“O perdão é a ferramenta que Deus usa para restaurar relacionamentos” (Pr Ismael R Carvalho)
“Perdoar é permitir que o outro entre novamente na história de sua vida.” (autor desconhecido).
Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, não vos perdoará as vossas ofensas. (Mc 11.26)
A capacidade de perdoar é uma das grandes virtudes de um ser humano, principalmente para os cristãos.
Um pensador disse: “A vingança nos torna iguais ao inimigo; o perdão faz-nos superiores a ele.”
Realmente perdoar é um gesto feito por gente de boa estatura espiritual, gente amadurecida por Deus.
Perdoar não é fácil, mas é necessário. Um cristão deve saber que o perdão faz parte do “pacote”, vem junto com a fé, com a salvação, e não é possível excluí-lo.
Temos aprendido que o perdão é uma questão de obediência a Cristo, uma questão de decisão, de escolha pessoal, e nunca uma questão de sentimentos.
Encontramos pessoas que dizem: “Gostaria muito de perdoar, mas não consigo, pois meu coração está sangrando”.
Veja aí o erro acontecendo. Mágoas e ressentimentos são coisas do coração, e a Bíblia nos ensina que o nosso coração é enganoso, então porque eu deveria me orientar por ele?
Acredito que devo dirigir a minha vida mais com a razão do que com o coração.
O perdão não deve ter a sua origem no coração, mas na razão. Quando eu escolho perdoar alguém, verbalizo isto para que o mundo espiritual saiba dessa minha decisão, e digo àquele que me ofendeu que eu o perdoo e pronto, está perdoado.
Quanto ao sentimento é o Espírito de Deus quem vai curar o coração para que não sangre mais, de maneira que quando vier à lembrança do ocorrido não haverá mais dor.
Aquele que foi o ofensor deve pedir perdão e fazer uma promessa de que irá se esforçar para que aquele erro não aconteça mais.
Uma vez perdoado, é necessário que uma pedra seja colocada sobre o fato e não ficar remoendo coisas já resolvidas.
Rancor e ódio não vão gerar cura para a alma, mas o perdão é capaz desse milagre.
Quando não há o perdão entre as pessoas, elas ficam aprisionadas. Lembre-se da parábola que Jesus contou (Mt 18:23-35), onde um devedor foi perdoado de sua grande dívida, porém ao encontrar alguém que lhe devia uma pequena quantia , não foi capaz de perdoá-lo e mandou encerrá-lo na prisão. Acontece que quando o que lhe perdoou ficou sabendo disso, irritou-se e voltou atrás e mandou prendê-lo pela sua grande dívida.
A justiça sendo feita pode até amenizar o ódio, mas não promove cura. Mas o perdão, esse sim, ele nos faz livres e de consciência limpa e serena, é o único remédio para uma alma ferida.
Geralmente queremos vingança ou justiça quando o outro erra, mas queremos misericórdia quando erramos.
Mas o Senhor nos ensina que, se queremos misericórdia quando erramos, temos que usar dela para com aquele que nos fere também.
Quando eu me nego a usar de misericórdia para com o meu próximo, estou perdendo o direito de querer que o Senhor use de misericórdia para comigo.
Erros praticados e já tratados pelo perdão não devem ser trazidos à memória novamente.
Não podemos fazer registros de erros para jogar no rosto do outro, não; um cristão não faz isto.
O PERDÃO É O GRANDE E ÚNICO REMÉDIO PARA OS RELACIONAMENTOS.
Fique na Paz.
Achei seu blog quando procurava algo sobre "ferida mortal q foi curada"e aí fiquei horas lendo as postagem q muito me edificou,mas essa sobre perdão era a resposta de oraçoes q vinha fazendo,pois tenho difícil relacionamento com uma irmã q ja declarou a mim sentir inveja,e cerca de dois meses me agrediu fisicamente ao ponto de me desnudar na rua.
ResponderExcluirE meu coração fechou se para ela me fazendo sofrer e temer,e eu então dizia q quando eu sentisse meu coração se abrir eu a procuraria,mas agora eu decidi mudar isso.
Deus o abençoe sempre!