domingo, 1 de julho de 2018

 PONTO DE EQUILÍBRIO


(I Sm 30:1-19)  Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo. E tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaram consigo, e foram o seu caminho.
E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos. Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar. Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas; Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita. E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus. E disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me, peço-te, aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi. Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás. Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde pararam os que ficaram atrás. E perseguiu-os Davi, ele e os quatrocentos homens, pois que duzentos homens ficaram, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.
E acharam no campo um homem egípcio, e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água. Deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas, e comeu, e voltou-lhe o seu espírito, porque havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água. Então Davi lhe disse: De quem és tu, e de onde és? E disse o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou, porque adoeci há três dias. Nós invadimos o lado do sul dos queretitas, e o lado de Judá, e o lado do sul de Calebe, e pusemos fogo a Ziclague. E disse-lhe Davi: Poderias, descendo, guiar-me a essa tropa? E disse-lhe: Por Deus jura-me que não me matarás, nem me entregarás na mão de meu senhor, e, descendo, te guiarei a essa tropa. E, descendo, o guiou e eis que estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo, e bebendo, e dançando, por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá. E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram. Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi. E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer.


INTRODUÇÃO: Deus é o nosso ponto de equilíbrio.

Chegando Davi com os seus homens a Ziclaque, encontraram a cidade totalmente destruída, queimada a fogo e deserta, pois todos haviam sido levados cativos pelos amalequitas (esposas, filhos, mulheres, jovens, adolescentes e crianças).

A primeira atitude foi de espanto e desespero: Choraram tanto, tanto ao ponto de lhes faltar fôlego e força.
·        
    Imagina você chegar em casa e encontrar tudo queimado, sua esposa e filhos sequestrados. Certamente que um ponto de pavor já deu sinal no seu peito, só de pensar.

Davi muito se angustiou: Apesar dele ter esposas e filhos sequestrados pelos amalequitas, agora os seus próprios homens falam em apedrejá-lo.

Imagino que eles estavam atribuindo aquela terrível catástrofe à Davi. Pois, se eles não tivessem seguido a Davi estariam ali para protegerem suas casas e famílias. O homem é propício a esquecer que:  "Se o Senhor não guardar a casa, em vão vigia a sentinela" - Salmo 127.

Davi confiou em Deus: Nas horas de angústia devemos confiar em Deus. Davi buscou o equilíbrio. Ele não se precipitou, mas foi consultar ao SENHOR. (vv 7, 8).

Davi assume agora a atitude de sacerdote. Ele tira a capa de soldado e se veste com o éfode: (Para o Sumo Sacerdote de Israel, éfode era um artigo de vestuário particular aos sacerdotes, no estilo de uma túnica).

Devemos ter atitudes como a de Davi, não fazer nada por precipitação. Porém, devemos consultar ao SENHOR, como Davi fez, e o SENHOR o respondeu............."Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás". (v.8)

DAVI não andava limitado, mas tomava a túnica de sacerdote e consultava ao Senhor.........DAVI não confiava na força do seu exército, mas na força do SENHOR nosso DEUS.

MESMO QUE HAJA MUITA DERROTA NA TERRA, 
SEREMOS VITORIOSOS SE CONFIARMOS EM DEUS.

O Corpo de Cristo, que é a igreja, além de ter organização, tem que ter espontaneidade para agir no Espírito do Senhor. Não podemos deixar as coisas se tornarem mecânicas, virar rotina e se tornar uma tradição. O único ato que continua tradição no mundo é o casamento estabelecido por Deus. Fora isso, precisamos ser avivados na Palavra para termos atitudes certas e respostas certas.

Deixar a capa de soldado de lado e nos vestirmos com a túnica sacerdotal é propósito estabelecido por Deus. (Apc 1:5b e 6ª) = ...”Ele, que nos ama e, mediante seu sangue, nos libertou de todos os nossos pecados, 6e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a Deus”...

Todos passaremos por situações de angústia e desespero. Mas, para sermos vitoriosos, precisamos buscar a face do SENHOR, porque é Ele quem nos dá a VITÓRIA.

SE ALGUÉM DESEJA ALCANÇAR A VITORIA EM DEUS, COMO FEZ DAVI,
 DEVE DEIXAR A CAPA DE LADO E SE VESTIR COM A TÚNICA DE SACERDOTE.
ASSIM, DEUS LHE DIRÁ O QUE FAZER.  
ELE O ENCAMINHARÁ ATÉ O LUGAR DA VITÓRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário