sábado, 15 de outubro de 2011

AS NOSSAS ARMAS DE GUERRA

Existe uma guerra muito mais abrangente do que qualquer conflito vivido na esfera humana. Trata-se da guerra entre o Reino de Deus e o reino das trevas. Alertando-nos acerca desta terrível guerra, o apóstolo Paulo escreveu: “Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar... (Efésios 6:2). Neste contexto o apostolo recomenda o uso de toda a armadura que Deus nos disponibiliza, a fim de permanecermos firmes frente a astutas ciladas e a dardos inflamados.

O mesmo apostolo Paulo, escrevendo aos coríntios, faz uma alusão acerca das armas que dispomos: “Pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas... (II Co 10:4). E que armas tão poderosas são essas, capazes de fazer frente ao nosso mordaz inimigo?

O Nome de Jesus é a primeira. Ele é o nome que está acima de todo nome, poder, principado (Fp 2:9-11). A igreja dos apóstolos usava esta poderosa arma: Atos 3:6. O nome de Jesus só confere autoridade e poder àqueles que já foram lavados pelo sangue, ou seja, que são salvos.

O Sangue de Jesus também é arma. Através dele alcançamos o perdão e uma aliança com Deus (MT 26:28). No sermão pregado aos lideres da Igreja em Éfeso, Paulo observou que a Igreja de Jesus custou o sangue derramado na cruz (Atos 20:28). Podemos dizer que o sangue de Jesus é uma arma de defesa para aqueles que dele estão cobertos (Efésios :7, Colossenses 1:20, Hebreus 2:14, 9:12-14, 10:19 e 29).

A Palavra de Deus é outra arma. Na descrição da armadura para o cristão, o apóstolo Paulo descreve a Palavra como a “Espada do Espírito Santo” (Efésios 6:17). Um obreiro só é eficiente quando sabe manejar bem a Palavra (II Timóteo 2:15). A eficácia da Palavra é poderosa para repreender, corrigir, instruir, ensinar... (II Timóteo 3:16 e 17). Ela é mais cortante que uma espada de dois gumes (Hebreus 4:12).

Os anjos de Deus são armas de apoio. Os seres celestiais compõem o exército de Deus e são tão somente submissos ao Seu comando (Salmos 103:20 e 21). São milhões de milhões, conforme Apoc. 5:11. Eles são instrumentos de Deus para assistir aos seus servos. (Daniel 3:28 e Hb 1:14)

Fazendo uso destas armas poderosas, como nos poderá resistir o inimigo das nossas almas?

(Do meu amigo Pr. Aldyr da Silva Góes)

Um comentário:

  1. Paulo, sinto uma grande sintonia do Espírito Santo atuando nas igrejas. Ontem o pregador falou exatamente em manejarmos bem a Palavra da Verdade, em estarmos preparados baseando as nossas palavras na Palavra.

    Veja só como o Espírito Santo visita às igrejas nos alertando sobre as mesmas coisas, num mesmo tempo independentes de onde estamos.

    Te desejo uma semana abencoada junto a tua familia

    Um grande abraco

    ResponderExcluir