quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MINHA FAMÍLIA NO ALTAR

                                    A Igreja começa no lar
                                      Deuteronômio 6:4-9
4-Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
5-Amarás, pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.
6-E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração.
7-E as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantado-te.
8-Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por testeiras entre os teus olhos.
9-E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas.

Já ouvi dizerem que a Lei não é mais para ser cumprida, pois estamos no período da Graça.

Mas, se o Senhor fez menção de certas passagens da Lei e ainda insistiu para que observemos certos princípios, então o que dizem não tem fundamento. Confundem Lei com cerimonialismo. Guardar dias disso ou daquilo não é Lei.

Vejamos:

LEI para ser cumprida - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem (do verbo depender) toda a lei e os profetas.
(Mateus 22:37-40)

COMO CUMPRIR A LEI DO SENHOR?
Pra igreja ser bênção, as famílias que a formam deverão ser bênçãos também, pois a igreja começa em casa. Não adianta ter uma aparência de bonzinho, santinho ou de adorador na igreja se em casa a figura é outra.

Vejamos 7 princípios concretos que nos ordena o Senhor, conforme Deuteronômio 6:4-9.

1º princípio: A Palavra do Senhor deverá estar no coração (v.6). Tudo que está no coração é amado, respeitado e honrado.
A razão de alguns não terem uma vida cheia de vitória se dá pelo fato da Palavra de Deus não estar no coração.

2º princípio: Também falarás dela assentado na tua casa (v.7). No meado dos anos 70 para o inicio dos anos 80 o culto doméstico foi banido do seio da família. O pai já levanta com os joelhos trôpegos, não se dobram mais diante do Senhor. O primeiro passo é o café com pão e não mais o Reino do Senhor. As crianças, já de manhã, estão com as mochilas escolares nas costa sem nenhum preparo com a Palavra do Senhor. A Palavra foi banida do relacionamento familiar.

3º princípio: Também falarás dela andando pelo caminho (v.7) – Evangelizando. É bom observar que o papel principal do crente na terra é ser testemunha. Alguns se preocupam com o testemunho apenas e não de serem testemunhas – evangelização. Se o princípio de evangelismo fosse seguido, seria natural que a cada nove meses (conforme a ciclo de uma gestação), cada membro do corpo de Cristo (Igreja) ganharia um novo filho na fé. Isso tem acontecido com você? Não responda, apenas pense.

4º princípio: Também falarás dela ao deitar-te e ao levantar-te (v.7) – Maneira prática pra não se esquecer da Palavra, não perder a comunhão com ela. Quando se reúne a família, é você falando aos filhos, mas quando se está sozinho, ao deitar-te e levantar-te, é a Palavra falando com você.

5º princípio: Também as atarás por sinal nas tuas mãos – sinal de Honestidade. Já ouvi testemunhos de pessoas dizerem que estavam em certas situações difíceis e oraram ao Senhor pedindo suprimento e prosperidades e que o Senhor havia respondido de algumas maneiras e uma delas era que, ao pagarem os pães com cinco reais, receberam o troco de dez reais ou de vinte reais e deram glórias à Deus. Um erro de digitação do caixa do banco e o dinheiro depositado em determinada conta acabou indo parar em conta erra, ou seja na sua conta. ABSURDO, pois no final do dia o fechamento do caixa faltará dinheiro e quem irá pagar por isso? Certamente que é o responsável pelo caixa. Deus precisaria roubar alguém para abençoar os seus filhos?

6-º princípio: ...e te serão por testeiras entre os teus olhos. De acordo ainda com o versículo 8. Testeiras não é a testa e sim o orifício que fica entre os olhos. Qualquer coisa que se localizar nesse orifício será visto primeiro antes de qualquer outra coisa. Experimente colocar o dedo indicador exatamente nesse lugar e em seguida procure direcionar os seus olhos para um ângulo à frente. Você verá que a visão ficará meio assombreada, certo? Então, se a Palavra ocupar em primeiro plano a sua visão, ela filtrará qualquer outra coisa que você vier olhar, seja imoral ou não. Tudo será filtrado pela Palavra de Deus. É uma forma tremenda de Deus ensinar aos seus filhos a pureza dos olhos. 

E por ultimo, vem o 7º princípio:

Também as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas.

Ser religioso em nossos dias é muito fácil, mas ser um verdadeiro servo do Senhor Jesus não é lá pra qualquer um não. Tem que ter muita perseverança. Vejamos:

Escrever a Palavra nos Umbrais e janelas da nossa casa tem um sentido extraordinário. Eu sempre pergunto aos membros da minha igreja "quem são as pessoas" que verdadeiramente sabem se eles são crentes sinceros ou não. A resposta é unânime: “OS VISINHOS”.

São os nossos visinhos que conhecem o nosso vocabulário, que ouvem os estilos de músicas que se toca em nossos lares ou que tonalidade de voz nos dirigimos uns aos outros no relacionamento familiar.
São eles que irão dar glória ao Senhor por nós ou não.

Você já pensou nisso? Não? Então está na hora de começar a pensar. O Senhor não te chamou pra ocupar um lugar insignificante no Reino Dele.

É preciso começar agora. O Senhor será contigo nesse propósito. É difícil? Não temas, pois se Ele te escolheu, Ele também te chamou. E se Ele te chamou, é certo que Ele também te capacita e te envia para que vá e produza muitos frutos que permaneçam.

Felicidades,

Por Pr. Paulo Barreiros.

5 comentários:

  1. Paulo, ninguém quer ler a Biblia, mas ficar ditando normas de vida. Ninguém quer fazer o que a Biblia nos orienta porque cada um ficou tao cheio da sua própria sabedoria que se fecha os olhos e os ouvidos.
    Os pais nao têm mais nenhum poder sobre os filhos, cada um faz o que quer. É uma geracao difícil e rebelde. Até mesmo os mais velhos qdo a gente fala alguma coisa, eles estao com os coracoes duros nao querendo ver mais nada e nem aprender mais nada. E se alguém fala alguma coisa, esse alguém nao serve como amigo porque nos falou algo que nao gostamos. Exortar? Nem pensar, é melhor surtar, sair de banda e fazer olhos e ouvidos de mercador para vc continuar prestando. Geracao rebelde...

    Abracos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amiga Georgia, pelo comentário. Poucos são os que param para ouvir, e quase ninguém quer ir adiante.

    Um grande abraço,

    Pr Paulo.

    ResponderExcluir
  3. eI Pastor.. sou uma ovelha perdida que resolveu ir ao encontro de Jesus, depois de meu almoço pedi a Ele q me desse uma palavra que eu entendesse,o que ele quer dizer pra mim. pedi tambem que eu fosse a ponte para q meu filhos e esposo para serguirmos e assim viver junto com Jesus. E ao abrir a biblia, Jesus me deu justamente esta mensagem acima, Ele profetizou minha familia,Ele está me dando um proposito, não ha mensagem melhor q essa para esse momento. Estou felicissima, e eu sei que vou ser a evangelista onde quer q eu vá. Fique com Deus

    ResponderExcluir
  4. A paz estou com um problema em família um jovem sobrinho da minha esposa que mora com nosso e muito rebelde não da ouvido para o que agente fala só ele é o serto na história mais vou ler esta mensagem para ele é depois ti dou outra terposta ame ora para que eu posa colhe bons fitos amém

    ResponderExcluir