domingo, 19 de abril de 2020


BUSCAR-ME-EIS E ME ACHAREIS, 
QUANDO ME BUSCARDES DE TODO O VOSSO CORAÇÃO
(Jeremias 29:13)

4ª PARTE

 RECONHECER O VALOR DO SACRIFÍCIO SALVÍFICO



    O quarto passo na busca de Deus é a atitude de reconhecer, valorizar e render-se totalmente ao sacrifício de Cristo na cruz, o sacrifício salvífico.


     As sagradas Escrituras focalizam este assunto com luz ainda mais viva em Romanos 6:1-14. Quando Cristo morreu, não somente levou todos os nossos pecados à cruz, mas também reuniu toda a raça pecadora e levou-nos ao Calvário (2ª Coríntios 5:1 e 15). Na mente e no propósito de Deus, toda a raça de Adão morreu quando Cristo morreu.

   Embora seja isso uma verdade válida para todos, ela só nos beneficia quando nos rendemos completamente a Deus. Dá-se exatamente a mesma coisa com os nossos pecados em nossa experiência inicial com Deus.

   Há dois mil e vinte anos, Jesus veio, e certamente, levou todos os nossos pecados à cruz: “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos aos pecados, vivamos para a justiça” (1ª Pedro 2:24). A Palavra diz também que “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas também pelos do mundo inteiro” (1ª João 2:2).

   Isso, todavia, só nos beneficia individualmente quando temos conhecimento desse fato, aceitamos, cremos e nos sujeitamos a ele. Assim é que realmente somos perdoados dos nossos pecados, e não apenas acreditando no sacrifício salvífico. 

   O mesmo se dá, exatamente, ao considerarmos esta profunda verdade. Cristo nos levou (todos) à cruz, e, quando Ele morreu, nós também morremos. Quando Ele foi sepultado, nós também fomos; quando Ele ressuscitou, nós também ressuscitamos com Ele; quando Ele foi elevado ao céu, nós também o fomos; quando se assentou à destra de Deus, nós também nos assentamos à sua destra com Cristo.

   Todavia, isso não nos beneficia enquanto não vivermos esta verdade, enquanto não a reconhecermos e aceitando-a com experiência vivida. Somente nos beneficiará quando, pela fé, considerarmos que estamos mortos para o pecado e vivos para Deus (Romanos 6:11). Contudo, não podemos fazer isto sem nos rendermos totalmente a Deus. Esse é o quarto passo para os que buscam a Deus. 

   Se realmente abandonamos o pecado e nos rendemos completamente a Deus, estamos habilitados a nos considerar como “mortos para o pecado, mas vivos para Deus”. Isso nos traz libertação da servidão do pecado.

“Sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos”. (Romanos 6:6)


“Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus”. (Romanos 6:11)


Muitos estão tendo suas orações interrompidas por não reconhecerem essas verdades. Se Mateus 7:13 diz que a Porta é estreita, então ela é estreita e continuará sendo estreita. Não tem como mudar isto.



Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, (Filipenses 1:29)


Não esqueçam isto:

Somente a alma rendida e totalmente submissa pode ser dirigida pelo Espírito Santo.



Pensem nisto.


Amanhã estarei aqui novamente com a QUINTA PARTE dessa reflexão.

O Senhor nosso Deus te abençoe em Cristo Jesus.


Pr Paulo Barreiros.  


4 comentários: