segunda-feira, 23 de julho de 2018


VISÃO DO REINO DE DEUS – 2ª parte



Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.
Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.
Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.
Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.
O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;


Creio que vivemos a geração de crentes mais corrompida e mais perversa de todos os tempos. Uma geração de pregadores bígamos e adúlteros. Uma geração que busca seus próprios interesses e abandona os princípios estabelecidos pela aliança revelada pela Graça Salvadora, a qual foi conquistada na Cruz do Calvário.

Falam-se muito em prosperidades financeiras, conquistas de patrimônios, sucessos em meio a sociedade, etc. Porém, vejo que uma grande parte dos pregadores do presente século tem varrido para debaixo do tapete do altar as instruções para entrada e exercícios no Reino de Deus. Ordenanças que não poderiam ser substituídas por nenhum projeto novo, nenhum movimento religioso, mesmo que pareça ser de boa valia para o crescimento da obra. Apesar de que, não há crescimento na obra sem as ferramentas adequadas para tal, cujas ferramentas não poderão ser forjadas, pois já foram preparadas e deixadas a disposição da igreja, preparadas adequadamente para que se faça com perfeição e maturidade. Não são ferramentas de sabedoria humana, mas espirituais. Não serão encontradas nos diplomas de doutorados, nem nos dogmas eclesiásticos, nem na fama articulada do pregador, mas sim, nos lugares celestiais, como é revelado em Efésios 6:14-18 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.”

A visão do Reino de Deus nos faz enxergar que Deus procura pessoas dispostas a se entregarem à Vontade Divina, sem restrições e sem reservas, para que sejam por Ele transformadas e capacitadas para se tornarem vasos de honra, e por Ele serem usadas. Essa recomendação foi entregue aos efésios, à qual temos acesso para nossa edificação – Ef. 4:14 = Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

A visão do Reino de Deus nos faz entender que devemos crescer na Graça Salvadora e no conhecimento da Verdade. 

A presente geração de crentes parece que não deseja ser usada por Deus, não sabe ou negligencia os requisitos necessários para tal. Não sabe, porque não busca. Não busca, porque não tem noção onde encontrar. Não encontra, porque seus guias espirituais não estão preocupados com esses princípios. Parece que eles mesmos já perderam a visão do Reino. Tornaram-se cegos, porque direcionaram seus olhares para o prêmio do presente século. É como disse o apóstolo Paulo aos coríntios: “Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos”. (2 Co 6:12)

Será que Deus encontrará nesta geração pessoas com a característica necessária para serem por Ele usadas? A quem Ele procura?

A)- Deus procura cristãos esforçados. Josué 1:9 = Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Esta é a geração de crentes que não se esforça para orar e estudar a Bíblia. Parece que a oração e a leitura diária da bíblia são um peso que não pode ser levantado. A falta de comunhão com Deus na oração e na Palavra tem levado muitos a sofrerem de anorexia espiritual.   

B)- Deus procura cristãos dispostos. Atos 4:19-20 = Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.

Esta é a geração de crentes que não ouve Deus. O cristão usado por Deus tem que ter os mesmos pensamentos de Paulo, Pedro e demais homens da Bíblia.

Precisamos nos levantar e sair do meio desta geração perversa e corrupta e nos voltarmos para aquele que é Verdadeiro e Santo. Assentarmos à sua mesa e com Ele cearmos, pois é Ele mesmo quem nos convida a tomar essa atitude: Apocalipse 3:20 = Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

C)- Deus procura cristãos humildes e obedientes. Filipenses 2:5-8 = De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

Ainda há oportunidade para sermos encontrados por Deus. Se Ele nos procura, então devemos nos colocar à disposição de sua vontade, nos esvaziando de nós mesmos, a fim de sermos achados por Ele na figura de seu próprio Filho.

D)- Deus procura cristãos puros e sinceros. 1 Timóteo 4:12 = Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.

Por fim, precisamos sair do meio dessa geração perversa que tem se contaminado com a porção das iguarias deste século e bebido da bebida da prostituição e impurezas sexuais. Nunca se viu tantas abominações no meio do povo evangélico como nesta presente geração.

Precisamos andar dentro dos princípios que Daniel estabeleceu para si mesmo, cuja lição nos arremete a análise da nossa conduta diária, Daniel 1:8 = E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.

Se há uma advertência da qual não podemos nos esquecer, é esta: Lucas 13:24 = “Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão”.

Sendo assim, o cristão, para ser usado por Deus, precisará ter plena e absoluta certeza de que Deus está com ele em todos os momentos, mesmo que venha sofrer perseguição, angústia, perdas, solidão, desamparo, pobreza, tristeza e morte por causa do Reino.

Pedro, certa vez perguntou ao Senhor Jesus o que sucederia aos que decidiram segui-lo, e a resposta do Mestre foi clara e objetiva: “E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna”.  (Marcos 10:29,30)

 FINALIZANDO:

Espero ter contribuído o bastante para que os meus leitores possam refletir e posicionarem-se, saindo do meio desta geração perversa e corrupta e se voltarem para satisfazem a vontade daquele que nos chamou e nos arregimentou, como Paulo havia aconselhado ao seu discípulo amado, Timóteo:

2 Timóteo 2:1-4
Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.


O Senhor nosso Deus vos abençoe em Cristo Jesus.

Pr. Paulo Barreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário