domingo, 26 de abril de 2020

BUSCAR-ME-EIS E ME ACHAREIS, 
QUANDO ME BUSCARDES DE TODO O VOSSO CORAÇÃO
(Jeremias 29:13)

7ª PARTE


VIVENDO O MAIOR DE TODOS OS DONS

O SÉTIMO passo para quem busca a Deus e deseja acha-lo é andar no ardor do maior de todos os dons, o AMOR. “Amai-vos de coração uns aos outros ardentemente” (1 Pedro 1:22).

Caro leitor, desculpe-me a pergunta, mas, a sua vida interior é limpa? Tens consciência que realmente ela está limpa?

Faço essa pergunta para uma reflexão introspectiva, pois imaginamos sermos filhos de Deus e, no entanto, muitos dos nossos procedimentos revelam o contrário. Pois, ao dizermos que somos filhos de Deus devemos ser como um cristal puro, sem nenhuma parte escura. É o que Ele requer de nós como filhos: “Sede santos como Eu sou Santo”. Sendo filhos, somos santificados nele. Sendo santificados nele, somos nascidos de novo e nossas vestes são diferentes; nossas atitudes são diferentes e nossos pensamentos também são diferentes.

Tentar observar o mandamento “Amai-vos de coração uns aos outros ardentemente” sem ser “santo como Ele é Santo”, será impossível. Talvez alguém possa dizer: “Não sou temente a Deus e, no entanto, amo o próximo”. Digo que esse amor não é perfeito, não é o amor ágape, o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega. Esse é o verdadeiro amor. É o amor que procede de Deus: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus pois Deus é amor” (1 João 4:7,8).

Como o não temente a Deus que diz amar o próximo, assim muitos que se dizem religiosos procedem igualmente. O amor que vivem é o amor “Philia”, é o amor de amizade, sentimento de achegamento por se ter algo em comum, é o sentimento natural que permeia a mente da geração pecadora. Eles confundem a caridade que é um gesto bom, seguido de um sentimento de pena, e não de compaixão e misericórdia. Basta um momento de contravenção e todo gesto de caridade aplicada irá abaixo. Isso é o natural no coração de quem não conhece o verdadeiro amor. O verdadeiro amor lança fora todo sentimento de amargura e ódio.

O perfeito amor nos leva ao sacrifício. Jesus, o cordeiro de Deus, foi imolado por nós. Com as suas mãos marcadas pelos cravos, Ele desata as amarras, ainda que os teus defeitos tenham levado tristeza ao Coração do Pai. No momento da tua aquiescência aos apelos de Deus, Ele se esquece dos teus pecados, põe o bálsamo nas tuas feridas e ameniza o teu sofrimento. O amor dele é incomparável: “COM AMOR ETERNO TE AMEI” (Jeremias 31:3).

Ele te diz: Os teus erros me separam de ti, mas o meu amor não pode sofrer diminuição. Não me desanimo, nem o meu cuidado cessa. “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” ( 1 Pedro 5:7).

Deus se deixa achar por aqueles que o buscam de todo o coração, porque Ele diz: “Vem a mim, e alimenta-te do meu amor” “Aquele que tem sede, venha a mim e beba!” “Bem aventurados os que têm sede de justiça, porque eles serão fartos”.

Finalizando, quero dizer-te: Há uma corrente universal ligada ao coração de Jesus Cristo. Começa na terra, elo a elo, mão a mão, todos os remidos de todas as nações, línguas, raças e tribos, espalhadas no mundo inteiro. Se um elo só se quebrar, toda a corrente se parte. “amai-vos uns aos outros”, é a ligação inquebrável. Não deixeis irmãos, que o vosso elo se parta. Tende cuidado com o vosso amor. Vede cada dia, que estejam na corrente. Somos um elo na corrente universal da Paz!

Seja, pois, a tua constante oração: SENHOR DÁ-ME SEMPRE DESSE AMOR! ASSIM VIVEREI NESTE MUNDO COMO TEU FILHO, IRMÃO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.



Então não esqueçam isto:


Somente a alma rendida e totalmente submissa a Deus pode ser dirigida pelo Espírito Santo.




Pensem nisto. 

Amanhã estarei aqui novamente com a ÚLTIMA PARTE dessa reflexão.

O Senhor nosso Deus te abençoe em Cristo Jesus.



Pr Paulo Barreiros.  
  

3 comentários: