quarta-feira, 13 de junho de 2012

“PODEM-SE PERDER MUITAS COISAS, MAS EXISTEM COISAS QUE NÃO SE PODEM PERDER”


(...qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Lucas 15:8-9)

Não é fácil viver neste muito onde o errado parece ser certo e o certo parece ser errado.
A maioria das pessoas não está mais vivendo com propósitos, não há um planejamento para o futuro, o que mais importa é o agora.

Antigamente, o caráter era um fator marcante na vida do cidadão. Sua palavra era como documento valioso. Mas, com o passar dos anos, isso foi se perdendo de forma irrecuperável, não por ser impossível, mas por se tratar de um fator predominante: “O erro é mais fácil de ser vivido”. O homem perdeu a dignidade.

Porém, encontramos na parábola de Jesus, conforme Lucas 15:8, 9 quatro princípios para quem deseja recuperar o que se perdeu:

1) – A mulher acendeu a candeia. Significa buscar conhecimento. Sem esse, as pessoas erram com muita facilidade. Elas perdem coisas que não poderiam. “Porventura não errais vós em razão de não conhecerdes as Escrituras nem o poder de Deus?” (Marcos 12:24). Quantos já perderam o bom censo, a postura, a honestidade, a retidão, o bom caráter, etc, por não saberem lidar corretamente com tais atributos?

Uma drácma, comparada às nove que restaram com a mulher, que valor tinha? Para muitos, o que estão perdendo é como não tivesse tanto valor.

2) – A mulher varreu a casa. Fazer faxina é colocar a casa em ordem. É preciso colocar a vida em ordem e reparar danos. Fazer restituições ou reparos é uma dádiva.
Ninguém consegue acertar sua vida, se primeiro não colocá-la em ordem. Sempre é necessário fazer uma boa e cuidadosa faxina no coração.

3) – A mulher buscou com diligência. Certo cuidado e pressa em buscar o que se perdeu.
Não é sábio deixar pra depois o que se pode fazer agora. Por isso, aquela mulher buscou com diligência a sua drácma perdida. É loucura ver as coisas se desfazendo e nada fazendo para reconstruir. Muitos casamentos felizes já foram pelo ralo por causa disso.

4) – A mulher convocou as amigas e vizinhas. Quando encontramos algo valioso que perdemos, a alegria é tamanha que chegamos ao ponto de divulgar o fato para os amigos e colegas.

Então encontramos a razão do testemunho pessoal. Depois de encontrar a verdadeira vida em Cristo Jesus, nos resta proclamar com muita alegria o que de fato ocorreu.

Se você ainda não encontrou sua drácma perdida, comece hoje mesmo a acender sua candeia, varrer a casa e procurar com diligência até encontrá-la. Certamente que sua alegria será incomparável.

Felicidades.

(Pr Paulo Barreiros)

6 comentários:

  1. Bom dia Pr Paulo!

    Este seu texto veio em boa hora, pois estava eu á procura de uma drácama para acender a minha candeia... e com ela caminhar com mais segurança em busca de Deus. Pois bem sabemos, que ele é o caminho e á luz.

    Abraços Jota.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, meu amigo Jota! Que o Senhor te abençoe na procura dessa dracma. Depois, compartilhe comigo sua alegria. OK????? Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meu Amigo e Pastor.

    Gosto muito desta narrativa assim como a do Filho Perdido.

    Há tantos valores nesta narrativa.

    O acender a candeia prá mim, significa que ela estava disposta a tudo para achar o seu bem valioso perdido. Que ela usou os recursos que ela tinha disponível a seu redor.

    A mulher varreu a casa. Isso mesmo. Essa faxina deve ser diária na nossa vida. Nao devemos deixar acumular aquilo que nao agrada a Deus na nossa vida. Mas infelizmente, nao fazemos sempre essa faxina.

    Ah, muito bom o teu ponto nr. 3.

    A alegria da Salvacao deveria ser uma constante no nosso coracao. Deveríamos como regra de vida crista anunciar a Jesus todos os dias.

    Obrigada pela linda mensagem.


    Bom fim de semana

    Abracos

    ResponderExcluir
  4. Todas as leituras da Biblia são muito belas e sempre trazem um ensinamento.
    Gostei de a reler.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Procurar a dracma perdida sempre!!!
    O que falta em nós ou para nós está ao nosso redor... bem pertinho... Deus nos dá condição de encontrá-lo sempre...
    Seja abençoado e feliz!!!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  6. Estou vendo tudo sobre dracma mais ninguém ainda vi. Falar. O. Significado das 9 q restarao

    ResponderExcluir