sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O FIM VEM!

Leitura: Lucas 17:26-30

E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.
Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.
Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;
Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.
Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.

Jesus deixa aqui um alerta muito importante para nós, com respeito à promessa de sua vinda: “Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias da sua vinda”.

No tempo do dilúvio, os dias haviam alcançado o nível máximo de tolerância, por parte de Deus. Para nós é impossível imaginarmos como um Deus eterno, cheio de compaixão, misericórdia, amor e tão manso, poderia dizer que não poderia mais suportar as iniquidades do povo daquela geração. Creio que o nível do pecado havia chegado alcançado o limite máximo.

Porem, quanto ao dia-a-dia daquela geração, os seus costumes e praticas talvez não esteja diferente do tempo em que vivemos. Ao olharmos os noticiários, o que vemos e ouvimos é extremamente intolerável.

Na época em que veio o dilúvio, povo vivia comendo, bebendo, casando-se e sendo dando em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio e as águas destruiu a todos.

Será que em alguma outra época houve um juízo de Deus, de forma destruidora? Houve sim. A bíblia nos fala das cidades de Sodoma, Gomorra e as cidades vizinhas. Esse foi o tempo de Ló. Aconteceu a mesma coisa naqueles dias. O povo estava comendo e bebendo, comprando e vendendo, plantando e construindo. “Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e os destruiu a todos.” (Lc 17:26-29).

Esta passagem bíblica mostra que tudo ia bem até as pessoas serem pegas de surpresa por um juízo de morte.

Comer, beber, comprar, vender, plantar e construir são coisas que eu e você fazemos, porque acreditamos que amanhã ainda estaremos aqui. Se soubéssemos que o mundo iria acabar hoje, qual seria a nossa reação? Qual seria a sua reação? Certamente que dispensaríamos os pedreiros que constroem nossa casa, os agricultores que plantam a nossa comida e cancelaríamos nossas compras, porque não teríamos o apetite. Seria um caos para todos.

É só uma suposição. Porém, o mundo pode não acabar hoje, mas pelo que vemos e ouvimos nos noticiários todos os dias, antes que você acabe de ler esta mensagem, acredito que mais de 300 pessoas terão partido desta vida. No final do dia, mais de 100 mil pessoas terão passado para a eternidade sem Deus.  Isso é um fato!

Ao descrever os dias de Noé, Jesus fala de comida, bebida e casamentos, atividades tão antigas quanto o homem, mas que sempre foram corriqueiras.  

E quando Jesus fala dos dias de Ló, séculos depois do diluvio, outras atividades são mencionadas: as pessoas compravam, vendiam, plantavam e construíam.  Isso quer dizer que tudo que tem envolvido a vida do homem na terra está em volta de si mesmo. O ser humano sempre buscou viver para si, ao passo que Deus o fez para sua Glória.

o ser humano perdeu-se na sua jornada e passou a viver a inversão de valores, onde o certo é errado e o errado é o certo.

Se existirem pessoas que acham que falar de morte e fim do mundo é pressão psicológica, eu acredito que essas pessoas terão um final de carreira muito trágico. Porque está escrito que ao homem está determinado apenas um nascimento e uma morte, depois disso vem o juízo. Isso é um fato.

Caso queira redimir-se desse raciocínio, saibam que Deus oferece uma rota de escape.

O apóstolo Pedro, quando escreveu a 2ª carta apostólica, ele deixou um recado para todos nós no capítulo 3:5-12:  Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.

Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio,
Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.
Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,
Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?

Então, é isso aí, amados por Cristo! Antes que venham os dias nos quais diremos que não temos neles prazer, levantemos nossas cabeças e olhemos para o autor e consumador da nossa fé: JESUS CRISTO, o filho do Deus Vivo.

Saiamos em busca da sua presença, e permaneçamos na sua companhia. Pois assim, não seremos apanhados de surpresa, como sucedeu no dilúvio e também nos dias de Ló.

Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário