quinta-feira, 5 de julho de 2018


AVIVAMENTO


1 João 1:5-7 = “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”.

Costumo dizer na igreja que pastoreio que avivamento é ter uma vida comprometida com a Palavra de Deus. É andar diante de Deus e na luz da verdade que temos conhecido.

Não é sentir arrepios, falar em línguas e orar com gritaria, sapatear e cair no chão, como diz o neo pentecostalismo,  e nem tampou derramar lágrimas do emocionalismo. E sim, é andar nos passos da santificação, sem a qual ninguém verá a Deus. Como diz o livro de Provérbios 4:18 =” Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até se tornar dia perfeito”.

O fruto do Espírito Santo, conforme se vê em Gálatas 5:22, é  o principal elemento para quem busca o avivamento, principalmente o fruto do Domínio Próprio. Fazer uso do fruto do Espírito fará com que as trevas que se escondem camufladamente no coração de quem quer amar a Deus, sejam dissipadas, e o verdadeiro amor será gerado e desenvolvido diariamente, fazendo do crente um cidadão com todas as características celestiais.

Quando fazemos uso diário do fruto do Espírito, o mesmo Espírito Santo terá a liberdade para nos moldar à imagem de Cristo, o verdadeiro Filho de Deus, nos tornando assim herdeiros da vida eterna.

SINAIS DE UMA VIDA AVIVADA:

1)- HABILIDADE. Neste princípio, o crente desenvolve a capacidade para admitir quando está errado e confessa publicamente o seu pecado, e não se esconde por detrás de uma capa, como fazia Naamã o leproso. Assim nos aconselha o apóstolo Tiago, no capítulo 5, versículo 16 = “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Isso sim é viver uma vida vitoriosa sobre o pecado.

2)- RESTITUIÇÃO. Esse é um dos maiores sinais do avivamento. Restituir é devolver o penhor; é pagar o devido. Se atentarmos para Zaquel, quanto a restituir o que defraudou, veremos que, após ter ele dito isso, o Senhor Jesus confessou que a salvação havia entrado naquela casa exatamente naquela hora.

Eu ainda não conheci alguém tão desatencioso para com essas coisas como é o crente. Sou pastor há 36 anos, e percebi que apenas a minoria procura andar nos passos da restituição.

Eu cheguei a ter 350 livros, e de tanto emprestar eu perdi aproximadamente 200 livros. O problema maior é que quem pega emprestado acaba se esquecendo de devolver. Isto prova o quanto a maioria está desqualificada para o Reino de Deus. O crente avivado não quer se sentir indignado, ele procura fazer a restituição imediatamente.

Uma vida avivada tem reação honesta e grata quando alguém lhe aponta algum pecado. Ele é grato à exortação. Ele cresce quando isso acontece, pois, ele é de um coração trabalhado e preparado para lidar com o arrependimento.

Uma vida avivada, quando atacada, não usa de contra ataque para se defender fazendo uso de certos versículos isolados da bíblia. Porém, permanece calado e apenas confia no Senhor, pois ele sabe que Deus tudo vê. (2 Crônicas 16:9 = “Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele”...

O crente avivado não aceita glória pessoal. O crente avivado gloria-se no Senhor, pois essa é a sua satisfação, prazer e alegria.

Ele anda nos passos do conselho da Palavra: Isaías 42:8 = “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei...”. Tiago 4:6 = “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.

O verdadeiro avivamento nos levará a uma comunhão sincera com Cristo. Estamos ligados a Cristo através da fé, os nossos pecados cancelados pelo sacrifício vicário na cruz do Calvário. Mas, para a realização da vontade soberana de Deus e pertencer ao exercito de verdadeiros adoradores, é preciso andar nos passos do avivamento.

Vivemos dias em que se valoriza muito o aspecto emocional na vida religiosa. E digo que a emoção é um elo muito frágil para manter alguém ligado a Cristo.

Por isso, o meu conselho é buscar o verdadeiro avivamento. Quando isso acontece, recebemos o poder de nos tornarmos discípulos de Cristo, e assim manteremos uma comunhão sincera e duradoura para com todos. João 15:17 = Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Não seja omisso quanto à verdade. Busque o avivamento e seja feliz.

O SENHOR te abençoe!


2 comentários:

  1. Excelente. Pude ver um ponto onde preciso melhorar. Obrigada.
    Forte abraço meu Pastor e Amigo

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga e irmã Georgia, para mim é uma honra poder ser útil, para isso é que fomos chamados. Enquanto eu puder dar fruto é sinal de que Deus ainda me quer nesta terra.
    Um grande abraço minha amiga.

    ResponderExcluir