domingo, 5 de junho de 2016

“SUBMISSÃO GERA BÊNÇÃO”

 

(2 Reis 5:5) – (2 Reis 5:20-27)

Não somos diferentes das demais pessoas, quando se trata em alcançar algo na vida, mesmo que os meios sejam ilícitos.
Será que valeria a pena conseguir o que desejamos a todo custo, sujeitando-nos aos meios ilícitos? 
Muitos dizem que correriam o risco, pois, dependendo dos meios utilizados ilicitamente, a perda seria pequena mediante o almejado.
Mas, vamos refletir na história de Geazi e veremos se realmente vale correr o risco. Ok?
Depois de Naamã ter ido embora, Geazi decidiu correr atrás dele sem que o profeta Eliseu soubesse.
Quando Geazi alcançou Naamã, sabe o que Geazi disse? Utilizou os meios ilícitos, a mentira.
·         Disse Geazi: ‘Eliseu me mandou dizer que dois visitantes acabaram de chegar. Ele gostaria que o senhor lhe entregasse duas peças de roupa para ele dar a esses homens.’
Primeira mentira! Geazi inventou essa história sobre os dois visitantes. Ele fez isso porque desejava muito aquelas roupas que Naamã queria dar a Eliseu. Claro que Naamã não sabia de nada. Por isso, ele ficou feliz em entregar os presentes a Geazi. Naamã até mesmo deu a Geazi mais do ele pediu. 

Diz um dito popular que “mentira tem pernas curtas”.
Quando Geazi voltou para casa, Eliseu perguntou: ‘Onde você foi?’
Resposta de Geazi: ‘Ah, eu não fui a lugar nenhum’.
Mas Deus revelou a Eliseu o que Geazi tinha feito. Assim, Eliseu disse: ‘Este não é o momento de aceitar dinheiro e roupas!’
Qual foi o erro de Geazi?
Vamos ver algo que era comum na cultura daquela época. Naamã levou presentes como ato de gratidão, caso recebesse a cura. Então, não havia mal algum em o profeta aceitar os presentes de Naamã. Na verdade, teoricamente Naamã estava cumprindo um princípio espiritual: Honrando ao profeta que ministrou sobre sua vida.
·         O erro de Geazi foi aceitar algo que seu líder espiritual havia rejeitado.
Geazi era uma espécie de aluno na maior escola de profetas do mundo. Assim como Eliseu aprendeu com o profeta Elias e recebeu a capa de Elias, como aluno exemplar, dedicado e sujeito à autoridade do profeta que o discipulava, assim Eliseu procederia com Geazi transferindo para ele a capa de Elias. Legado de autoridade ministerial.
Qualquer pessoa que reclama de uma autoridade espiritual afirmando incompatibilidade de pensamento, seja qual for o argumento, precisa entender que o problema está nela e não no profeta.
·         Geazi precisava aprender a estar debaixo de autoridade.
·         Geazi era discípulo, mas possuía um espírito de rebeldia. Ele se achava autossuficiente.
Segunda mentira:  Perguntou-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E ele disse: Teu servo não foi a lugar algum.
 
Não importa o tamanho da mentira, grande ou pequena, de fundo desastroso ou não, sempre será mentira, e Deus a abominará.
Consequências sobrevindas sobre Geazi:
·         “Portanto, a lepra de Naamã se apegará a você e aos seus descendentes para sempre.” Então Geazi saiu da presença dele leproso, branco como a neve. (v.27)
Ser filho de Deus é comprometedor:
Ser filho não deve ser apenas uma decisão deliberada e superficial. Ser filho é estar debaixo do mesmo manto. Debaixo da autoridade espiritual.
PERGUNTO: Você deixaria de lado as coisas mais importantes da sua vida para estar com Cristo?
Deus não nos chamou apenas para acreditarmos em Cristo, mas para estarmos EM CRISTO, sujeitos a Ele; subordinados a Ele; entregues a Ele, TODO DIA – dia após dia.
TODA BÊNÇÃO É GERADA NA SUJEIÇÃO E OBEDIÊNCIA. MESMO QUE VOCÊ NÃO CONCORDE, SUJEITE-SE! A VITÓRIA VIRÁ.

Se Geazi tivesse sido sujeito à autoridade espiritual do profeta Eliseu, ele não teria corrido atrás daquilo que o profeta havia rejeitado, e o seu futuro teria tido outro fim na história.
Pense nisso! E  que o Senhor Jesus te abençoe!

2 comentários:

  1. Pastor Paulo,vamos às mentiras: a primeira mentira dele: veio em nome do profeta, segunda: que o profeta mandou dizer. Terceira mentira: a chegada de dois visitantes; quarta mentira: que o profeta gostaria que Naama...
    quinta: lhe entregasse duas peças de roupa, sexta mentira: para ele dar a esses homens. Num só versículo.
    Depois a resposta dele ao profeta: Resposta de Geazi: ‘Ah, eu não fui a lugar nenhum. Nao só mentiu mas zombou do profeta de Deus. Isso equivale a zombar do próprio Deus. Ele achou que Deus nao iria revelar ao profeta essa mentira.
    Agora vamos trazer esse episodio aos dias de hoje: Quanto é mesmo que os pastores e missionarias andam cobrando hoje em dia para levarem a Palavra de Deus? Quantos livros e CDs andam sendo vendidos dentro da casa de Deus? Quantos antes de pregarem a Palavra andam mais preocupados em fazer propagandas dos seus CDs e livros? Usando o púlpito de Deus para sua propagando mercenária e política. Se servissem a um deus tao poderoso nao precisariam fazer nenhuma propaganda de nada. Deus, o veradeiro Deus arcaria com o seu próprio sustento. Ao menos é esse Deus que eu conheço. Hoje, os tais pregadores do Evangelho estao mais preocupados em fazer como Geazi. Estao carregados de lepras espirituais.
    O que mais gosto nessa história além de todos esses ensinamentos é a palavra de Naamã nos versiculos 18,e a resposta compreensiva do Profeta no vers 19 o que ele pede ao profeta de Deus:"Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.
    E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distância."2 Reis 5:18,19 - Naamã teve plena consciencia de quem era esse verdadeiro Deus e já estava pensando em situaçoes futuras quando ele teria que servir ao rei de seu país e entrar em lugares não santificados ao Senhor. Hoje em dia muitos crentes estão promovendo cultos ecumenicos e entrando em casas de Baal. Li essa passagem a pouco tempo e fiz uma meditação profunda neste capítulo. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Georgia, a Paz do Senhor esteja em sua casa! Muito bom o seu comentário sobre os termos utilizados por Geazi. Porém, classifiquei a oratória em apenas dois gestos temporais: O primeiro é estratégia para se conseguir o objetivo; o segundo são os meios de fuga da confrontação com o profeta.

    Um grande abraço, minha amiga!

    ResponderExcluir