segunda-feira, 2 de julho de 2012

Não ameis o mundo e nem as coisas que no mundo há...

                            Que influência pode ter o mundo sobre a vida do crente?
Para entendermos melhor, vamos aprender um pouco com a vida de Ló. Abraão quando chamado por Deus (Gen 12), recebeu a ordem de sair do meio de sua parentela, o que ele fez de bom grado. Durante a peregrinação deu muito trabalho para Abraão; talvez tivesse sido melhor deixá-lo em Ur dos Caldeus. Depois de muitos problemas, Ló se separou de seu tio Abraão e se mudou para as terras de Sodoma e Gomorra.
Os moradores de Sodoma e Gomorra eram maus e grandes pecadores contra o Senhor – Gen 13:13. Pelo fato de estarem situadas em um vale luxuriante, essas cidades supriam aos seus moradores de tudo quanto era bom, desviando-os pela força dos apetites carnais. Havia desvios sexuais e muita perversão. Por isso, Sodoma é um termo que indica homossexualismo. 
·         Foram condenadas à destruição pelo fogo por causa do pecado ter chegado ao máximo diante dos olhos de Deus.

SODOMA E GOMORRA simbolizam o MUNDO DE HOJE onde fazemos escolhas e tomamos decisões.
a)- Quando Ló teve que tomar uma decisão pra sua vida, ele fez uma escolha errada. (Gen. 13:11) – escolheu para si toda a campina verde e bem regada do Jordão.
·         Ló se deixou guiar pelas aparências – nem tudo que é bom aos olhos, é de fato bom para a alma. LÓ NÃO SE IMPORTOU COM AS CONSEQUÊNCIAS – queria satisfazer a carne, como diz a bíblia: "...mas a aparência do mundo passa rapidamente" – I Cor 7:31.
b)- Ló foi armando suas tendas até chegar em Sodoma (Gen. 13:12b) – Ló, cada vez mais ia se afastando da presença de Deus e se avizinhando com o mundo.
·         Note que Ló não foi de vez para Sodoma, mas foi de pouco a pouco -...ele ia armando sua tenda - a Bíblia diz que “um abismo chama outro abismo” (Sl 42:7)
·         A queda de uma pessoa nunca é de imediato. Ela se dá de pouco a pouco – primeiro vem uns pensamentos; depois alguns pequenos deslizes; e aí começa a faltar aos cultos, não orar, esquecer de ler a bíblia e etc, até que um dia a casa cai.
c)- Gen 19:1 – “...a cuja entrada estava Ló assentado...” – Ló agora tinha posição de autoridade em Sodoma; pois quem se assentava à entrada de uma cidade eram os juízes (Deut 21:19).
·         Ló adquiriu influência na cidade – mas perdera o testemunho. Estava demasiadamente apegado aos benefícios que Sodoma lhe oferecia, que se esquecera dos bens espirituais. (Pois, que aproveita ao homem ganhar O mundo inteiro e perder a sua alma? Mc 8:36)
LIÇÕES IMPORTANTES:
a)- Devemos tomar muito cuidado com as nossas escolhas – toda escolha deve ser com fé, para não nos afastarmos de Deus. As consequências das perdas às vezes são maiores, quando não paramos para ouvir Deus.
b)- Temos que ter nossa própria experiência com Cristo – Ao que se parece, pelo relato bíblico, Ló nunca ouvira a voz de Deus, mas se guiava pelos conselhos de seu tio Abraão – Ló ia na carona de Abraão.
c)- Devemos sair urgentemente de Sodoma e Gomorra – O juízo de Deus já está decretado sobre o mundo (...jaz no maligno), e importa aos crentes em Cristo, buscarem as coisas que são de cima – (Mt 6:33)´
Que o Senhor nos abençoe.
Felicidades.

4 comentários:

  1. Gostei de rever estes "toques de sabedoria" que em período de férias (sou catequista) me fizeram muito bem.
    Abraço e um feliz fds
    Graça

    ResponderExcluir
  2. gostei
    gostei d++++++
    Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. gostei
    gostei d++++++
    Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  4. A PAZ do SENHOR ,PR.PAULO gosto muito de ler e refletir nesta s mensagens.Que DEUS continue te USANDO.

    ResponderExcluir