sexta-feira, 17 de abril de 2020


BUSCAR-ME-EIS E ME ACHAREIS, 
QUANDO ME BUSCARDES DE TODO O VOSSO CORAÇÃO
(Jeremias 29:13)

2ª PARTE


Esta é uma geração egocêntrica; uma geração de coração endurecido e cheia de soberba. Raramente se vê um pedido de perdão, ou de desculpas por reconhecimento de erros cometidos. Por isso, tem se tornado uma geração de ódio, amargurada e depressiva por falta de acertos.


          Entretanto, alguém poderá dizer: "Eu já confessei meus pecados a Deus". Esse tipo de argumento não justifica o confessante, embora sendo Deus piedoso e misericordioso, é também justo. O apóstolo Tiago (Tg 5:16) deixou para nós os trâmites legais dos acertos e confissões: "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados; a oração feita por um justo pode muito pelos seus efeitos".  Não é impressão, mas é um fato.

        Há pessoas que, após confessarem seus pecados à Deus, ainda não têm a certeza de que seus pecados foram perdoados. Não conseguem desfrutar da Paz do perdão. Segundo o apóstolo Tiago, poderá haver necessidade de fazer acertos. Objetos roubados devem ser devolvidos; palavras duras e ações descaridosas para com os outros precisam ser confessadas diretamente a eles.bem como a Deus. Mentiras que foram ditas devem ser endireitadas.

            Esse acerto é importante e essencial. Algumas pessoas sinceras, porém mal orientadas, acham que isto é desnecessário. Afirmam que todos os pecados podem ser lavados pelo sangue de Jesus, segundo está escrito na bíblia, e que não é preciso confessar e pedir perdão às pessoas que ofendemos. Isso, porém, não é o certo, e essa é a razão de o mundo ter pouco respeito para com as pessoas. 

            É verdade, porém, que há pecados ou coisas que não podem mais ser emendadas ou endireitadas, e então, o melhor é não tocar nelas. Mas tudo quanto possa ser endireitado deve ser corrigido. A regra geral é que a confissão de um pecado deve envolver todas as pessoas que o pecado feriu ou prejudicou. Se foi apenas contra Deus, basta confessá-lo à Deus. Se foi contra Deus e outra pessoa, devemos confessá-lo a ambos. Se foi contra Deus e um grupo de pessoas, deve ser confessado a Deus e a esse grupo. Como que é isso? É simples. Todo pecado é transgressão dos mandamentos de Deus. Se feriu alguém, houve a transgressão dos mandamentos e ofensa ao próximo. A confissão deve ser feita, não somente a Deus, mas também à pessoa ferida, para que haja a liberação da paz do perdão. Porém, se a pessoa ferida não liberar o perdão, neste caso ficará ela só em amargura. O Confessante será justificado do seu erro perante Deus.

           Os pecados que envolvem apenas uma atitude interior devem ser confessados somente a Deus. Exemplo: Ter ódio de fulano a ponto de desejar a sua morte; ou coisa parecida. Porém, é necessário fazer uma confissão completa do pecado, nada ocultando, pois Deus sonda mente e coração. Se estivermos realmente desejosos de acertar com o que quer que seja, Deus o sabe, e nos guiará nisso. Ele nos concederá a paz e alegria ao acertarmos aquilo que o Espírito Santo nos revelou ser necessário. Isso igualmente eliminará a possibilidade de nossa consciência nos acusar futuramente.

              Não estou sugerindo uma introspecção ilimitada. Esse trabalho de sondar e revelar o pecado é obra do Espírito Santo, e não nosso. Ele ativará nossa consciência, quando essa não nos estiver acusando de erros cometidos. A nós pertence o confessar, abandonar ou corrigir as coisas que o Espírito Santo indicar ou trouxer à nossa memória. Ele é fiel. Ele faz uma obra completa. Podemos confiar nele.

                O inimigo das nossas almas poderá querer chamar a nossa atenção para coisas ou pecados já perdoados há muito tempo, pois o seu objetivo é nos manter em tormentas por erros cometidos. Neste caso, o perdoado deve ser determinado a aceitar para sempre o perdão de Deus e não duvidar. Como diz a Palavra de Deus ; Jeremias 31:34 - "Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior, perdoarei a maldade de todos, e não me lembrarei mais dos seus pecados". Isso significa que o pecado se foi para sempre e nunca mais nos deve perturbar.

                 Então, meus amigos! Quando buscamos a Deus, devemos ter uma consciência que nãos nos acusa, sabendo que o nosso Deus é Santo e Justo, e não poupará o fato de nos abençoar respondendo às nossas orações quando o buscamos com sinceridade e de todo o coração.

                   Portanto, chegou a hora de agirmos de modo definido e específico, sabendo que o tempo está se esgotando. Deus tem pressa em cumprir a sua promessa, e cabe a nós termos pressa em obedecer à sua Palavra e nos aprontarmos para o grande dia da Revelação dos mistérios de Deus, o qual virá como um relâmpago, como num piscar de olhos. Quando menos se espera, já terá acontecido. Esse dia é desejado, não somente pelo Espírito Santo, quanto também pela igreja, a noiva do Cordeiro de Deus: Apocalipse 22:17 - "O Espírito diz Vem!; a Noiva diz Vem!; e todo aquele que ouvir diga: Vem! E quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da Vida".

Pensem nisto.
Amanhá estarei aqui novamente com a TERCEIRA PARTE.

O Senhor nosso Deus te abençoe.

Pr Paulo Barreiros.

          

4 comentários:

  1. É muito mais além do que eu orar e pedir perdao pelos meus pecados diante do Senhor, o dificil é mesmo ir até o nosso irmao ou qqr pessoa e nos desculparmos com ele. Isso é tao sério que Deus sequer aceitará as nossas ofertas, o nosso louvor a nossa oracao. Mas a nossa atitude é: já pedi perdao pra Deus e basta, mas na Palavra nao é bem assim nao. Eu, digo por experiencia propria, eu fui até as pessoas para me desculpar, escrevi a elas cartoes, para outras telefonei e o bom nisso foi que elas me receberammuito bem e muitas nem se lembravam do ocorrido. O dificl é mesmo no dia a dia com o nosso conjuge, filhos, pois muita gente pensa que nao precisa se desculpar com os filhos, no dia a dia com os mais achegados o perdao tem que ser uma constante, tem que fluir como algo já automático e declarar: tá perdoado...parabéns pelo Tema Pastor Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Que o Espirito Santo de Deus dissipa as trevas da nossa mente e do nosso coração p q venhamos conceder o perdão verdadeiro

    ResponderExcluir
  3. Muito importante esse texto,abordando a verdade da palavra que muitas vezes lemos, mas, tendo muita dificuldade de colocá_la na prática. É o que Jesus também explicou em parábolas... É nescessário a limpeza por dentro. O que difere da nossa geração nos dias atuais onde a aparência o externo que é priorizado, transformando o ser que Deus criou, deu sopro de vida,fez como imagem e semelhança se tornar artificial, sem sentimentos sem vida. Que Deus possa ter misericórdia dessa geração.

    ResponderExcluir