mais. Aleluia!

Então, O SEGREDO PARA VENCER A BATALHA CONTRA A CARNE É: 
"SUJEIÇÃO AO ESPÍRITO SANTO COM ORAÇÃO E JEJUM"

2ª batalha: “Batalha espiritual contra o mundo”

Essa é a segunda batalha que todo servo do SENHOR enfrenta diariamente.
A bíblia diz o seguinte:

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16

Vejam que a Palavra de Deus nos adverte severamente sobre tornar-se amigo do mundo. Isso é uma coisa muito séria!

Já pastoreei pessoas que, apesar de cantarem na igreja e estarem presentes nos cultos, não conseguiam viver uma vida de santidade. Volta e meia viam-se emaranhados com coisas do mundo, principalmente em épocas de eleições políticas. Elas possuíam uma grande facilidade de se corromperem, ou se envolverem em outros tipos de desequilíbrio espiritual.

O apostolo Paulo se referiu ao DIABO como o deus do mundo: ele tentou alertar aos irmãos de Corinto a esse respeito, para que eles tomassem cuidado com esse deus das trevas, o qual tem uma estratégia gigantesca de enganar as pessoas: 

“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus2 Coríntios 4:4

Eu entendo que incrédulos não se refere apenas aos que estão fora do Caminho da Salvação, mas também àqueles que estão nele e não andam segundo as normas que os mandamentos do Senhor estabelecem. Tem nome de que vive, mas está morto!

E para melhor compreensão, vejam isso: 

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4

Você já parou pra pensar se você é um inimigo de Deus?

A coisa tá meio apertado por aí, né?

Então, tenho para você uma boa notícia: Leia com atenção o versículo abaixo:

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. 1 João 5:4

Se tem uma coisa que eu sempre cobro da igreja que pastoreio, é o andar de acordo com a FÉ. Ela tem uma capacidade tremenda de mudar os nossos costumes, linguajar, vida social e até mesmo nossa aparência. Jesus disse que, primeiro nós somos lavados por dentro e posteriormente ficaremos limpos também por fora.

Quero lhe dizer com isso que:

O SEGREDO PARA VENCER O MUNDO É:
“VIVER O NOVO NASCIMENTO”
Isso quer dizer: Conversão genuína.

3ª batalha: “Batalha espiritual contra o diabo”

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (I Pe 5.8).

Êta Deus maravilhoso, esse nosso! O inimigo tá furioso, soltando fogo pelas ventas, porque somos cidadãos do céu. Maravilha!

Veja que o diabo anda ao redor e rugindo como leão, cheio de raiva, cólera e fúria. Mas, não há o que temermos, já que andamos com Deus e temos o Espírito Santo habitando em nós.

Mas é bom saber de uma coisa:

O diabo usa de 3 estratégias para engar as pessoas: 

Observe que o versículo diz que ele procura alguém a quem possa devorar.

Primeiro: satanás deseja que as pessoas não creiam na sua existência.
  •    É por isso que existem pessoas que acreditam que o diabo é um mito inventado pela religião. Enquanto as pessoas acharem que ele não existe, fica fácil para ele articular e aplicar o intento destruidor sobre os incautos dessas pessoas: Vidas destruídas pela raiva, casamentos desfeitos, famílias destruídas, adultérios, mortes causadas por uso de drogas, doenças sexuais que levam à morte, violências, pedofilia, prostituição. e etc;

Segundo: satanás coloca uma lente de aumento em si mesmo para criar uma imagem gigantesca a seu respeito e provocar medo nas pessoas.

É por essas e outras que muitos têm uma atitude medrosa para com o inimigo, e atribuem a ele uma certa fama que os levam a viverem cheias de MEDO.

É bem provável que, se durante um culto ao Senhor, um demônio se apossar de uma pessoa, algumas outras sairão correndo para fora do templo ou ficarão recuadas enquanto os obreiros façam seus trabalhos de repreensão. Isso é sinal de medo.

É importante lembrar que, os que estão em Cristo são novas criaturas e que o cão é apenas um cão. Entendeu? O que está em nós é maior.

E em terceiro: satanás deseja que os crentes  vivam despreocupados.

Muitos sabem da sua existência, porém vivem de uma forma relaxada, displicentes, sempre próximos das fronteiras do inimigo, como se o inimigo não existisse.

Quero apenas lembrar que o diabo nunca brinca de ser diabo. Ele jamais deixará de exercer seu ódio contra aqueles que confessam a Jesus como SENHOR de suas vidas. Então, como Jesus disse: Estejam alertas e vigiem sempre. (I Pe 5.8ª).

NOTA: A batalha contra o diabo se dá da seguinte forma:

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.  Tiago 4:7

Sujeitar-se a alguém é estar debaixo do seu governo. Resistir a alguém é enfrenta-lo frente a frente.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago 4:8

Quem se sujeita a Deus, se achega a Ele. E quem se aproxima de Deus, passar a andar com Ele, e se limpa e se purifica. Porque é impossível andar com Deus estando sujo. 

NOTA: Duplo ânimo está no sentido de uma pessoa ter a capacidade de fazer o que é certo, e da mesma forma também, de fazer o que é errado.

Por tanto,

O SEGREDO PARA VENCER O DIABO É:
“ANDAR COM DEUS , LIMPANDO-SE E PURIFICANDO-SE” diariamente.

Quem se santifica, de Deus se aproxima.


Felicidades,

E que o SENHOR te abençoe.

Pr Paulo Barreiros.