terça-feira, 29 de novembro de 2011

O LADO RUÍM DA ANSIEDADE


A ANSIEDADE à É um estado afetivo caracterizado por um sentimento de insegurança, com relação a questões do FUTURO. É um desejo ardente, uma aflição, uma incerteza quanto ao amanhã.

É a sensação, às vezes vaga, de que algo desagradável está para acontecer. Inclui um conjunto de sintomas, como "tensão" e "nervosismo", e do ponto de vista físico, tremores nas mãos, "frio na boca do estômago" e, nos casos mais intensos, desarranjos intestinais e urinários.
DO LATIM - Etimologicamente o termo provém do latim anxia, tendo mais uma conotação de anseio, ânsia.

A ansiedade é uma perturbação psíquica caracterizada por um estado quase constante e permanente de inquietação, preocupação, angústia,   intranqüilidade, desassossego, medo, etc, que provoca um mal estar e uma tensão constante. A pessoa está sempre tensa. Ela sente-se intranqüila e as situações á sua volta criam-lhe muitas vezes um mal estar que ela não consegue definir nem controlar.
Este estado de espírito altera negativamente a vida da  pessoa e leva-a a afastar-se da realidade á sua volta, acabando muitas das vezes por prejudicar a sua vida em todas as áreas

Poderíamos dizer que a ansiedade é o grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre o físico e psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos como:
·       Taquicardia (batedeira),
·       Sudorese, tremores,
·       Tensão muscular
·       Aumento das secreções (urinárias e fecais) aumento da motilidade intestinal,
·       Cefaléia (dor de cabeça).

E quando recorrente e intensa, pode desencadear a Síndrome do Pânico (Crise ansiosa aguda).

Pense nisso, pois no livro de João 14:27, Jesus nos oferece um excelente remédio: A PAZ INTERIOR.

 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.


É preciso confiar no Senhor, pois no contrário a pessoa não terá paz, como podemos ler no livro de Jó 8:14 = "Cuja esperança fica frustrada; e a sua confiança será como a teia de aranha. "


Felicidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário