quarta-feira, 1 de agosto de 2012

NÃO TENHO NINGUÉM QUE ME AJUDE


O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. João 5:7

Vivemos dias muito difíceis! Tempo de exclusividade e individualismo. Vale o que mais tem, enquanto isso, o pobre conta com a sorte, e quando muito, migalhas jogadas por pessoas inescrupulosas e irreverentes, sem compaixão e sensibilidade. Comparando ao que determina a bíblia, estamos em meio a uma geração desafetuosa: “Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra”. (Deuteronômio 15:11)

O tempo gasto ao lado do tanque Betesda era demasiado. Se ele sabia que ninguém o colocaria naquela água, porque a insistência em permanecer ali?

A necessidade às vezes nos faz fazer coisas que não faríamos.
Uma pessoa necessitada de assistência é capaz de permanecer no mesmo lugar por longos anos, acostumando-se às poucas moedas que lhe são lançadas aos pés. Quando se pode, faz. Mas, no contrário é preciso esperar, mesmo que contra a esperança.

De acordo com o relato bíblico, esse homem não olhava as circunstâncias, mas o mover das águas que se agitava uma única vez por dia, quando assim descia o anjo.

Esperar uma hora já é estressante, quanto mais 38 anos! Significa que ele ficou ali por 13.870 dias sem se quer experimentar o toque do anjo trazendo-lhe a cura.  Isso vai contra todos os princípios de limites da paciência de um ser humano. Amargura, angústia, desespero e depressão deveriam ter causado muitos danos à sua alma. Porém, ele permanecia lá.

a) - Pessoas colocam suas esperanças em imagens = idolatria
b) - Pessoas colocam suas esperanças em anjos = anjolatria
c) - Pessoas colocam suas esperanças em homens = antropolatria 
d)- Mas, há pessoas que colocam suas esperanças em Jesus Cristo = fé sobrenatural.

Jeremias 17:7-8 - Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

Pelo que dá a entender, esse paralítico não esperava a ajuda humana. Veja com atenção a sua fala: ... Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque;...

Quando alguém tem um encontro com o Senhor Jesus Cristo, essa vida nunca mais será a mesma.

Se trinta e oito anos foi de espera, o encontro com Jesus Cristo foi determinante para um futuro de felicidade e realizações vitoriosas. Assim é para com todos, sem acepção.

Não creio na doutrina da predestinação. Isso iria contra todos os princípios da misericórdia e Graça salvadora que há em Cristo Jesus.
Não creio que Deus criou um homem para entrar na salvação e criou outro para a perdição eterna.

O homem é um ser responsável pelos seus atos: Se é capaz de semear, também é capaz de colher. Semeando ódio, colhe-se dor. Semeando pecado, colhe-se morte.
Não importa quanto tempo você está a espera de um milagre, mas importa como você está esperando. Não desista, 38 anos vai muito além que 38 dias. Pense nisso!

Que o Senhor te abençoe.

(Texto de: Pr Paulo Barreiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário