quinta-feira, 23 de abril de 2020


BUSCAR-ME-EIS E ME ACHAREIS, 
QUANDO ME BUSCARDES DE TODO O VOSSO CORAÇÃO
(Jeremias 29:13)

6ª PARTE


REAVIVA O DOM DE DEUS QUE HÁ EM TI


       O SEXTO passo na busca de Deus é renovar o dom do Espírito Santo em nós. Já falamos que Cristo é o dom de Deus para o mundo como cordeiro sacrificado, e que o Espírito Santo é o dom de Deus para a igreja. Portanto, não é a igreja que tem vida própria, mas é o Espírito Santo a vida da igreja. 

        Sendo o Espírito Santo o dom de Deus para a igreja, precisa ser recebido e guiada por Ele. O maravilhoso dom do Espírito Santo foi dado a Cristo, e Cristo é que o dá a nós. João Batista tornou isso bem claro, explicando que Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo (Mateus 3:11). E Jesus afirmou que o conceder o Espírito Santo era prerrogativa toda dele. Mais de uma vez Ele disse: “Eu vô-lo enviarei” (João 16:7 e 8). No dia de Pentecoste, Pedro também explicou isso, pois lemos em Atos 2:33: “Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis”. Portanto, em Atos 2 deixa bem claro que o Espírito Santo foi derramado sobre a igreja em cumprimento à promessa de Jesus.

         O que sucede nos tempos de hoje é que os responsáveis pelo rebanho de Cristo mais se preocupam com o físico do que com o espiritual; mais as conquistas terrenas e territoriais do que o dom do Espírito Santo. As conquistas terrenas fazem oposição às conquistas espirituais – primeiro o Reino, depois as outras coisas serão acrescentadas.
  
         Tem sido difícil encontrarmos pessoas cujo propósito de vida seja andar em espírito. Tem sido mais fácil encontrar pessoas andando segundo os rudimentos do mundo e as inclinações à carne, e não segundo o Espírito de Deus.

        A inclinação à carne deve ser eliminada, os esforços do homem devem ser reduzidos a nada; o homem velho com sua sabedoria e habilidade devem ser desfeitos na cruz. Quando o Espírito Santo possuir tudo de nós e poder fazer tudo, Ele deverá ser tudo em nós. Tudo deve ser por Ele e para Ele.

        A obra feita pela sabedoria do homem pode prosperar de várias maneiras ao ponto de achar que Deus está nesse negócio. É aí que muitos se enganam, pois nem toda prosperidade vem de Deus. A prosperidade que vem da inteligência humana vem do homem e vai sempre faltar o verdadeiro valor espiritual.  Somente o Espírito Santo pode fazer a obra de Deus prosperar. Quanto menos proeminência tiver o homem, tanto mais manifesto será o poder do Espírito Santo em si.

      Seria bom entender uma coisa: A obra do Espírito Santo em cinco minutos tem mais utilidade espiritual do que todo o nosso esforço e suor de uma noite inteira e que nada consegue. Não é muito melhor obedecer a ordenança do Senhor e retirar uma rede cheia de peixes em um só lançamento?

        Esta é uma geração de adoradores de si mesmos. O perigo da situação da geração de hoje está no fato de que muitos dos famosos, em lugar de destaque, estão lá não porque sejam realmente mais espirituais, mas por terem talentos naturais mais elevados. 

     Muitos mestres da bíblia e líderes congregacionais hoje em dia tem êxito não por conhecerem mais do Espírito Santo do que as outras pessoas, mas por voltarem seus talentos naturais superiores à bíblia e às coisas espirituais. São muitos os assim chamados espirituais que, de fato, não são espirituais! Por quê?

      Costumo dizer sempre ao rebanho que pastoreio que talentos humanos não impressionam Deus, porque são frutos do pensamento da mente, são resultados de pesquisas. Mas o que impressiona Deus é o resultado de uma vida dedicada em buscar a dependência de Deus e sujeitando-se à vontade e ação do Espírito Santo.

       Finalizando esta reflexão, entendo que Deus deseja que saibamos com profundidade que, assim como as Escrituras são inspiradas pelo Espírito Santo, da mesma forma as Escrituras requerem a revelação do Espírito Santo. Assim como a bíblia foi escrita por homens movidos pelo Espírito Santo, da mesma forma a bíblia também precisa do Espírito Santo para mover as pessoas que a leem.

        Então, não sejamos meninos no saber. Fomos comprados por um preço muito alto, e por isso, não pertencemos mais a nós mesmos. Então não saiamos por aí desprovidos das vestes espirituais. Mais do que nunca, precisamos buscar a renovação do dom do Espírito Santo em nós.


Então não esqueçam isto:


Somente a alma rendida e totalmente submissa pode ser dirigida pelo Espírito Santo.




Pensem nisto. 

Amanhã estarei aqui novamente com a SÉTIMA PARTE dessa reflexão.

O Senhor nosso Deus te abençoe em Cristo Jesus.



Pr Paulo Barreiros.  

           




2 comentários:

  1. Glória a Deus! Reflexão fortíssima!
    A Cada dia faz_se necessário voltarmos ao primeiro amor!

    ResponderExcluir
  2. Amém!! Amém!! Como o Senhor sempre diz meu pastor Êta Glória!!

    ResponderExcluir