quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

QUANDO DEUS MANDA NÃO HÁ DESCULPAS,

É MELHOR OBEDECER


”Vem, pois, agora;  e eu o enviarei ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas” – Ex 3.10

Introdução:

A maioria de nós apresenta DESCULPAS para não fazer a vontade de Deus. 
Esse trecho da história de Moisés revela exatamente isso:

O PRIMEIRO ARGUMENTO PRA NÃO FAZER O QUE DEUS MANDA É: “EU NÃO SOU CAPAZ”.  

Moisés pergunta: Quem sou eu? (Êx 3.11).

Moisés tinha um complexo de inferioridade tão grande que pensou que Deus havia escolhido o líder errado. Qualquer complexo inibe toda possibilidade de alguém se levantar e se tornar valioso.

Muitas pessoas deixam de cumprir os papéis que Deus lhes reservou porque se julgam incapazes.

Mas Deus não busca pessoas autoconfiantes, diplomadas e auto didáticas; pelo contrário, Ele busca pessoas que queiram depender Dele.

Deus respondeu pra Moisés: “Não importa quem você é ou deixa de ser, o que importa é que Eu sempre estarei com você”. (Ex 3.12).

O SEGUNDO ARGUMENTO PARA NÃO FAZER O QUE DEUS MANDA É: EU NÃO TENHO CONHECIMENTO. 

Moisés pergunta: Quem é você? (Ex 3.13).

Moisés sentiu falta de conhecimento e de intimidade com Deus. Ele não o conhecia suficientemente bem para descrevê-lo ao povo. Essa é uma das grandes dificuldades que tenho visto em nossos dias, pessoas se tornando inúteis e ociosas no Reino, porque lhes falta o conhecimento de Deus.

Deus responde: Eu Sou o que Sou. Eu Sou sempre presente. Eu Sou tudo que você precisa. (Ex 3.14).

O TERCEIRO ARGUMENTO PARA NÃO FAZER O QUE DEUS MANDA É: "O POVO É DURO DE CORAÇÃO".

Moisés disse: Eles não acreditarão em mim, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. Êxodo 4:1 (Ex 4.1).

Moisés tinha medo de ser rejeitado pelas pessoas. Moisés tinha na alma uma grande ferida que não cicatrizava. O sentimento de ser rejeitado ao nascer e jogado nas águas do rio, fez com que ele se tornasse um homem infeliz, mesmo tendo sido criado em meio a grandes regalias do palácio, sua alma havia armazenado a dor da perda maternal. A falta do conhecimento de Deus fez com que Moisés ignorasse o convite de Deus: “Venha a mim” e Eu te enviarei a faraó (Êx. 3:11). 

Ninguém poderá sair por aí realizando a obra de Deus sem antes ir a Ele. É preciso ser curado, liberto e transformado primeiro.

Preocupou-se mais com o que as pessoas pensariam dele do que com a libertação que Deus estava oferecendo ao povo.  

Moisés se esqueceu de que Deus sabe todas as coisas. Esqueceu-se, também, que os planos de Deus jamais falham.

O QUARTO ARGUMENTO PARA NÃO FAZER O QUE DEUS MANDA É “EU NÃO SEI FALAR”.

Moisés afirma: “MANDA OUTRO EM MEU LUGAR”. (Ex 4.10-15).

Essa desculpa de Moisés não era um sinal de humildade ou reconhecimento da própria incapacidade; era, na verdade, um ato de INCREDULIDADE na providência divina.

Jesus não chamou apenas diplomados para sua equipe apostólica, como foi o caso do médico Lucas, chamou também iletrados como Pedro. E esse, mesmo sendo um simples pescador, sobressaiu-se a todos. Foi o que mais falava. Sua fala era tão parecida com a do Mestre que foi identificado entre os refugiados à beira da fogueira: “Sua fala te revela que você estava com Ele” (Mateus 26:73).

Êxodo 4:10: Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.

