terça-feira, 3 de julho de 2018


CONSCIÊNCIA LIMPA

Logo mais à noite ministrarei esse texto na igreja em que pastoreio, e espero que tenham uma leitura edificante e lhes traga à consciência novas atitudes para uma vida plena e feliz.

CONSCIÊNCIA é a faculdade do espírito que condena quando estamos errados e nos apoia quando estamos certos.


(Faça a leitura dos versículos em sua bíblia e acompanhe a leitura).

I Tm 1:19 = Esse versículo nos fala que, se não temos boa consciência ou rejeitamos a mesma, podemos naufragar na fé;

Hb 10:19-22 = Essa passagem em Hebreus diz que, podemos nos aproximar de Deus, tendo certeza na fé. Porém, devendo ter uma consciência limpa e coração purificado;

II Tm 1:3, 5, 6 = Já nessa passagem, entenderemos que o amor procede exclusivamente de uma consciência limpa e coração puro;

I João 1:9 = João nos adverte a purificarmos nossa consciência através da RESTITIÇÃO;

Mt 5:23, 24 = Devemos nos reconciliar com o nosso irmão, pois se Deus não aceita nossas ofertas quando há barreiras entre nós, aceitará Ele o nosso culto, o nosso louvor, ou mesmo a nossa oração?

Lc 19:8 = Zaqueu teve um coração doador ao restituir mais que o dobro.

Quando andamos buscando somente o nosso interesse e não observamos na Palavra a verdadeira conduta cristã, e nela não aperfeiçoamos o nosso procedimento diário, passaremos a desenvolver em nós uma CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA.

CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA = A consciência cauterizada é mencionada em 1 Timóteo 4:2, onde Paulo fala sobre aqueles cujas consciências foram "cauterizadas" ou tornadas insensíveis, da mesma forma em que a pele de um animal marcado com um ferro em brasa se torna insensível a mais dor. Para os seres humanos, ter a consciência cauterizada é resultado do pecado contínuo e impenitente. Eventualmente, o pecado adormece o senso moral de certo ou errado e o pecador impenitente torna-se insensível aos avisos da consciência que Deus colocou dentro de cada um de nós para nos guiar (Romanos 2:15).

QUANDO ISSO COMEÇA? No momento da salvação, somos purificados do pecado herdado de Adão e de todos os pecados pessoais. Mas à medida que continuamos em nossa caminhada cristã, ainda estamos propensos a pecar.

A)- Quando pecamos, Deus tem nos proporcionado um método de purificação para nos restaurar ao ponto da salvação. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).

B)- Quando nos permitimos praticar pecados com a nossa mente, estamos extinguindo o Espírito Santo que habita em nós, e somos ordenados a não fazer isso (1 Tessalonicenses 5:19).

C)- Quando continuamos em nossos pecados mentais sem confessá-los e começamos a praticá-los em nossos corpos (Tiago 1:15), entristecemos o Espírito Santo, o que também não devemos fazer (Efésios 4:30).

D)- Quando permanecemos no pecado, as nossas almas começam a desenvolvera consciência moralmente insensível.

E)- Finalmente chegamos a um ponto em que a nossa consciência está cauterizada e é incapaz de nos ajudar a determinar o certo do errado.

F)- É como se um ferro em brasa tivesse sido aplicado à nossa consciência, destruindo-a totalmente.

G)- Pior ainda, podemos chegar ao lugar onde não mais nos importamos com o quanto pecamos. Isto é o que se entende em 1 Timóteo 4:2, onde Paulo se refere a falsos mestres: "pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência." 

Podemos facilmente ver isso como pura maldade. Um serial killer , por exemplo, teve sua consciência cauterizada e já não mais funciona para orientá-lo no que é certo e errado.

PARA MANTER UMA CONSCIÊNCIA LIMPA É PRECISO TOMAR CUIDADO:

Precisamos agir cuidadosamente das seguintes formas:

1)- Ter cuidado para não insistir no erro = Pecado depois de praticado muitas vezes, se tornará um hábito. Nesse caso, a consciência não acusará mais. Consciência que não nos acusa não é uma boa consciência.

2)- Ter cuidado com a fuga = A fuga é o meio mais fácil e utilizado pela consciência pesada. Se erramos, devemos consertar esse erro o mais rápido possível e nunca deixar pra depois. Caso contrário, poderá desenvolver uma má consciência.

3)- Ter cuidado com a compensação = Em vez de encarar o problema, a má consciência faz com que o indivíduo enche a vida de atividades. Quando alguém tem uma vida super ativa, tanto no trabalho quanto na igreja, não quer dizer que esteja tudo bem. A consciência pesada tende a levar a pessoa a buscar atividades para compensar o peso. Se não houver mudança de atitude, essa “super atividade” vai levar essa pessoa a desenvolver uma consciência cauterizada.

4)- Ter cuidado com a insegurança = A insegurança é sinal de que algo está errado na vida pessoal. Se o erro não for reparado, a insegurança irá desenvolver o Auto Engano.

OBSERVAÇÃO: Freud, para minimizar a dor, ele recomenda que o homem deve fazer tudo aquilo que vier a sentir. Ex: Sexo fora do status familiar; explosão emocional; etc... Essas normas ainda são encaradas como forma de cura por muitos especialistas na área emocional. Esse tipo de conselho de especialistas fere os princípios da Palavra de Deus, e não conduz à uma consciência limpa.

A ÚNICA FORMA DE CURA É DESENVOLVER UMA CONSCIÊNCIA LIMPA.

Deus quer restabelecer nossa consciência. Ele quer que tenhamos uma consciência limpa tão sensível quanto a de uma criança.

1)- Somente através de uma consciência limpa é que poderemos gozar a verdadeira alegria interior. Essa alegria é a paz de espírito que resulta em ter feito os acertos dos erros pessoais com aqueles a quem ofendemos. (I Jo 1:9 = Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça). E também em Tiago 5:16 = Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados...

2)- Para o apóstolo Paulo, era importante ter uma consciência limpa, tanto para Deus quanto para nós. (Atos 24:16 = E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens).

E finalizando, quero deixar aqui 3 frases de pessoas de consciência limpa costumam usar:

A)- “Tenho medo de decepcionar as pessoas, de magoá-las, de fazê-las cansarem de mim”.

B)- “Se todos ao meu redor estão fazendo o errado e eu o único que está fazendo o que é certo, continuarei fazendo o que é certo. Pois, consciência limpa é a melhor recompensa”.

C)- “Eu aprendi a ficar tranquilo, sabe? Porque minha consciência tá cheirosa de tão limpa! E Deus me conhece de verdade. Deus sabe o que faço e o que não faço, e o importante é que ELE saiba, o resto é resto”.



Obrigado pela visita. E espero que a leitura tenha sido de grande valia para sua vida. 
Saiba porém que, sem Deus e sua Palvra, não é possível cultivar uma VIDA de PAZ consigo mesmo.

Felicidades!




Um comentário: