quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O QUE FAZER COM O PASSADO?

Todos têm um passado ruim ou bom. Na verdade, é impossível falar do passado sem se lembrar das dores, angústias ou decepções.

PASSADO GERA ANGÚSTIA e ficamos recheados de dores emocionais sem soluções. 

Por isso, há pessoas que evitam o passado. Podemos dizer que é o inconsciente mostrando sua cara. Ele nos leva a construir diversas defesas para protegermos as dores emocionais.

Mas afinal de contas, lembrar do passado é bom ou é ruim?

Se você vê no passado motivos para se encasular (esconder-se numa prisão pessoal/emocional por auto proteção), então você está precisando de ajuda.

Olhando para o passado e vendo nele somente sofrimentos, limitará a sua vida em vários seguimentos.

Você tem uma história e não deve ter medo dela. Se há problemas sérios no seu passado, porque não repará-los? Se não quer consertar tantos erros, não conseguirá ser feliz. Pois, é trazendo o INCONSCIENTE para hoje que irá ter VIDA PLENA.

Se você só consegue ver erros nos outros, não consegue se perceber, você está doente emocionalmente. É por isso que, inconscientemente, você projeta no que está à frente, o que dói dentro si. E isso, te torna incapaz.

Observe a historia abaixo e reflita no que você é.

O DISCÍPULO

Um discípulo procurou o rabino Naham de Braslaw: - Não continuarei mais meus estudos sagrados. Moro numa pequena casa com meus pais e meus irmãos, e nunca encontro as condições ideais para concentrar-me no que é importante.

Naham apontou para o sol e pediu que seu discípulo colocasse a mão na frente do rosto de modo a ocultá-lo. O discípulo fez isto.

Então o rabino disse: “Sua mão é pequena, porém conseguiu cobrir por completo a força, a luz e a majestade do imenso sol”.

Da mesma maneira, os pequenos problemas conseguem lhe dar a desculpa necessária para não seguir adiante em sua busca espiritual.

Ninguém é culpado da própria incompetência. Assim como a mão tem o poder de esconder o sol, a mediocridade tem o poder de esconder a luz interior. Não deixe que isso aconteça.


Pense nisso.

Um grande abraço.


3 comentários:

  1. Bom dia Pr Paulo!

    Texto bem interessante e faz com que muitos mudem a maneira de enxergar-se, através do espelho da memória, com a intenção de visualizar ali, aquela face sofrida ocasionada por suas dores do ontem. As dores do passado que ainda refletem no hoje, servem para que cosntruamos um amanhã de vitorias. Isto acontecerá se nos dermos o direito de escolher qual o melhor caminho a seguir... Caso contrario, viver-se-á amargurado em meio as dores da alma.

    Abraços e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, muito boa esta tua reflecxao. O que mais tenho visto nas pessoas hoje em dias sao feridas em suas vidas e coracoes que nao foram curados realmente.

    É ai que eu medito na Palavra: Quem nos separará do Amor de Cristo?

    Um abraco

    ResponderExcluir
  3. Paulo, pensei em vc qdo li este texto.

    Confere lá:

    http://www.cintiamcr.com.br/2012/02/texto-da-graca-desaparece-de-graca-por.html

    Abracos

    ResponderExcluir