Moisés tenta de todas as maneiras dizer para Deus que não quer mudar: “Eu nasci assim, eu cresci assim e vou morrer assim”. Síndrome de Gabriela! Por essas e outras é que muitos estão sofrendo dentro das igrejas sem receberem a cura da alma. É como dizem: “Quem quiser vai ter que me aceitar do jeito que sou; Deus me ama do jeito que sou; Não importa o que irão pensar de mim, eu sou assim mesmo e pronto!”

Infelizmente, esse tipo de argumento fere os princípios de Deus, o qual oferece ao homem o convite para ir a Ele e beber da água da fonte da Vida para ser transformado.

CONCLUSÃO:

Depois de todas as desculpas, Moisés acabou aceitando a vontade de Deus e fez o que Ele lhe pediu.

Às vezes, também, não queremos fazer o que Deus manda. Isto é sinal de que temos dificuldades em obedecer à voz do Senhor. 

Se Ele não aceitou as desculpas de Moisés, como poderemos pensar que aceitará a nossa?

Pense nisso! E o Senhor Jesus te abençoe!




sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

PRIORIZE A SALVAÇÃO


Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Mateus 16:26

Introdução: Nossa alma é mais valiosa do que qualquer coisa. Mesmo se pudéssemos ajuntar todas as riquezas que há no mundo inteiro, nossa alma é ainda mais valiosa.

Como perdemos a alma? É mais fácil do que muitos pensam! 

Vou enumerar 3 itens que identificam PERIGO prestes à ruína espiritual:

  1. NÃO FAÇA DA SUA VIDA O QUE VOCÊ BEM ENTENDER: 
·        
     Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; (Veja que Deus não interfere nas decisões que tomamos durante a vida). Sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. (Observe que Deus trará a juízo os resultados das nossas decisões). (Eclesiastes 11:9). Portanto, quanto seguimos a nossa própria vontade, menosprezando a vontade de Deus, corremos um grande perigo de cairmos no precipício.
·       
        Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:1).
     
    O cristão que ouve aconselhamentos de pecadores acabará andando como eles. E quando estaciona sua fé, sem que perceba, padecerá no caminho dos pecadores. Mas, quando se une com os inconstantes, murmuradores e insatisfeitos, acabará fazendo parte do grupo de blasfemadores, os quais menosprezam o poder restaurador de Cristo Jesus.

Jesus ensinou que aqueles que, simplesmente fazem o que querem, se perderão:

"Muitos" estarão diante de Cristo no juízo e serão condenados; apesar da pretensão de fazer coisa s em nome do Senhor, eles serão culpados de "ilegalidade".
    
   Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.(Mateus 7:21)     

     2. NÃO MANTENHA SUA ATENÇÃO NAS COISAS MATERIAIS: 
  
      (Mt 16:26) = Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?

(Lc 12:16-21) = E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus

Procurar seguir o curso das riquezas e prosperidades financeiras, poderá resultar em grandes decepções na jornada cristã, pois, segundo a bíblia, cairá em grandes laços do diabo.

O correto é manter a atenção nas coisas celestiais, de onde vem o nosso socorro.

3. NÃO TORNE-SE COMPLACENTE COM O MUNDO: 

 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1 João 2:15)

Se nos permitimos sentar e nos tornarmos complacentes com o mundo, perderemos nossa alma. Pois, aquele que se conforma com a corrupção e não sente mais nojo da falsidade e mentira, tornou-se amigo do mungo. 

A advertência bíblica é que: Aquele que se torna amigo do mundo, o amor de Deus se afasta dele.  1 João 2:15.

A vida do cristão é uma corrida: (1 Coríntios 9:25) E todo aquele que luta, de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível).

Se diminuirmos a velocidade em buscar a vontade de Deus, não obteremos o prêmio da salvação: (1 Coríntios 9:27) = Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.

Qualquer cristão pode cair: (Hebreus 3:12, 4:11) = Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.

Conclusão

Deus estendeu Sua graça para tornar possível a nossa salvação:

(Tito 2:11-14) = Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
 
PORTANTO, não receba a Graça salvadora em vão!