segunda-feira, 20 de abril de 2020

BUSCAR-ME-EIS E ME ACHAREIS, 
QUANDO ME BUSCARDES DE TODO O VOSSO CORAÇÃO
(Jeremias 29:13)

5ª PARTE



O DOM DO ESPÍRITO SANTO


   O QUINTO passo na busca de Deus é buscar e receber o DOM DO ESPÍRITO SANTO.    Os quatros primeiros passos: Buscando a Deus com sinceridade; Confissão de pecados uns aos outros; Rendição total e Reconhecimento do sacrifício salvífico – são apenas preparatórios. A pessoa precisa também ser “revestida do poder do alto”. Precisa ser cheia do Espírito Santo. Todo cristão tem o Espírito Santo, mas nem todos os cristãos estão cheios do Espirito Santo. 

           Os discípulos já eram filhos de Deus antes do calvário, mas não tinham o Espírito Santo. No dia da ressurreição, Jesus soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo”. Receberam então o Espírito Santo, porém não ficaram cheios do Espírito. No mesmo dia, Jesus também disse: “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois na cidade até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24:49). Esse revestimento de poder não se deu naquele dia e sim cinquenta dias depois, no dia de Pentecoste.

Hoje praticamente está extinto esse enchimento na liderança da igreja. As manifestações que vemos nesta nossa geração são mais movimentos sensacionalistas, teatrais e heresias do que manifestações do Espírito Santo. Nesta extinção do Espírito, cuja ordem bíblica é não deixar isso acontecer (1 Tessalonicense 5:19 “Não apagueis o Espírito Santo”), a presente geração de liderança da igreja, para atrair multidões, tem recorrido a pregadores e cantores famosos, os quais atendem por cachês milionários, enquanto que a igreja necessita apenas do enchimento do alto para que a unção do Espírito, com suas manifestações sobrenaturais, não somente atrairá multidões como também converterá o coração dos pecadores.

Os sintomas de uma liderança vazia de Deus podem ser notados pela falta de compromisso com DEUS, pela falta do legítimo amor pelas almas, pelo excesso de interesse pelo dinheiro e pelas posses materiais.

É possível nascer de novo, ter o Espírito Santo habitando em nós, mas ainda não sermos “revestidos do poder do alto” ou “cheios do Espírito Santo”.

Os cristãos de hoje podem viver a experiência de vida dos primeiros discípulos? Sim. Todavia, se a presente geração de cristãos for purificada de todo pecado e se render genuinamente e inteiramente a Deus, será candidata a viver essa maravilhosa bênção e experiência cristã.


Os primeiros discípulos foram revestidos do poder do alto e também ficaram cheios do Espirito Santo (Atos 2:1-4). Portanto, essa experiência não foi reservada somente a eles, é também oferecida a todos nós, e precisamos viver essa verdade com determinação e fé.


Hoje pela manhã eu estava em oração e expus esse fato ao Senhor e perguntei-lhe se ainda é possível alcançar essa experiência de enchimento do poder do alto e do que é preciso para que isso seja alcançado. Disse-me apenas o que está escrito em Joel 3:10 = “Diga o fraco, eu sou forte”. Então entendi que não é orar pedindo. É buscando e alcançando, pois o Reino de Deus é tomado pelo esforço e não pela força. Em Mateus 11:12 Jesus disse que desde João Batista se faz violência ao Reino de Deus, e pela força  se apoderam dele. Não é desta forma que devemos proceder. Jesus, respondendo a um cidadão, disse que devemos nos esforçar muito, ter determinação e não esmorecermos – Lucas 13:24 =  “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão”.



Quero encerrar essa quinta parte dessa reflexão dizendo o seguinte:

CRISTO é o DOM de Deus para o MUNDO;
Porém, o ESPÍRITO SANTO é o DOM de Deus para a IGREJA. 


Então não esqueçam isto:


Somente a alma rendida e totalmente submissa pode ser dirigida pelo Espírito Santo.



Pensem nisto. 
Amanhã estarei aqui novamente com a SEXTA PARTE dessa reflexão.

O Senhor nosso Deus te abençoe em Cristo Jesus sempre.

Pr Paulo Barreiros.  




2 comentários:

  1. Vc e eu fomos achados e chamados por Cristo nos anos 80. Fizemos parte de uma época onde os pastores se preocupavam em pregar o Evangelho de Cristo, em falar sobre pecado e arrependimento. Hoje em dia falamos mais sobre o Amor de Cristo do que do pecado. Levei tempo para entender isso e divido aqui contigo o que foi que eu vivi e aprendi. Minha geracao vem de pregadores que deram muita ênfase ao pecado. Me gerou muitos medos de Deus. Tudo o que eu fazia e que se acahava que era errado a resposta era: A mao de Deus vai pesar. Vim para a Alemanha no anos 90 e como meu esposo nao era cristao, vivi 12 anos numa arca. Sozinha, pois meu marido nao queria saber de ir à Igreja. Ele trabalhava viajando muito e no final de semana ele nao queria saber de passar o dia na Igreja. Nós íamos à igreja umas 3 vezes ao ano onde eu fazia como Ana, me derramava diante do Senhor. Continuei orando, lendo minha Biblia, tentando manter minha pequena fé acesa. No final de 12 anos meu marido se converteu. Eu clamei ao Senhor uma tarde: eu sinto tantas saudades de Ti. Deus ouviu o meu clamos. Em duas semanas ele se converteu e em um mês se deixou batizar, Aleluia! O que pregam os pastores alemaes em sua essencia: O Amor de Cristo. Sobre o pecado que nos separa do Senhor, raramente. Uma vez confrantando com o meu pastor sobre isso, ele me disse: Georgia, quando você compreende o grande Amor de Deus por você, você nao vai mais pecar. Aquilo me chocou e muito, fui para casa e pensei nisso dias, semanas inteiras. E eu me disse: Verdade. Quando eu vejo esse tao grande amor, eu o recebo, eu nao quero mais pecar. Nao por medo, mas pelo Amor. Passei anos da minha vida temendo nao pecar e a mensagem da cruz tao simples: Amor de Deus para mim e por mim. O grande problema que vejo hoje em dia é que se nao compreende mesmo esse amor. A partir do meomento em que se compreende este AMOR, se vive uma nova vida com o Senhor. Obrigada pelo tema Pastor Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Amém, meu amado irmão!
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir