sexta-feira, 31 de maio de 2013

A DIFERENÇA ENTRE AQUELE QUE SERVE, DAQUELE QUE NÃO SERVE A JESUS

Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.
Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,
Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. (Filipenses 3:17-21)

QUEM SÃO OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO?

Primeiro precisamos entender que cruz é símbolo de sacrifício. O preço pago na cruz revela o sacrifício de Jesus para nos garantir a salvação. Esse sacrifício o levou a renunciar sua própria Glória, seu estado natural para se tornar em humilhação, conforme nos relata o apóstolo Paulo em Efésios, no capítulo 2.

Portanto, é considerado inimigo da cruz de Cristo aqueles que utilizam do sacrifício terreno para alcançar coisas terrenas, menosprezando o valor do sacrifício de Cristo na cruz. 

QUEM SÃO ELES?

  1. O deus deles é o ventre: Visto que o esforço dedicado em todo o curso da vida é em prol de si mesmos, valorizando mais o bel prazer da carne.
  2. A glória que eles buscam é vergonhosa; status, etc. Em toda a história do homem, o mesmo tem buscado favorecimentos que enobrecem a si mesmo. Seu comportamento está vinculado na grandeza do reconhecimento em forma de fama e glória terrena. São capazes de pagarem um alto preço para isso, mas são incapazes de se esforçarem para adquirir um tesouro no céu.
  3. O objetivo deles está relacionado a coisas terrenas:  Quem não tem interesse de viver uma vida regalada, cheia de prazeres e conforto? Pois é, não digo que Deus proíba tal coisa, mas onde está o tesouro do homem, ali estará o seu coração. Quanto esforço por coisas tão passageiras! Isso é muito comum no ser humano. Pra eles, buscar as coisas do Reino de Deus é muito complicado.
  4. O FIM deles é a perdição: Tudo que está vinculado à matéria, é temporário. Tudo passa, inclusive a vida do homem na terra. Como não pode durar para sempre, qual será o fim dos que rejeitam o sacrifício de Cristo na cruz? O versículo já o diz: PERDIÇÃO.
MAS, quem são OS AMIGOS DA CRUZ DE CRISTO?

O apóstolo Paulo relata sobre eles nessa mesma passagem. Vejamos quem são:
  1. Eles buscam a perfeição em Cristo = “Sede meus imitadores” – versículo 17ª. Além de reconhecerem o sacrifício de Cristo, eles se sacrificam para alcançar o crescimento na Graça Salvadora. Imitar está no sentido de seguir os passos sujeitando-se às mudanças e apego a princípios disciplinares.
  2. Eles andam com prudência e pureza de alma = “Atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós”. versículo 17b. Embora uns menosprezam o sacrifício da Cruz, existem outros que andam em conformidade com a Palavra de Deus. São prudentes e possuem exemplo de vida cristã. Observar essas pessoas, tem o sentido de unir-se a elas, seguir juntos. Os amigos da cruz de Cristo unem-se em santificação, consagração, oração, intercessão, etc.
3.      A glória deles está na pátria celestial – de onde virá o Salvador... versículo 20. Não tem coisa mais justa do que um trabalhador receber o seu salário no final do mês. Ele se dedicou e se esforçou muito pra isso. Levantou cedo, às vezes ainda de madrugada para o trabalho. É justo que receba a recompensa. Nada vai tirar dele esse direito. Assim, é para com aqueles que se esforçam para servir ao SENHOR: “Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará”. João 12:26
  1. O FIM deles não será a destruição – “Eles serão transformados em corpo de glória” – versículo 21. Será o dia da recompensa final, o arrebatamento dos que amam ao SENHOR e passaram suas vidas na terra servindo ao Reino de Deus.

Pense nisso, e que o SENHOR te abençoe.

Felicidades,
Pr Paulo Barreiros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário